TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competência social

Por:   •  24/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Competência Social

 È todo conhecimento social, emocional e cognitivo, além das habilidades de que as crianças precisam para atingir objetivos e ter interações.

Aquisição de competência social começa na infância e ocorre como resultado tanto do desenvolvimento quanto da aprendizagem.

Entre as categorias de comportamento associados á competência social estão:Valores sociais;I dentidade pessoal;Identidade emocional;Habilidades interpessoais;Autocontrole;Planejamento,organização e tomada de decisões:competência cultural.

A competência social,integra ampla gama de valore,atitudes conhecimento e habilidades que envolvem tanto a própria pessoa quanto os outros.

As expressões são as que melhor descrevem os comportamentos infantis socialmente competentes.

Crianças competentes socialmente são mais felizes;bem-sucedidas em suas interações pessoais;mais populares e mais satisfeitas com a vida.

As habilidades sociais positivas estão associadas a um êxito escolar superior.

Crianças cuja competência social é fraca,são incapazes de funcionar de modo  bem-sucedido no mundo social e corem o risco que seus padrões de comportamento problemáticos prossigam na idade adulta.

O fato das crianças serem mais ou menos socialmente competentes é influênciado por fatores como o desenvolvimento e a aprendizagem infantil e o contexto em que elas funcionam.

Existem sequências desenvolvimentais para muitos aspéctos da competência social:autocontrole,empatia,comportamento pró-social,compreensão moral,ideias sobre amizade,etc.

A infância é o momento ideal para potencializar muitas atitudes e comportamentos essenciais relacionados á competência social.

Envolve desafio e domínio de habilidades contínuos,é proveitoso para as crianças enfrentar conceitos e habilidades que estão ligeiramente acima de suas capacidades atuais.

As crianças adquirem competência social dentro de uma rede de sistemas interdependentes-microsistema;mesosistema;exossistema e macrossistema.

A competência social das crianças é incrementada quando os ambientes que constituem o mesossistema se combinam entre si(os membros da família conversam com os professores e vice-versa).

Desenvolvimento Social

Processo que resulta de mudanças cognitivas,linguísticas,afetivas e sociais que vão ocorrendo ao longo da vida do sujeito.

Acontece o tempo todo em todos os lugares em que as crianças estão.

Ocorre por etapas e é relativamente previsível,ocorre em uma sequência ordenada durante a infância.

Com base no princípio das taxas varáveis de desenvolvimento,presume-se que as crianças da mesma idade apresentem ampla variedade de habilidades sociais.

O período ideal para o desenvolvimento social é entre o nascimento e os 12 anos,as crianças são aprendizes sociais insaciáveis e motivados.

È cumulativo e tem efeitos retardatários;experiências que vão provocar  efeitos na criança.

De acordo com Howard Gardner existem 8 modos de aprender:Intrapessoal;Interpessoal;

Cinestésico;Linguístico;Lógico-matemático;Musical;Naturalista e Espacial.

A aprendizagem social é um processo gradual,leva tempo.

A família influência no desenvolvimento social;as primeiras atitudes que as crianças encontram em relação a outras pessoas,educação,trabalho e socidade estão na família.

O grupo de pares trás influência,pois aprendem conceitos de reciprocidade e justiça,por meio do dar e receber que ocorre entre iguais.

Papel do professor

Conhecer o desenvolvimento e a aprendizagem infantil e os contextos em que as crianças vivem para apoiá-las em sua jornada em direção á competência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com