TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Por:   •  18/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

                                      [pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA – PPAP

EDUCAÇÃO INFANTIL

   

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

ABAETETUBA / PA

2020

  1. TEMA

Brinquedos e brincadeiras

1.2 -APRESENTAÇÃO

Pensar em educação de qualidade hoje é ter em mente que a família esteja acompanhando a vida escolar das crianças, ou seja, dos alunos. A família é o ponto de partida e de referência para a formação de cada pessoa para a convivência com o mundo lá fora.

Portanto quando a criança chega à creche já traz consigo aprendizagem e valores constituídos juntos a suas famílias.

Sendo assim a creche torna-se a primeira instituição que recebe as crianças com algumas aprendizagens para integrá-la ao processo de aquisição formal, ou seja, ao processo escolar.

É no espaço escolar que vão iniciar outros tipos de relações fora do ambiente familiar, como também é a instituição onde as crianças começam a ampliar seus conhecimentos prévios, questionar valores, esboçar seu projeto de vida e a elaborar a escrita e a leitura formal, entre outros aprendizados.

Um dos objetivos gerais da educação infantil é que as crianças desenvolvam capacidade de utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustada as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo deconstrução de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. (Referencial curricular para educação infantil, pág., 63)

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementação a ação da família e da comunidade.

O referencial curricular da Educação Infantil focaliza em seu eixo de trabalho a tríade EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR, sendo que o CUIDAR da criança em espaço formal contempla a alimentação, a limpeza e o BRINCAR. Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.

O Brincar é necessário para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar e é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhe são oferecidas nas instituições de ensino, sejam elas mais voltadas as brincadeiras ou as aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.

A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformam-no em um espaço singular de constituição infantil.

O objetivo de desenvolver atividades educativas com base no lúdico visa a construção de diversos saberes no processo ensino aprendizagem, como também estabelecer parcerias entre escola e família com a finalidade de promover uma educação humana, afetiva e de qualidade.

Quando se trata de projeto na prática pedagógica perpassa pelo âmbito de ser um trabalho intencional a ser colocado em prática.

Portanto, o projeto “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: ATRAVÉS DO BRINCAR PODEMOS EDUCAR E CUIDAR” apresenta-se como uma ação pedagógica com vistas à construção de aprendizagens significativas para a educação infantil, considerando a proposta curricular como base para a elaboração das atividades educativas, respeitando o nível e faixa etária dos alunos, considerando a família como entidade importante para praticidade e desenvolvimento do projeto, visto que esta é uma possibilidade de conciliar as relações entre sujeitos saberes e práticas pedagógica.

O projeto contém justificativa, objetivos, metodologia, ações para os pais, para a escola e alunos, como também apresenta o método de avaliação do projeto, agenda de atividades, frases e textos a serem trabalhado.

2-SITUAÇÃO-PROBLEMA

É comum ouvirmos queixas de pais, mães e educadores, falando que as crianças hoje em dia não sabem brincar. Dizem que na hora do recreio, principalmente, só correm e brigam. Pergunto: quem que para e brinca hoje com as crianças? Quem as ensina a brincar? Quais os profissionais que atuam em creches e pré-escolas têm formação na área de educação infantil?

3-JUSTIFICATIVA

                Ao brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O brincar, além de ser um direito de todas as crianças (ECA – artigo 16), é uma forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos.

                Na educação infantil, quando damos a oportunidade para as crianças desenvolverem suas habilidades de forma natural e agradável estamos promovendo a aquisição de novos conhecimentos e facilitando o crescimento delas.

[pic 2]

                Propor um projeto que resgate o repertório de brincadeiras tradicionais de nossa cultura é possibilitar que as crianças experimentem benefícios decorrentes do brincar. Ao reconhecer a escola como espaço possível para essa atividade, permite-se a construção de um repertório de brincadeiras, pois os mesmos jogos aprendidos em classe podem se tornar alternativas para a hora do recreio, momento em que os alunos terão possibilidades de se organizarem autonomamente.   A indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar está contida nas Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil ( Resolução CNE/CEB n° 01, de 07/04/1999) o qual enfatiza que o educar e o cuidar devem caminhar juntos, considerando de forma democrática as diferenças  individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança. Sendo assim, o RCNEI (2001) orienta que o ato de educar significa propiciar situações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com