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A importância da utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e incorporação do uso das histórias em quadrinhos.

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  451 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Departamento de Educação e Tecnologias

Curso de Pedagogia

Polo: UAB Caratinga 192/ EAD 403

Patrícia do Nascimento Silveira          

E-mail: paty.silveira003@gmail.com

 

        

Trabalho de Conclusão de Curso

A importância da utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e incorporação do uso das histórias em quadrinhos.

Disciplina: Trabalho Conclusivo de Curso

Professora: Janete Flor de Maio Fonseca

Professora Orientadora: Mary Francisca Guimarães

2016


A importância da utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e incorporação do uso das histórias em quadrinhos.

                                                                                               Deborah Magalhães Gouvêa Maia      

          Patrícia do Nascimento Silveira[1]

1 - Introdução

Ao introduzir o lúdico nas metodologias de ensino o professor tem uma ferramenta a mais a favor do desenvolvimento e desempenho do aluno. O brincar é parte de um processo natural da vida do ser humano, independente da sua idade. Para Piaget[2] “as atividades lúdicas atingem um caráter educativo, na formação psicomotora como também na formação da personalidade da criança”.

Para Paulo Freire[3] a leitura de mundo precede a leitura da palavra, portanto podemos entender que os quadrinhos como forma de leitura lúdica poderá mais tarde levar a criança a outros gêneros de leitura, contribuindo para formar cidadãos leitores críticos.

As histórias em quadrinhos possuem uma linguagem visual e aspecto lúdico, desta forma, a utilização desse gênero textual em forma de tirinhas, filmes e gibis é um grande influenciador para adquirir gosto pela leitura. Com as histórias em quadrinhos, as crianças deduzem o significado da história apenas observando as imagens. Dando a elas a sensação de que são leituras. As leituras das histórias em quadrinhos, jogos pedagógicos e brincadeiras resultam em uma atividade sólida através do universo imaginário. Entretanto, a presença do professor é importante nesse período, para motivar tanto nas brincadeiras quanto para estimular a leitura.

Tendo em vista as observações nas escolas Municipal Reino Encantado de Educação Infantil e Escola Municipal América Ribeiro Lopes, [4] os projetos foram apresentados nas respectivas escolas com o intuito de proporcionar aos alunos condições favoráveis para o desenvolvimento de suas habilidades funcionais relacionadas à leitura, à aprendizagem e a escrita por meio da história em quadrinhos e o lúdico através das brincadeiras. A homogeneidade de ambos proporciona a socialização, raciocínio, domínios cognitivos, psicomotores e afetivos, coordenação motora além de desenvolver a criatividade.

        Durante todo o processo da abordagem de intervenção pedagógica, enfocou-se a necessidade de introduzir o uso das histórias em quadrinhos e o lúdico no processo de alfabetização, o fato de incorporar leituras diferenciadas, o brinquedo e brincadeira em sala de aula possibilita ao aluno uma aprendizagem significativa, aprender brincando. Esse trabalho teve por finalidade abordar a importância do lúdico e das histórias em quadrinhos no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. De acordo com a coleta de dados e observações durante o período de Estágio Supervisionado I, II e III, os professores em sala de aula ministram as aulas com metodologias corriqueiras, desconsiderando o lúdico e as histórias em quadrinhos que são atividades capazes de proporcionar o prazer nas crianças com uma diferenciação significativa ao processo de ensino e aprendizagem.

Tendo em vista o fato observado, a proposta deste estudo é apresentar os benefícios das atividades lúdicas através dos jogos e brincadeiras e com leituras prazerosas em sala de aula proporcionam o encanto e consequentemente o aprendizado.

2 - Fundamentações teóricas

Para a elaboração deste artigo buscamos referenciais teóricos na leitura de conceituados autores como Paulo Freire, Jean Piaget, Levy S. Vygotsky, Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, entre outros que relatam a relevância do lúdico e das histórias em quadrinhos no ensino aprendizagem.

Para Rezende[5] é nas brincadeiras das crianças que o jogo está presente, ao jogar as crianças desenvolvem sua personalidade e sua capacidade para tomadas de decisões. Ressalta também que as atividades com jogos podem promover novas aprendizagens influenciando o individuo em capacidades de participar melhor dentro da sociedade onde vive.

As crianças criam formas de retratar sua realidade através do brincar, inventam brincadeiras como transformar latinhas em panelinhas, caixinhas em carrinhos entre outros. Segundo Piaget[6]o conhecimento acontece na troca entre relações do sujeito com o meio, possibilitando a ele operar o real e transforma-lo para sua compreensão. Para a criança o corpo é o instrumento de comunicação entre ela e o mundo e ao movimentar-se em contato com o objeto ela cria situações que a leva a se organizar e elaborar funções simbólicas para representar seu pensamento.

Para Vygotsky[7]as crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais e segundo os argumentos de Rezende[8]é por meio das brincadeiras que as crianças se envolvem no jogo e sentem a necessidade de interação umas com as outras. Os jogos individuais ou em grupo são um estímulo para trabalhar a socialização.

Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI)[9].

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade, da autonomia. O fato de que a criança, desde muito cedo, podem-se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papeis sociais.

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