TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peaper Eja Janae Rosi

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

        

RESUMO

O objetivo deste trabalho é a compreensão dos núcleos da educação de jovens e adultos, tem como função o resgate da cidadania, valorização do ser que procura adquirir uma educação formal. Foi usado uma metodologia de pesquisa bibliográfica e documental na busca da comprovação de hipótese cogitada. Há também o avanço dos TICs- Tecnologia da Informação e Comunicação, que possibilita cada vez mais a troca rápida de informações. Com o novo modelo de sociedade surge também mais uma modalidade de excluídos, daí a importância do surgimento de novas práticas de Inclusão Digital. O programa de Educação de jovens e Adultos (EJA) privilegia o trabalho em grupo para troca de experiencias e valorização de membros dessa classe, com o proposito do resgate da cidadania. EJA, um trabalho de inserção de pessoas à sociedade, seja no mercado de trabalho e na formação de cidadãos capazes de participar ativamente na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Jovens. Adultos. Sociedade. Valorização.

  1. INTRODUÇÃO

Tendo no atendimento e na educação de jovens e adultos um diferenciado trabalho, pois a maioria destes indivíduos foram afastados das escolas por muitos anos, devido a necessidade de serem inseridos no mercado de trabalho, e valorizado o conhecimento individual de cada ser e compartilhado em grupo, para que assim haja um desbloqueio e interação pessoal.

Normalmente quem procura esses núcleos de educação, EJA são pessoas que trazem consigo caraterísticas de afastamento de escolas há um longo tempo, precisando retornar a escola para garantir um emprego, ou melhorar sua posição dentro da empresa, pois a cada vez mais, é exigido estudo para se manter no serviço, ou quem estiver melhor preparado, permanece pois a escolaridade é usada com frequência para classificar e também para excluir os menos qualificados.

 Para esses grupos que possuem características diversificada, sempre é respeitado a diversidade, e têm como objetivo principal o incentivo ao progresso e adquirir conhecimento.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A educação de jovens e adultos (EJA) que foi desenvolvida para ser considerada como uma atividade que estimule e promova a descoberta de uma forma de vida melhor, quando trabalhada com profundidade articula a diversidade dos valores culturais e sociais os alunos da EJA atualmente  assistidos são pessoas totalmente diferenciadas das do ensino regular até mesmo por serem pessoas maduras e com uma bagagem de experiência profissional, porém sem estudo, e vendo na EJA, uma forma rápida de aprender para se lançarem no mercado de trabalho, que seja digno e justo, que paguem um salário compatível à função exercida. Sendo assim, saindo de sua zona de conforto rumo a novas descobertas e desafios.                                      

Os jovens e adultos são descriminados no trabalho e na sociedade, apenas por serem iletrados ou não dominam os saberes e competências próprias da vida adulta, ou requeridos para inserção “adulta” na sociedade, por exemplo: saber captar informações, seleciona-la e elabora-la é tão centra hoje para a vivência quanto as clássicas habilidades de leitura e escrita.  

Atualmente o EJA no Brasil corresponde a iniciação da leitura, da escrita, da matemática básica, dos conhecimentos históricos sociais, de saúde e da natureza, as noções básicas de cidadania e vivência em grupo, com trocas de experiências e vivências. Com o avanço  tecnológico e as demais ferramentas que nos levam até as informações necessárias  e importantes, nos fazendo ficar por dentro de tudo o que acontece, como violências, doenças, marginalidade, ou seja, aqueles que não tiveram um tempo hábil para adquirir instrumentos básicos para a absorção a tantas mudanças e informações.

Portanto, atualmente na EJA, os alunos têm a oportunidade de construir uma consciência crítica sobre tudo o que acontece a sua volta, podendo interagir com a situação histórica do mundo, isto é visível através de estudos, de leitura, pesquisa, reflexão e discussão entre os homens. Segundo Paulo Freire(1996,p.15) “ E nesse sentido reinsisto em que formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas.                                                                          

A mulher e o homem de hoje são capazes de se transformar em seres livres, críticos, e conscientes de seus deveres, porém cidadãos que através das lutas conquistaram seus direitos perante a história pela construção de sua educação.

Na esperança em socializar os conhecimentos, a EJA se torna responsável de integrar e inserir os alunos na escoa, privilegiando-os com espaços de construção e conhecimento para aqueles que estão retornando a vida escolar.

     

Compreender a experiencia do aluno em busca da qualificação através do ensino, com fins de conseguir melhores salários, oportunidades de emprego, progredir e interpretar a sua consciência da realidade, ou seja, sua consciência desta expectativa, com fins de interferir no processo histórico e social.(LAFFIN,1996 p.53)

    A EJA vem tendo uma enorme preocupação  em especial, com a formação educacional das mulheres, ou seja, a tentativa é de eliminar, excluir os preconceitos historicamente construídos que os transformaram em indivíduos incapazes de decidir ou usufruir das mesmas oportunidades de educação, sendo assim, as mulheres só tomam consciência de seus direitos, colocando-os em prática. De acordo com Freire(1980,p34). “para ser instrumentos válidos, a educação deve ajudar o homem, a partir de tudo o que constitui sua vida, a chegar a ser sujeito.”

 

São muitos os motivos que trazem os jovens e adultos de vota à escola, a ameaça de desemprego, a busca de salários melhores, uma melhor contribuição na formação de seus filhos, e a sua própria realização pessoal, e assim por diante. Estes são fatores bastantes importantes na complementação de seus estudos.

O conformismo com a situação financeira ocupa um lugar na sociedade que procura respostas para seus problemas, servindo assim de incentivo para seu retorno à construção do conhecimento e assim a mudança de atitudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (108.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com