TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E ESCOLA .

Por:   •  23/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA E ESCOLA

a) Quais os conflitos que mais ocorrem na escola e que afetam o relacionamento entre as pessoas? 

 

É indiscutível a importância de um ambiente escolar que favoreça a convivência harmoniosa entre seus sujeitos, seja para a promoção da aprendizagem, o principal objetivo da escola, seja para a formação do aluno de modo geral e o bem-estar de todos. Entretanto, a qualidade deste convívio vem sendo questionada, cada vez mais pois a situação e preocupante. Visto, que as situações de conflitos ocorrem também dentro do ambiente escolar, vejo que uma situação de atritos no ambiente escolar é atribuída ao comportamento dos alunos e ao exercício da disciplina onde o professor é forçado pelo comportamento dos alunos a exercer sua autoridade e muitas vezes recorra de fato ao autoritarismo. Vejo que tal situação é atribuída à ausência de limites colocados pela família e desinteresse dos alunos por qualquer aula.

 

b) Como é o relacionamento da escola com a comunidade e da escola com todos os servidores?

Visando a relação extraclasse que ultrapassam os muros da escola com a comunidade local tem um relacionamento harmonioso e de cordialidade e sempre e solicita e apoiam a escola em muitos dos eventos que ocorrem durante o ano letivo, ou seja, a comunidade participa de uma forma ou de outra sempre que é solicitada, e espontaneamente quando e apresentada eventos reuniões de conselho etc.

Pois estabelecer boas relações com os alunos é o primeiro passo para se obter um bom ambiente de trabalho. Para que as aulas sejam produtivas e interessantes para o aluno, ele precisa sentir-se à vontade com todos da comunidade escola seja do porteiro até a direção, do conselheiro ao zelador, do pedagogo ao professor, e isso irá facilitar seu envolvimento nas atividades e a construção dos conhecimentos com relação aos conteúdos trabalhados.

Por isso a escola tem um trabalho de valorização do funcionário visando a importância de cada um para o desenvolvimento e o sucesso do aluno não somente o professor e o ator principal para que isso aconteça destacamos aqui que todos têm sua contribuição e o relacionamento e o mais suscetível possível, não que tenhamos problemas mas podemos dizer que quando esses problemas ocorrem fazemos o possível para que seja solucionado.

c)Como a escola trabalha as questões sobre ética e diversidade?

Para se atingir um resultado positivo, é necessário que a ética e a diversidade se reintegrem, essa reintegração fará com que todos pensem no bem da humanidade e não em competir entre si. Para que isto não ocorra, é sugerido a ética da diversidade, que como estudamos seria uma união de culturas, de idéias, tudo em prol da humanidade, para que possamos sobreviver a um colapso de nossas fontes, e possamos restaurar nosso habitat, para não prejudicar nossa vida.

Pois a diversidade cultural está presente diariamente no contexto brasileiro, expressando-se na música, dança, culinária, da nossa língua e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano. O que se faz necessário ressaltar, é que para tratar dessas questões é preciso ir além da constatação de contemplação e do folclore que muitas vezes se faz em torno das diferenças existentes. Podemos considerar sobre esta perspectiva que, socializar o conhecimento deve ser tarefa primordial da escola, mas é também de atuar na transformação dos saberes para com os educandos; e é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do indivíduo como cidadão. Construir uma nação livre, soberana e solidária, onde o exercício da cidadania não se constitua como privilégio de poucos, mas direitos de todos, e deve ser a grande meta a ser perseguida por todos os segmentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com