As Metodologias de Ensino
Por: CarlisePMO • 22/1/2024 • Projeto de pesquisa • 1.984 Palavras (8 Páginas) • 39 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
PROJETO MULTIDISCIPLINAR
Metodologias de Ensino
Carlise Pilatti Martins Oliveira
Curso do Centro Universitário ETEP
em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Data de início no curso: 25/09/23
Data de envio do trabalho: 22/01/24
RESUMO
Atualmente, existem várias metodologias de ensino sendo aplicadas e ativas que adotam várias formas de passar o conhecimento. No entanto, antes de implementar uma metodologia para as aulas, é necessário compreender qual é a realidade do ambiente escolar e, ainda, quais são as demandas apresentadas pelos estudantes conhecer os alunos qual é a realidade daquela comunidade escolar, poque o propósito de ter uma metodologia é a de contemplar todos que estão inseridos naquele local, ou seja, a metodologia de ensino, é o caminho pelo qual o professor tem que seguir para atingir o objetivo para cada nível de ensino. Nos dias atuais temos várias metodologias uma mais popular e utilizada no mundo que é a Tradicional, e entre ela outras como Construtivista, Montessori, Waldorf, Sociointeracionista, Paulo Freire e muitas outras que vem surgindo e inovando a educação. Com essa realidade que estamos vivendo na educação com exponencial crescimento e constante mudanças o profissional da educação também tem que estar preparado, para atuar, pois isso se torna importante para o profissional para que ele alcance os objetivos esperado.
Palavras-chave: metodologia; educação; ensino.
1 INTRODUÇÃO
A metodologia de ensino explica com detalhes as diversas formas de aprender e de ensinar. Por isso é importante entender os tipos de metodologias, não só os profissionais da educação, mas todos que trabalhem ou que queiram trabalhar com o ensinar.
A metodologia de ensino pode se basear em diferente perspectiva, por isso cada instituição de ensino, utiliza de um método para atingir, o objetivo ali proposto nas diretrizes escolares, e o professor tem que estar a tento e saber analisar e aplicar essa metodologia, para ter o resultado esperado. Portanto são critérios que moldam como os professores administram suas aulas e como influenciam no modo que os alunos vão assimilar e produzir esse conhecimento ali passado.
Isso porque, nem sempre um método de ensino que funciona muito bem para um determinado aluno vai proporcionar o mesmo resultado a outro.
2 Metodologias de ensino
A palavra metodologia tem origem do latim "methodus" e o seu significado tem relação a forma e direção dada para a realização de um objetivo. Desta forma, que se propagou no ambiente educacional indicando o campo e o modo como o conhecimento é transmitido e praticado pelos docentes.
Foi assim, que as metodologias de ensino chegaram a compreensão de todos os modelos utilizados pelos docentes para que os alunos se desenvolvam e ampliarem os seus conhecimentos.
Cada instituição de ensino utiliza um método diferente para chegar ao objetivo e cada professor busca dar uma direção aos alunos para que o aprendizado seja da melhor forma seguindo as diretrizes da escola. Dessa forma, é notável que a metodologia de ensino é quem da direção e a forma que as aulas serão ministradas e como os alunos irão assimilar e produzir o conteúdo com conhecimento ou seja é isso que molda a forma de ensinar e de aprender.
Diversas ferramentas podem ser utilizadas neste processo de aprendizagem. Desde as mais tradicionais como a leitura e a escrita, até aquelas consideradas mais tecnológica, como os recursos visuais, sonoros ou até mesmo um recurso de mídia eletrônica.
A metodologia de ensino é que dá o direcionamento aos educadores neste processo - podendo indicar formas de ensino e até mesmo os recursos de aprendizagem.
Ao identificar a metodologia de ensino utilizada na instituição de ensino, será possível analisar se a instituição colocar em prática, a sua visão e os seus valores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Mas é importante compreender que muitas das vezes colocar em pratica uma única metodologia em sala de aula nem sempre é suficiente para trabalhar a diversidade dos estudos, assim necessitando de uma flexibilidade dos métodos para suprir a necessidade e sim chegar ao objetivo para com todos.
Sabendo um pouco mais sobre metodologia de ensino a seguir abordaremos brevemente sobre como alguns deles funcionam.
2.1Quais são as principais metodologias de ensino?
Escolher uma linha pedagógica de uma instituição de ensino é definir de que forma o aluno irá receber o conteúdo para o seu aprendizado e também a forma como ele será avaliado, especialmente em um tempo que a conectividade, faz parte desde cedo, as crianças lidam com o excesso de informação e imediatismo sem precisar pensar muito e recebem tudo pronto, essa criança precisa desenvolver o senso crítico para compreender e desenvolver.
A escolha de uma metodologia também tem que estar adequada a realidade dos discentes, já que é eles que vão estar a frente para desempenhar o trabalho ali propostos e analisar a demanda em sala de aula. A baixo teremos uma breve lista sobre as principais metodologias.
2.1.a O método de ensino tradicional
A metodologia de ensino tradicional é a mais utilizada no país e no mundo. Consiste, no ensino centrado no professor, com aulas expositivas, e cobrança de resultado positivo o tempo todo o aluno que não atingir uma média mínima é reprovado, assim colocando uma cobrança vertical.
2.1.b O método de ensino construtivista
O construtivismo defende uma metodologia ao contrário da tradicional, ele coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, fazendo que ele busque o conhecimento e o professor seja um mediador da aprendizagem. Outro diferencial é que as sala de aulas são reduzidas, assim o professor tem a possibilidade de acompanhar cada estudante, e o ensino sendo personalizado.
Essa metodologia surgiu, através de estudos de um psicólogo suíço Jean Piaget. Ele acreditava que a construção do conhecimento vinha através da interação do meio e do indivíduo.
...