Projeto Medindo Futuro
Por: pany • 31/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.792 Palavras (8 Páginas) • 392 Visualizações
Projeto Medindo Futuro 2015 |
Associação Comunitária Clave de Sol |
Patrícia de Paula |
Dados da Entidade Mantenedora
Nome: Associação Comunitária Clave de Sol
CNPJ: 05.536.162/0001-62
Endereço: Estrada das Palmeiras, 869
CEP: 06872-240
Bairro: Parque Yara Cecy
Município: Itapecerica da Serra - SP
Telefone: (11) 4667.7708
E-mail administrativo@clavedesol.org.br
Site: www.clavedesol.org.br
Identificação do Responsável pelo Projeto
Nome: Stefan Siemons
RG:RNE V305536-Z
Endereço: Estrada das Palmeiras, 867
Cidade Itapecerica da Serra - SP
CEP: 06872-240
Telefone: (11) 4666 3970
E-mail: contato@luthiersiemons.com.br
Caracterização Socioeconômica da Região
Localização
Itapecerica da Serra – Parque Yara Cecy
Área de abrangência
A Rede de Proteção Integral de Itapecerica da Serra desenvolveu um diagnóstico do município, e a partir de tal pesquisa foram levantados alguns dados sobre as comunidades atendidas pela Associação Comunitária Clave de Sol. As regiões atendidas são: Jardim São Marcos, Parque Yara Cecy, Nissalves, Sampaio e Jardim das Palmeiras. Sobre as estatísticas de proteção integral, estão definidas segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente: profissionalização e proteção no trabalho, convivência familiar e comunitária e vida e saúde são considerados segundo critério de avaliação, de garantia média; e educação, esporte e lazer são considerados de boa garantia (pela boa influência da Associação na região); o índice de evasão escolar com crianças é de garantia alta, já de adolescentes fora da escola, a garantia é precária.
Caracterização dos beneficiários
300 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e 11 meses, moradores de Itapecerica da Serra, em situação de vulnerabilidade social.
Descrição do Projeto
Título do Projeto
Medindo o Futuro
Segmento: Crianças e Adolescentes
Prazo de Execução
12 meses
Justificativa
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente: “No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos, próprios do contexto social da criança e do adolescente, grarantindo-se a estes, a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.”, assegurado pelo artigo 58º, título II dos direitos fundamentais; capítulo IV do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer.
A Rede de Proteção Integral de Itapecerica desenvolveu um diagnóstico do município; e a partir de tal pesquisa foram levantados alguns dados sobre as comunidades atendidas pela Associação são: Jardim São Marcos, Parque Yara Cecy, Nissalves, Valo Velho e Jardim das Palmeiras. Sobre as estatísticas de proteção integral, estão definidas segundo o ECA: profissionalização e proteção no trabalho, convivência familiar e comunitária e vida e saúde são considerados segundo critério de avaliação de garantia média e educação, esporte e lazer são considerados de boa garantia (pela boa influência da Associação na região); o índice de evasão escolar com crianças é de garantia alta (2,53%), já de adolescentes fora da escola, a garantia é precária (35,86%).
A associação optou por atender e desenvolver projetos nesta comunidade pela baixa qualidade de vida na região. Entende-se por qualidade de vida, o direito a convivência familiar e comunitária, a dignidade de apropriar-se dos espaços da cidade, ter possibilidade de arrumar empregos melhores, oportunidade de formar-se um cidadão crítico-reflexivo, ciente do seu papel perante a comunidade/ sociedade.
O projeto Medindo o Futuro está diretamente ligado ao Projeto Ciranda das Artes (projeto este que atende 140 crianças, adolescentes, jovens e adultos), mantendo oficinas sócio-educativas, saídas culturais e eventos.
Ampliar a atuação do projeto é permitir que o Medindo o Futuro leve e traga sorrisos e oportunize este ir e vir das Artes Integradas, na participação de jovens e comunitários na multiplicação da Arte.
Objetivo Geral
Oferecer à crianças e adolescentes, na faixa etária entre 6 à 17 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, um espaço de convivência e aprendizagem, no período complementar ao horário escolar.
Objetivos Específicos
- Proporcionar a inserção e frequência escolar, propiciar o bom desempenho ;
- Fortalecer as relações sociais e afetivas, com vista no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em seus aspectos físico, mental, cognitivo e social;
- Resgatar a autoestima e a reorganização familiar;
- Oferecer atividades prazerosas que possibilitem a expressão artística, o conhecimento, lazer e apoio escolar;
- Acessibilizar bens e serviços públicos contribuindo para desenvolvimento físico, intelectual, psicossocial e educacional.
Publico alvo
Crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos e 11 meses, moradores de comunidades vulneráveis socialmente e ou que sofram de alguma violação de direitos da criança e adolescente (assegurados pelo ECA).
Meta
Atender 300 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos e 11 meses, oferecendo oficinas culturais, como, artes plástica, teclado, violino, violão, percussão, bateria, sopros metais e sopros madeiras por um período de 12 meses.
Critérios de Elegibilidade
Para participar do Projeto Medindo o Futuro serão priorizados os encaminhamentos das principais ameaças e violações de direitos da criança e do adolescente (segundo artigo 4º do ECA).
Além dos beneficiários diretos, já participantes, atende-se também à encaminhamentos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e escolas da região.
...