Relatório Da Busca Ativa Dos Alunos 2021
Por: Patricia Nascimento De Souza • 11/1/2024 • Relatório de pesquisa • 704 Palavras (3 Páginas) • 56 Visualizações
ESCOLA MUNICIPAL GUILHERMINA CABRAL[pic 1]
ATO DE CRIAÇÃO: 882/84 CÓDIGO DA ESCOLA: 29313309 DIÁRIO OFICIAL: 03/05/ 84
CNPJ: 03137634000189 E-MAIL DA ESCOLA: guilherminacabral@outlook.com
ENDEREÇO: RUA ONÓRIO GÓES, S/Nº, CENTRO, SÃO JOSÉ DA VITÓRIA- BA
RELATÓRIO DA BUSCA ATIVA DOS ALUNOS 2021
Com a suspensão das aulas presenciais ocasionadas pelo isolamento social na Pandemia. A Escola Guilhermina Cabral continuou o funcionamento das aulas com a entrega de blocos de atividades remotas aos pais dos alunos. A entrega dos blocos era feita por cada professor de sua turma e essa entrega era feita por quinzena. A cada entrega de blocos de atividades, os pais teriam que assinar uma lista de devolução e a entrega de um novo bloco. Os professores foram orientados pela direção e coordenação para que após a entrega, fizessem uma relação dos nomes de quem não apareceu para pegar o bloco e em seguida, entrassem em contato com o responsável para saber a justificativa, caso não conseguisse contato, deveriam fazer registros escritos e informar a secretaria da escola.
A maioria dos professores procederam conforme o ordenado, outros deixaram para entrar em contato com a família ou a direção da escola já na semana de entrega do último bloco em dezembro de 2021. Assim que a direção foi informada sobre esses alunos que nunca compareceram a escola ou os que não estavam pegando todos os blocos, a direção designou uma professora e um auxiliar da secretaria da escola para realizar uma Busca Ativa.
Nos dias 15 e 16 de dezembro de 2021 as funcionárias Daniela Batista dos Santos e Lindinalva Teixeira dos Santos Barbosa com o endereço de cada aluno, saíram em busca de informações de alguns alunos com as seguintes pendências:
a) alunos que só haviam pegado alguns blocos de atividades
b) alunos que nunca compareceram no ano de 2021
c) alunos que ainda não tinha sua matrícula confirmada para o ano letivo de 2022.
Os pais e responsáveis quando questionados sobre não comparecerem a escola para pegar os blocos de atividades, deram algumas justificativas tais como:
a) não tem tempo de ir a escola buscar os blocos,
b) não sabem ajudar o filho na realização das atividades,
d) não acreditam na aprendizagem a distância
e) não tem celular e internet
f) falta transporte para buscar as atividades na escola
Diante destas justificativas, as funcionárias da escola orientaram estes pais a procurarem a escola para regularizar a situação dos alunos.
Após a realização da Busca Ativa na casa dos alunos pendentes, muitos pais procuraram a escola, alguns para confirmar a matrícula outros para pegar os blocos de atividades.
As professoras destes alunos por sua vez organizaram um cronograma com aulas presenciais de reforço para ajuda-los a realizar as Atividades Remotas com o objetivo de auxiliar, também, na fixação e na aplicação prática de alguns conteúdos. A professora responsável agendou aulas de reforço para os alunos que mais apresentam dificuldades de aprendizagem, levando em consideração, neste processo, as particularidades de cada aluno.
...