TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produçao textual 2 semestre

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A educação de ontem, de hoje e de amanhã, processo evolutivo que ainda não está pronto e acabado, pois progride de geração em geração respeitando as diferenças de cada indivíduo, inserindo-o na sociedade, permitindo que busque seu ideal.

Por tanto concretize seus sonhos e participe dessa evolução, deixando sua marca nessa história que ainda terá muito o que acrescentar.

2 RESUMO DAS PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NO TEXTO

Os índices de formação escolar atuais estão apresentando melhorias, e os problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos. Um dos motivos disso estar acontecendo pode ser porque as virtudes presentes na transmissão do saber foram adquirindo finalidade prática, uma vez que o relacionamento passa a ser intermediado pelo elemento econômico ou pelo recurso financeiro. A educação é o princípio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade pela vontade consciente e a razão.

Qualquer povo altamente organizado tem um sistema educativo, mas nenhum igual ao ideal grego de formação humana. Os gregos viram pela primeira vez que a educação tem de ser também um processo de construção consciente. Para todos os povos o conteúdo da educação parece ser o mesmo: moral e prático, os gregos deram o nome de téchne. Ao distinguirmos as expressões educação e formação, percebemos que a formação é a forma aristocrática de uma nação, um ideal definido de homem superior.

A palavra Paidéia só aparece no século V, com a “criação de meninos”, na formação grega, identificado com a aretê, equivalente a “virtude”. É no conceito de aretê que se concentra o ideal de educação dessa época. Em Homero aretê é usada no sentido de excelência humana de seres não humanos. A poesia reconhece outras medidas de valor, a prudência e a astúcia , mas a aretê estava enraizada na linguagem tradicional da poesia heroica. O sentido de dever é, uma característica essencial da nobreza. Intimamente ligada à aretê está a honra, pois os gregos preferiam morrer a viver sem honra. Para Homero a negação da honra era a maior tragédia humana.

A aretê conserva sempre a forma recebida da velha ética aristocrática e neste conceito se fundamenta o caráter aristocrático do ideal de formação dos gregos. Percebe-se que é a ideia de aretê que liga os dois grandes filósofos ao poeta Homero.

Na idade moderna a divisão entre o trabalho e lazer, conhecer e fazer, homem e natureza resultou na cisão dos conteúdos da educação. A idade Média preocupando-se com a salvação da alma individual trata o conhecimento como algo dentro do indivíduo. Na era Moderna a sociedade permitiu e depois encorajou as reações individuais que se desviavam do costume.

3 COMPREENSÃO DO TEXTO

No decorrer da leitura do texto apresentado pelo autor, compreendi que, apesar da melhoria da educação e dos avanços tecnológicos atuais, ainda o sistema educacional como um todo não consegue mudar a personalidade individual ou seja, ainda fala mais alto a liberdade e o livre arbítrio de cada indivíduo dentro ou fora de seu contexto social, pois o processo educacional está condicionado aos valores, tradições e cultura de cada sociedade em si. A cultura grega com o ideal consciente e princípio formativo concretizou o autêntico sentido da educação e colocou-a a serviço daquele povo da época, e este processo estendeu-se ao longo da história. A essa comunicação de conhecimentos os gregos deram-lhe o nome de Techne, a sociedade burguesa aderiu também a ideia e converteu-a em um bem universal para toda as gentes. O sentido mais elevado na formação grega identificou-se naquela época com a palavra aretê ou seja, virtude, heroísmo, força, honra, enfim a conduta. Antes a palavra aretê era conhecida como Paidéia, mas a evolução do processo, exigiu também um novo nome de identificação. Para os filósofos citados no texto aretê apresenta o mesmo sentido, porém cada um cita seu modo de ser, respeitando suas individualidades. Aristóteles e Platão não apresentaram consciência do ideal aretê, basearam-se numa conduta diferenciada aos tempos homéricos.

4 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ANTIGUIDADE E O VÍNCULO COM A VIDA BOA.

A construção do conhecimento está condicionada a sociedade e seus valores, com isso o processo da evolução dependeu-se de um povo impulsivo com força formativa que aprenderam a dar um novo conceito ao processo educacional, porém de modo consciente e transmissível, se trata do povo grego e toda sua cultura qual se originou todo um ideal de formação humana. A comunicação de conhecimentos se deu através desses povos e suas gerações sucessivas. A sociedade burguesa também exerceu seu papel de transmissão da educação e formação do processo, a mesma adotou a ideia e a converteu em um bem universal para todos os povos. O moral e o prático reverteu-se em forma de mandamentos e a comunicação vinculou-se, aprimorando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com