TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Da Linguagem

Seminário: Função Da Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Seminário  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Funções da Linguagem

A aquisição da linguagem tem como função principal a perspectiva da interação social, o ato de se comunicar. Concidera-se linguagem a primeira forma de socialização de uma criança, efetuada principalmente pelos pais através da fala e estímulos do dia a dia.

A criança tem acesso a linguagem até mesmo antes de aprender a falar, crenças, regras e valores adquirindo assim conhecimentos de sua cultura. A função da linguagem pode ser percebida a partir do momento em que a criança se desenvolve, incluindo seu sistema sensorial, a visão e audição, tornando –se mais refinado e ela alcança um nível cognitivo e linguístico mais elevado, também elevando seu campo de socialização, por exemplo quando entrar para a escola terá mais oportunidade de interagir com outras crianças.

Corresponde a linguagem uma das habilidades especias e significativas dos seres humanos, que é o sistema de sinais de duas faces, significa o aspecto formal da linguagem, é constituída pela junção hierárquica dos fonemas, orações, palavras e discursos. Os fonemas integram palavras, as palavras combinam com orações, e assim as orações se encaixão no discurso. Isso significa o aspecto funcional da linguagem, conciderando o responsável pela comunicação no meio social.

Esse conceito enfatiza a aquisição da linguagem devido à necessidade de considerar o significado das palavras, bem como a relação lógica das frases entre si. No estudo da pragmática os aspectos fonológicos (maneira como os fones (sons) se organizam dentro de uma língua), semânticos (que diz respeito à significação: o conteúdo semântico de uma palavra) e sintático (sistema de leis que permite estudar uma linguagem puramente sob o seu aspecto formal, sem referência à significação ou ao uso que dela se faz) na fala explica seus diferentes usos. Conhecendo o contexto onde ocorre a fala, pode ser possível compartilhar o tema sem a necessidade de verbalizar a intenção do indivíduo, por exemplo, uma criança que estende a mão ao ver sua mãe com um copo de água, não é necessario verbalizar o desejo pela água, assim um gesto é suficiente para a mãe entender.

A aquisição da linguagem se da a partir da interação dos aspectos bilógicos com os processos sociais. Por isso a importância das relações sociais entre crianças e adultos, para o seu desenvolvimento em habilidades linguisticas, é visto como um sistema dinâmico, onde ambos contribuem com seus conhecimentos e experiências para que ocorra a interação, estabelecendo uma relação bidirecional e recíproca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com