TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Pública Psicologia

Por:   •  23/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5

Saúde Pública

QUESTÃO 1: Quais as implicações da ‘cultura profissional’ do psicólogo sobre sua prática no campo da assistência pública à saúde?

Segundo Akerman e Feuerwerker o sistema se defronta com processos de reorganização produtiva do trabalho em saúde. No setor público, as secretarias municipais de saúde são atualmente os maiores empregadores. No entanto ainda estamos presos numa visão de que o psicologo é um profissional liberal privado, e esse esteriótipo ainda perdura inclusive na formação do futuro profissional e o psicólogo ainda não foi bem preparado como é caso do campo da assistência pública à saúde. Um outro ponto levantado por Langembach e Negreiros (1988), o psicólogo vive uma eterna busca de aperfeiçoamento não só na aquisição contínua de saber, mas no nível interno e pessoal, até aí nada de mais, mas esse movimento encerra o psicólogo “numa barreira profunda à troca de saberes e a práticas interprofissionais colaborativas e flexíveis”, tal como é entendido por Vasconcelos (1997, p. 29). A já famosa critica de que o psicologo te dificuldades de participar das equipes multiprofissionais. Para tanto podemos listar em forma resumida 4 pontos apresentados por Dimenstein (2000): a. Conflito com as representações de Pessoa, saúde e doença, corpo, próprias aos usuários das instituições públicas de saúde; b. Baixa eficácia das terapêuticas e alto índice de abandono dos tratamentos; c. Seleção e hierarquização da clientela; d. Psicologização de problemas sociais.

QUESTÃO 2: Defina e contextualize os termos abaixo, de acordo com as leituras de referência:

Ideário Individualista: É um sistema de ideias e conceitos presente nos setores letrados da classe média, que como indica o nome há uma predominância de acento no “indivíduo”, não da forma conhecida até então  de um agente empírico, mas agora de uma forma moral e jurídica que confere direitos e deveres para o cidadão. Portanto uma mentalidade coletiva regida pela cultura foi deixada para trás e seguimos visando “uma configuração particular - o indivíduo, moralmente autônomo, pré-social, despido de transcendência, possuidor de direitos e deveres” paradigma impensável nos moldes do pensador Dumont. Importante para nós sabermos que esse movimento propiciou o advento dos saberes psicológicos.

Sujeito Psicológico: é uma invenção da psicanálise, que a partir do conceito de inconsciente inacessível senhor desse homem que se vê autodeterminado da inconsciência para a consciência,   vem definir o estado de sujeito psicológico que atende aos ditames do inconsciente.

Subjetividade:  uma concepção de subjetividade individualizada e individualizante, particular, singular a cada sujeito, mediada exclusivamente pela história pessoal de cada indivíduo começou a surgir com o alastramento de uma visão de mundo psicanalítica que se popularizou nos meados do século passado e que portanto começa a trabalhar com essa visão de sujeito psicológico engendrando uma visão de “subjetividade individualizada eindividualizantee, particular, singular a cada sujeito, mediada exclusivamente pela história pessoal de cada indivíduo.

QUESTÃO 3: Elabore um texto definindo e contextualizando a ‘saúde coletiva’.

É um termo que se intercruza em seus dois elementos e que por sua vez gera um conhecimento que concomitantemente com a pratica social em toda a sua gama de complexidade cria suporte para a disseminação de tecnologias e evolução da ciência e atendimento ao público. Devemos também explicitar os termos em separado, começando com o termo saúde que mudou ao longo dos tempos pois o que compreendia-se no passado já não vale mais para os nossos tempos. Hoje nossa visão de saúde abarca a maneira como as pessoas vivem, moram, alimentam-se, trabalham, amam, divertem-se, movimentam seus corpos, ou seja, a maneira como as pessoas levam a sua vida, interfere em seu equilíbrio

vital e, portanto, no seu processo saúde doença.

São muitas e variadas as áreas de atuação da saúde coletiva desde o saneamento básico, passando pela alimentação, educação em saúde, medicamentos até engenharia genética.

QUESTÃO 4: Quais as principais possibilidades de trabalho para o psicólogo na saúde coletiva? Hoje são variadas e multiformes as possibilidades. Na atenção primária, segundo o site https://saude.mg.gov.br/sus, temos a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A Atenção Secundária é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, tendo em vista que a atuação do psicólogo deve ser importante fator na promoção de saúde de seus pacientes, pudemos constatar que o Psicólogo no contexto Hospitalar visitado tem como principais atividades de trabalho: o auxílio ao paciente e à família em relação a realidade do adoecer, da hospitalização e de um possível luto; participar de uma equipe que trabalha com cuidados paliativos, este se dando tanto dentro da instituição como extramuros, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente (FIRMINO et al, 2016).

Na atenção Terciária nota-se que esse acolhimento é essencial diante desse processo na atenção terciária, visto que o trabalho do psicólogo neste tipo de atenção é especializado no que se refere, fundamentalmente, ao restabelecimento do estado de saúde do doente ou, ao menos, ao controle dos sintomas que prejudicam seu bem-estar, sendo um dos pontos principais para a promoção de saúde neste nível de atenção o fato de dá menos valia para a doença e ênfase no sujeito.

No setor da saúde mental a presença do psicólogos nos equipamentos e programas de atenção à saúde mental garante mais qualidade no atendimento ao usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com