Diferença entre didática teórica e didática pratica
Pesquisas Acadêmicas: Diferença entre didática teórica e didática pratica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flavyana • 4/11/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 446 Visualizações
Plano de Aula
Profa. Ma. Ausdy Castro dos Santos
Didática
ARARAS – SÃO PAULO 2012
Sumario:
1. Introdução........................................................................
2. Diferença entre didática teórica e didática pratica........
3. Perfil dos alunos................................................................
4. Tema da aula .....................................................................
4.1 Objetivo didático........................................................
5. Avaliação............................................................................
6. Biografias............................................................................
1. Introdução:
O aluno-consumidor, enquanto cidadão necessita, cada vez mais, dispor de uma alfabetização nem sempre elementar. Essa alfabetização implica uma alfabetização matemática, tecnológica, cultural e ideológica que possibilite uma leitura compreensiva e a interpretação de fatos presentes no cotidiano, além de uma reflexão lógica e tomada de decisão, levando em conta a relação custo/benefício além de um posicionamento crítico frente às emergências sociais e ambientais. Assim, a aprendizagem matemática,
questiona a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e capacidade de
análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
A matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza constantemente de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais o cidadão deve se apropriar.
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios de compreender e transformar o mundo a sua volta, fazendo observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos, interpretando-os e avaliando-os, de modo a ser capaz de resolver situações-problema, estabelecendo conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e suas relações com outras áreas curriculares, desenvolvendo a auto-estima e perseverança na busca de soluções. Esses são os objetivos da matemática.
2. Diferença entre didática teórica e didática pratica.
Para que possamos entender um pouco mais sobre o processo de ensino, iremos falar um pouco sobre a didática teórica e didática pratica e suas diferenças.
A didática teórica é aquela desenvolvida nos programas das disciplinas, segundo pressupostos científicos que visam a ação educativa, mas distanciados desta.
São pressupostos abstratos que se acumulam sobre o processo de ensino, na busca de torná-lo mais eficiente.
A didática pratica é aquela vivenciada pelos professores nas escolas de primeiro grau, a partir do trabalho pratico em sala de aula, dentro da organização escolar, em relação com as exigências sociais. Esta não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudados em livros ou em laboratórios, mas tem em vista o aluno, seus interesses e necessidades praticas.
A diferença é que, a didática teórica é o planejamento da pratica educativa, por isso, temos que ter em mente os objetivos, a partir disso cabe ao professor organizar seu trabalho pedagógico, ou seja, planejar, selecionar e organizar os métodos e técnicas de ensino, recursos, materiais e formas de avaliação.
A pratica cotidiana dos professores, no entanto, contra põe-se aos pressupostos da Didática teórica, pois o professor não participa, na maioria das vezes, da elaboração dos objetivos que ira perseguir (elaboração de provas bimestrais). Os objetivos educacionais são previamente definidos no plano curricular da escola, por uma equipe de especialista, sem a participação do professor que recebe em partes bimestrais, a serem desenvolvidos na sala de aula, em forma de tarefas.
3. Perfil dos alunos e organização da sala de aula.
Nível de ensino: fundamental.
Idade dos alunos: crianças entre 6 a 7 anos.
Serie: 1º ano/reforço
Numero de alunos que compõe a sala: 10 alunos com dificuldade acentuada em sequencia
numérica,adição, subtração e posição dos números.
Recursos: Quadro negro, giz, cartazes, caderno, lápis, borracha, alfabeto móvel, jogos
pedagógicos.
Organização da sala de aula: os alunos são agrupados em duplas produtivas, onde o
que tem mais conhecimento agrupa com o de menos conhecimento.Os alunos tem
acesso a jornais, revistas, livros e recursos multimídia.
4. Tema da aula
Tema: Matemática, seqüência numérica, adição e subtração atem o numero 10.
Justificativa do tema: Trabalhar os números de forma lúdica onde os alunos aprendem brincando.
4.1 Objetivos didáticos
Os procedimentos
...