UM CONTRATEMPO
Por: Fabiana.O.Prado • 29/9/2019 • Projeto de pesquisa • 636 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
UM CONTRATEMPO
Ao acordar ao lado da sua amante assassinada em um quarto de hotel, um empresário contrata a melhor criminalista da Argentina para ajudá-lo a resgatar as memórias sobre o que aconteceu. Mas no final há uma reviravolta e descobrimos que na realidade ele não é o inocente em busca de sua salvação mas sim o inescrupuloso causador de todos os males.
[pic 1]
O NOME DA ROSA
Um monge franciscano e seu ajudante noviço chegam a um mosteiro para participarem de um conclave e descobrem que vários monges estão morrendo envenenados misteriosamente. O filme foi baseado no livro do UMBERTO ECO e trata a questão da ciência como caminho que leva à verdade e ao saber, e a religião como o caminho da irracionalidade e do obscuro. Retrata um ambiente no qual as contradições e oposições, justificam as ações humanas. O confronto entre os franciscanos e os representantes da Inquisição, nos coloca novamente frente a frente com a questão do Bem e do Mal. É também uma crítica do poder e do esvaziamento dos valores pela demagogia, violências sexuais (mulheres que se vendiam aos monges em troca de comida), a luta contra a mistificação e o poder.
O Nome da Rosa é uma viagem imaginária à Idade Média européia. A oportunidade de reflexão aberta das questões filosóficas, dos conceitos de Bem e Mal, de certo e errado.
[pic 2]
RIPHAGEN
Esse filme biográfico conta a história do holandês Andries Riphagen que dizia que ajudava os judeus mas na realidade cobrava por essa ajuda e ao conseguir a confiança de guardar os bens – com o discurso de que devolveria com o fim da guerra, inclusive documentando com fotos cada entrega - ele os denunciava para a polícia nazista que os encaminhava para os campos de concentração. Ao findar a guerra ele se tornou testemunha do serviço secreto holandês entregando vários colegas que faziam o mesmo que ele e conseguiu fugir para a Argentina onde se tornou íntimo do presidente da época Juan Peron e o mais assustador é que ele nunca pagou pelos os seus crimes.
[pic 3]
Os Miseráveis conta a história de vários personagens, tendo como principal Jean Vajean, um homem que foi condenado a dezenove anos como forçado das galés após roubar um pão para sua família que se encontrava faminta. Ao ser libertado se encontra as margens da sociedade ignorado e desprezado por seu passado e sua marca de ex-condenado, encontrando abrigo em apenas um lugar, debaixo da proteção do bispo Digne, que o acolhe sem julgamentos.
Tocado pela ações do bispo Jean Valjean troca de identidade. Sob um disfarce se torna empresario promovendo o desenvolvimento da cidade e ajudando os pobres e necessitados.
No decorrer da história nos deparamos com diversos personagens, entre eles, Fantine, vítima da pobreza e injustiça; Cosette, sua filha que ao ser deixada por sua mãe aos cuidados do casal Thénardier passa a conhecer a miséria e a exploração, sendo resgatada mais tarde por Jean Valjean, graças ao terrível destino de sua mãe; os Thénardier uma família de vigarista já mencionados; e o belo jovem idealista Marius apaixonado por Cosette, entre outros personagens que tem sua história entrelaçada a do nosso herói.
...