TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TÍTULO DO PROJETO

Por:   •  7/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TÍTULO DO PROJETO

PAMELA EDUARDA RIBEIRO ESTEVAM RA 0500879

Asa Sul/DF 2022

  1. Tema

  1. Situação-problema

  1. Justificativa e embasamento teórico
  1. Público-alvo
  1. Objetivos
  1. Percurso Metodológico
  1. Recursos
  1. Cronograma
  1. Avaliação e produto final
  1. Referências

Hábitos de higiene e saúde no ambiente escolar de uma comunidade carente;

Observa-se que existem questões que devem ser melhoradas dentro do ambiente escolar, como em relação à abordagem dos problemas de saúde e a falta de higiene das crinaças e na estrutura da escola. Dentre os vários problemas identificados, podemos destacar: a região tem baixa cobertura de saneamento básico, as crinaças em idade escolar não possuem hábitos de higiene, ausência de ações comunitárias, falta de conhecimento dos professores quanto a prevenção de parasitoses.

A ausência de hábitos adequados acaba aumentando o risco de contaminação de doenças que são contraidas pela falta de higiene, alimentação inadequada e devido ao contato direto com o esgoto e alimentos contaminados.As parasitoses representam um sério problema de saúde pública no Brasil, devido à carência de saneamento básico associada à ausência de medidas pessoais e sociais de higiene (BARRETO et al., 2012 apud CASTRO et al., 2004).

As parasitoses são infecções causadas, na maioria das vezes, por protozoários como Giardia lamblia e Entamoeba histolytica, platelmintos como Taenia solium, Taenia saginata e Hymenolepis nana e nematódeos como Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Necator americanus (BARRETO et al., 2012 apud TOSCANI et al., 2007).

As crianças constituem em um importante grupo de risco para infecções por helmintos e protozoários (BARRETO et al., 2012 apud GONÇALVES, 2011), pois apresentam hábitos pouco ortodoxos como, levar a mão à boca a todo instante e indiscriminadamente. Por esta razão, alguns autores afirmam que a infecção humana é mais comum em crianças, por meio da via oral–fecal, sendo água e alimentos contaminados os principais veículos de transmissão (BARRETO et al., 2012 apud TOSCANI et al., 2007).

Dessa forma, justifica-se a realização deste estudo para propor atividades que contribuam para melhorar a adoção de hábitos de higiene saudáveis nas crianças em idade escolar, para que essas crianças possam crescere se desenvolver em um ambiente mais adequado juntamente com suas famílias.

Crianças de 2 a 6 anos.

  • Desenvolver um projeto de intervenção para adoção de hábitos de higiene e saúde com crianças;
  • Oportunizar situações para que possa ser reconhecida a importância de manter hábitos de higiene corporal, organização do ambiente de integração com a família, escola, comunidade, bem como conscientizá-los para o direito à saúde e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde;
  • Conhecer as parasitoses e seus variados tipos;

  • Reconhecer que a doença é considerada um problema de saúde pública porque está diretamente relacionada com a falta de saneamento básico e maus hábitos de higiene;

Ao iniciar o ano letivo, o corpo docente da escola juntamente com as crianças, darão início a construção de uma horta suspensa utilizando materiais reciclados (garrafa pet, latas, baldes e etc.) . O intuito é que sejam plantados legumes, verduras e hortaliças o suficiente para que seja possível a distribuição entre as famílias dos alunos. Os professores irão observar e depois debater os pontos que foram analisados e as necessidades de cada turma diante do tema proposto, visando cada criança e cada família representada.

A escola se manifestará através das redes sociais e da mídia para pedir apoio da comunidade para iniciar uma doação de mantimentos. Serão arrecadados produtos de higiene ( papel higiênico, sabonete, escova de dente, creme dental e etc.) e alimentos(produtos não perecíveis). O intuito é que sejam montados kits para distribuir entre os alunos e suas famílias.

Duas vezes por semana durante dois meses os alunos deverão realizar oficinas sobre o cuidado com o corpo, com os alimentos e com o ambiente escolar. Os professores disponibilizarão bonecos e produtos de higiene para que as crianças possam receber orientação a respeito do banho, molde em formato de boquinha e escova de dente para conscientizar sobre importância da saúde bucal, serão expostos alimentos de brinquedo para que as crianças manuseiem e usem a imaginação para montar comidas saudáveis. Para que haja a participação da família e da comunidade, aos sábados (2º sábado, 4º sábado, 6º sábado e 8º sábado), a escola abrirá as portas para voluntários da área da saúde de forma que as famílias poderão ir a escola receber tratamentos como cabelereiro, manicure, limpeza de pele, aplicação de flúor e limpeza dental, além de orientação com uma nutricionista que ensinará formas divertidas, saudáveis e fáceis de cozinhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com