TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto conto e reconto

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

Identificação

Nome: Carina Ferrari                                                                                  Curso: Pedagogia

Registro Acadêmico (RA):3815655805                                                    Polo: Indaiatuba

Semestre: 6°

[pic 3]

Nome: Marcela Santos                                                                               Curso: Pedagogia

Registro Acadêmico (RA): 4300066378                                                   Polo: Indaiatuba

Semestre: 6°[pic 4]

Nome: Fábia Rodrigues Borges                                                               Curso: Pedagogia

Registro Acadêmico (RA): 4300066375                                                 Polo: Indaiatuba

Semestre: 6°

[pic 5]

Tema

Brincando com a Matemática:

A temática escolhida foi debatida em grupo e fundamentada pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, que integra os documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto. A abordagem do tema, O ensino da matemática na educação infantil através das atividades lúdicas, é uma forma de ressaltar dois objetos de grande interesse a educação infantil, a Matemática e o Lúdico. A matemática por ser uma ciência exata encapsulada no dia a dia das pessoas e na sociedade de modo geral

[pic 6]

                                                                   

[pic 7]

                                                                JUSTIFICATIVA

O lúdico, por ser considerado hoje um instrumento pedagógico eficaz no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Dessa maneira, o objetivo do trabalho é evidenciar durante sua discussão como o ensino da matemática se tornou um aprendizado necessário para a formação da educação infantil, tendo em vista que este processo auxilia no desenvolvimento da inteligência das crianças, além de favorecer outros aspectos. Em consonância ao contexto aconselha-se o uso dos jogos e brincadeiras como instrumentos auxiliares desse processo. O Plano de Ação, mesmo sendo interdisciplinar, está com ênfase na Disciplina de Matemática, que de acordo com a apostila, deve proporcionar a oportunidade para que as crianças desenvolvam a capacidade de estabelecer aproximações algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Haja visto que, no município foi detectado através de indicadores de qualidade na educação fundamental que, existe uma grande dificuldade dos alunos na área de conhecimento da matemática, uma vez que as noções matemáticas não foram trabalhadas adequadamente na educação infantil. 
Portanto, vale ressaltar que é imprescindível que a criança seja trabalhada de forma adequada pelo profissional que por sua vez terá que ter condições de trabalho, se qualificando e atualizando seus métodos pedagógicos, tendo em vista que a educação vive em um continuo processo de construção. 

[pic 8]

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Realizar uma formação continuada com os professores para que os mesmos trabalhem a matemática com as crianças de forma lúdica e prazerosa atendendo ao aluno em suas dificuldades e potencialidades. Durante muitos anos o estudo da matemática foi a grande vilão dos alunos, era encarada com muita angústia, pois reprovava mais que as outras disciplinas. Os alunos com maior dificuldade de aprendizagem eram aprovados muitas das vezes sem aprender de fato. Imagina-se então, a insegurança que carregavam para a série seguinte. Talvez tais erros, falhas pedagógicas ou docentes reflitam um pouco das discrepâncias encontradas em provas de concursos e vestibulares atualmente. Não é intenção do trabalho, apontar que o professor x ou y é o responsável por algum insucesso de aluno, pelo contrário, o momento é de reflexão sobre as práxis que são assistidas hoje nas escolas brasileiras.

[pic 9]

[pic 10]

                                                           Objetivos Específicos: 

Desenvolver ações educativas que visem ao avanço de estudos do processo de ensino- aprendizagem.
Orientar e acompanhar o planejamento dos professores, garantindo a realização do plano de ação conforme especificações; 
Avaliar através de culminâncias bimestrais a evolução do plano de ação. Não é preciso pensar muito para entender o quanto a matemática faz parte do cotidiano das pessoas. Por exemplo, para uma simples comprar de um quilo de arroz, é preciso saber o valor do produto para pagar, e dependo do valor pago, ainda receber o troco corretamente. Hoje, principalmente na educação básica do ensino fundamental é possível notar o emprego da matemática aliada à prática diária dos alunos, tais ações fazem da matemática uma disciplina importante e necessária para suas vidas. É importante observar ainda a aplicação da matemática em muitos concursos públicos como um dos grandes desafios aos candidatos, com o passar do tempo, transformaram essa cobrança da disciplina em questões de Raciocínio Lógico, entretanto, alguns concursos específicos para áreas de exatas ainda dispõe da matemática tradicional como requisito principal a ser avaliado na prova, a exemplo, o concurso para o Banco do Brasil. Portanto, é perceptível a constante busca do conhecimento matemático nas pessoas, assim torna-se não somente uma disciplina curricular, mas um conhecimento que precisa ser alcançado paulatinamente. A educação infantil é a base de construção de um novo convívio social e cultural para a criança, pois assim como há importância nas primeiras palavras ditas na fase da linguagem oral, os números também são importantes, pois quantificam sua visão de corpo e de mundo, expressam sua imaginação e pensa
mento.

 

[pic 11]

                                                                       CRONOGRAMA:

 (Todo trabalho deve esclarecer acerca do tempo necessário para a realização do mesmo em todas as suas fases. Através do cronograma há a definição e a distribuição das tarefas e etapas que permitirão um aproveitamento melhor do tempo.) Erroneamente muitas pessoas ainda pensam que a aprendizagem da criança inicia na escola. Pelo contrário, ela inicia muito antes do que se imagina, em casa no convívio familiar, ela recebe muitos aprendizados, desde os bons hábitos de higiene as boas maneiras de se compor socialmente. Outros aprendizados também são indispensáveis, como: identificar os membros da família através do nome, conhecer e identificar as cores primárias nos objetos, brinquedos, reconhecer alguns numerais ou até mesmo contar de 1 até 5. Evidentemente que há crianças que conseguem aprender com mais facilidade que outras, mas isso não representa a princípio nenhum quadro de anormalidade, pois cada indivíduo tem seu próprio ritmo para o aprendizado.

[pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com