TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  6.827 Palavras (28 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 28

Introdução

O presente trabalho é sobre personalidade e comportamento organizacional de cada personagem da empresa fictícia Pet Glamour, incluindo funcionários e proprietários.

Tem por objetivo definir os traços de personalidade, percepção, concepção e comportamento individual de cada personagem do Pet Glamour.

Este trabalho foi organizado por etapas, onde nesta primeira etapa será definido os traços da personalidade, a percepção e a implicação negativa de cada indivíduo.

Contudo iremos realizar o mapeamento da organização. E para finalizar iremos elaborar um relatório, trazendo soluções para a organização em sua atual situação.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi um Dossiê disponibilizado no Google Docs, Link: https://docs.google.com/open?id=0B_3yd4mKLmuVOWJnN09LQWJNenc.

1. Traços de Personalidade

Foi elaborada uma tabela de Traços de Personalidade de cada personagem da organização Pet Glamour, para que possamos compreender sua real situação.

Traços de Personalidade

Personagens Traços de Personalidade

João Maria Lourenzão Perceptor: Flexível, pois não conseguiu se impuser diante da situação atual de sua empresa, é flexível demais com seus funcionários (vendedoras). Julgador: Decidido, sabe aonde quer chegar, mesmo sendo flexível e com sua dificuldade em administrar a empresa.

Alba Lourenzão Extroversão: Publicamente expressiva Alba tem dificuldades em se relacionar e de se expressar, porém sabe se impuser diante de sua equipe, banho e tosa. Fala, depois pensa, porque não teve nenhum problema em culpar seu irmão e sócio da empresa Pet Glamour, afirmando que ele é o único culpado pela queda do faturamento da empresa.

Rui Leme Intuidor: Cabeça nas Nuvens, porque Rui Leme é uma pessoa com um cargo de muita importância dentro da empresa, porém passa a sensação de que não tem foco, é como se ele tivesse coisas de mais importâncias para fazer do que estar ali e, Teórico, porque, apesar de parecer não ter foco, Rui tem o conhecimento, entende do assunto, mas não consegue colocar em prática.

Léa Túlio Jordão Sentimento: Harmonia se comporta diante das situações de acordo com o ambiente em que está e Circunstancias, porque esta agindo conforme a circunstância atual da empresa, onde os donos estão em conflitos e o gerente não tem atitude e autoridade.

Anita Túlio Jordão Sentimento: Harmonia se comporta diante das situações de acordo com o ambiente em que está e Circunstancias, porque esta agindo conforme a circunstância atual da empresa, onde os donos estão em conflitos e o gerente não tem atitude e autoridade.

Éder Seles Extroversão: Aberto, não tem segredos, mostra o que realmente é, e Publicamente expressivo, não tem medo de se expressar, falar o que pensa.

Leila Xavier Perceptor: Faz lista, e perde, não tem nenhum senso de organização, responsabilidade, comprometimento e envolvimento com o trabalho e Sentimentos: Circunstancias esta agindo conforme a atual situação da empresa, onde os próprios sócios não conseguem se organizar diante de seus funcionários.

Elaine Véner Perceptor: Faz lista, e perde, não tem nenhum senso de organização, responsabilidade, comprometimento e envolvimento com o trabalho e Sentimentos: Circunstancias esta agindo conforme a atual situação da empresa, onde os próprios sócios não conseguem se organizar diante de seus funcionários.

Iara Santos Julgador: Estruturada, uma pessoa bem situada tanto na área profissional, quanto na área pessoal, literalmente inteligente, focada, decidida, comprometida, envolvida com o trabalho e, Faz lista, e usa, porque é uma pessoa totalmente organizada, sabe muito bem o quer.

Tabela Traços de Personalidade 1

1. Percepção e Implicação Negativa

Foi desenvolvida uma tabela de percepção de cada personagem da empresa Pet Glamour, para melhor compreender como cada funcionário e proprietários enxergam a empresa, e o que traz de negativo para os mesmos.

Percepção e Implicação Negativa

Percepção de cada Personagem Implicação Negativa

João enxerga que somente sua parte na empresa, o departamento administrativo é de extrema importância e, que somente ele faz o trabalho importante da empresa. João, não valoriza o trabalho de Alba, sua irmã e sócia na empresa, ele afirma que Alba não quer que sua equipe se misture com o resto da empresa e que faz tudo sozinho. Contudo, João com esta visão, de que somente o que ele faz é importante, acaba causando discussões com Alba e, gerando assim desarmonia e mal estar entre eles. Com isso, o faturamento da empresa caiu em 4% no último ano.

Alba acredita que sua função na empresa é tão somente cuidar de seu departamento, Banho e Tosa, não percebe que está sendo egoísta e individualista - egoísta porque não se dispõe á ajudar seu irmão, quando ele se diz sobrecarregado e, individualista, pois não permite que o departamento de banho e tosa não se misture com o resto da Pet Shop. Alba não esta percebendo que agindo desta forma está dividindo a empresa em dois grupos, causando desconforto e prejudicando o rendimento profissional de seus funcionários. E de forma talvez inconsciente tira a credibilidade do gerente da empresa.

Rui Leme enxerga a empresa como uma verdadeira bagunça, começando pelos sócios, já que os dois não conseguem chegar a um consenso e, acredita que se ele fizesse algo novo, não irá fazer diferença alguma, já que os funcionários da empresa não respeitam seu trabalho e se defendem usando o nome de Alba Lourenzão, dona e sócia de João Maria Lourenzão. Rui Leme não percebe que uma pessoa com um cargo tão importante como o dele agindo desta forma se torna um gerente sem atitude e autoridade, e com isso prejudica a empresa como um todo.

Léa por não entender como funciona o administrativo de uma empresa, acredita que pode pegar produtos sem comunicar a gerencia ou fazer qualquer tipo de anotações informando que usou o produto, acha que o gerente é chato e pega no seu pé, só porque é gerente, ele acha que pode tudo. Léa não percebe que sua atitude em não respeitar o organograma dentro da empresa esta causando mais conflitos entre os donos, e o gerente que se sente desrespeitado pelos funcionários do banho e tosa. E pegando produtos sem um relatório causa conflitos no administrativo da empresa, porque tudo que tem entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com