TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Por:   •  4/12/2022  •  Artigo  •  3.746 Palavras (15 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 15

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E LUDOPEDAGOGIA

CLAUDIANE DA SILVA FERREIRA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO

CONHECIMENTO NO OLHAR PSICOPEDAGÓGICO.

PAULO JACINTO/AL

2022

FAVENI[pic 1]

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E LUDOPEDAGOGIA

CLAUDIANE DA SILVA FERREIRA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO

CONHECIMENTO NO OLHAR PSICOPEDAGÓGICO.

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Psicopedagogia Institucional Clinica e Ludopedagogia.

PAULO JACINTO/AL

2022

A IMPORTANCIA DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO OLHAR PSICOPEDAGÓGICO.[pic 2]

Claudiane da Silva Ferreira[1]

Declaro que sou autora deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais.

RESUMO. A ludicidade está presente nas diversas atividades do cotidiano, seja ela em qualquer faixa etária do desenvolvimento humano, promovendo momentos de prazer e aprendizagem, nos quais o indivíduo torna-se protagonista das práticas propostas, sendo uma ação que facilita o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico, estimulando o seguimento intelectual, possibilitando a aquisição das mais diversificadas aprendizagens. Contudo, visando que a ludicidade é uma das maneiras mais eficazes para envolver o educando nas atividades de construção de conhecimento, o presente artigo objetivou-se em abordar e analisar a contribuição do lúdico no processo de ensino-aprendizagem a partir do olhar psicopedagógico. Portanto, este trabalho é resultado de um estudo bibliográfico qualitativo do ponto de vista de natureza básica e de realização dos objetivos exploratórios baseado em artigos científicos, livros e pesquisas sobre a temática. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como principio refletir sobre a Importância do Lúdico na Construção do Conhecimento no Olhar Psicopedagógico.

Palavras chaves: Aprendizagem. Ludicidade. Psicopedagogia

INTRODUÇÃO

A ludicidade é um assunto que tem conquistado espaço nos diversos setores da sociedade. Sendo assim, o presente trabalho objetivou-se em abordar e analisar a contribuição do lúdico na construção do conhecimento no olhar psicopedagógico.

 O lúdico é uma ferramenta de grande valor significativo e qualitativo na aprendizagem, desse modo merece uma atenção especial por parte dos educadores que devem utilizar métodos eficazes que fortaleçam relações entre o docente e o discente. Neste sentido percebe-se que utilizar o lúdico é a forma mais natural de estimular os processos de aprendizagem dos educando.

A Psicopedagogia está voltada para a aprendizagem do educando, abrangendo as metodologias do ensino aprendizagem e como estes influenciam no desempenho escolar do aluno. Dessa forma, a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como principio refletir sobre o tema: A Importância do Lúdico na Construção do Conhecimento com o Olhar Psicopedagógico.

Na Lei Federal 8069/90- Estatuto da Criança e do Adolescente, capítulo II, em seu artigo16 inciso IV, relata que a criança tem o direito de "brincar, praticar esportes e divertir-se", tal evidencia salienta que toda criança deve desfrutar de jogos e brincadeiras, os quais deverão estar direcionados para a educação.

Nessa perspectiva, o presente artigo busca refletir e evidenciar a importância da ludicidade na construção do conhecimento quando inserida na esfera educacional, alicerçado a grandes nomes de pesquisadores com diferentes pontos de vista relacionados ao lúdico.

No que tange ao procedimento metodológico deste artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, pois o trabalho foi embasado em informações, elementos e referências de materiais já elaborados, analisando e interpretando livros, artigos e publicações científicas de diversos autores, com intuito de fundamentar teoricamente as informações aqui apresentadas.

Portanto, este artigo tem intuito de contribuir com os professores, profissionais e estudantes da área educacional, a fim de trazer uma reflexão sobre a importância e a contribuição do lúdico como alternativa para o desenvolvimento da criança e para o processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

1  O lúdico

 Entende-se que o termo lúdico envolve os termos jogo e brincar. Encontramos na literatura diferentes concepções sobre esses termos. No entanto, a ludicidade é uma importante ferramenta metodológica. As crianças geralmente aprendem com maior facilidade quando realizam as atividades de forma prazerosa e o ambiente da sala de aula deve favorecer esse processo, desenvolvendo de forma estimuladora a formação cognitiva.

O ensino através da ludicidade principalmente nas sereis iniciais é de suma importância para o processo de formação de percepções acerca da leitura. Desta forma: Lúdico é uma palavra de origem latina que traduzido para a Língua Portuguesa, significa aquilo que “visa mais ao divertimento que a qualquer outro objetivo”; portanto, quando a criança brinca ela está procurando a diversão e nisso explora o mundo, compreende regras e padrões.

O processo pedagógico busca a dinâmica entre o sentir, o pensar, o agir. Promove a interação entre saber e prática relacionados à história, às sociedades e às culturas, possibilitando uma relação ensino/aprendizagem de forma efetiva, a partir das experiências vividas, múltiplas e diversas. (LEÃO, 2011, P. 1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com