TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Em Recursos Humanos

Casos: Gestão Em Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento

O objetivo do departamento de pessoal é elaborar e executar planos, diretrizes e política destinados a prover a empresa de pessoas competentes, habilitado, satisfeito e estável. As atribuições básicas do departamento de pessoal estão relacionadas a executar e fazer cumprir as leis e regulamentos que se aplicam ao pessoal, promover a implantação de um sistema de avaliação do mérito, prestar a necessária assistência aos funcionários e estabelecer e promover a execução de programas regulares de treinamento para o pessoal e entre outras atribuições

Sendo o departamento de pessoal a unidade de execução vinculada ao departamento de recursos humanos, tornou-se imprescindível para o bom funcionamento das funções administrativas da empresa, onde envolve a ligação entre o empregador e os colaboradores.

Dessa forma, para uma grande empresa dar o necessário cumprimento as suas múltiplas atribuições, a mesma deverá se especializar nos cincos setores que a compõe: Seleção e Recrutamento, Movimentação e Registro, Treinamento, Cargos e Salários e por fim Benefícios.

Muito embora se saiba que hoje o departamento de pessoal está dando lugar aos Recursos Humanos que tem como valorização das pessoas e zelar pela integridade da imagem da organização. Os recursos humanos têm um foco muito forte com o DP, como também recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho, relações trabalhistas e sindicais e muitos outros fatores importantes que ajudam na satisfação do ser humano, agregando valores para todos da organização. Pois o DRH (Departamento de Recursos Humanos) tem a função de cuidar das pessoas, se preocupa com o colaborador dentro da organização, de tal forma que o mesmo treina-o e capacita-o para desempenhar suas funções atuais e também futuras, assim beneficiando tanto a empresa quanto os colaboradores.

Por fim, entende-se que o departamento de pessoal é responsável pela parte burocrática da organização como admissões e demissões de funcionários, cálculos e fechamento de folha de pagamento onde gera os impostos a pagar, cálculo de rescisão de contrato, concessão de férias, afastamentos, 13º salário, faz cumprir a lei segundo a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Portanto, o responsável por esse departamento é o Contabilista, profissional com conhecimento na área trabalhista e previdenciária.

A Gestão de Pessoas nunca foi tão necessária como neste momento de mudança, mas o seu papel está se transformando, inovando e ficando bem diferente de antigamente. Em um mundo cada vez mais globalizado e em constante mudança, a área de R.H está passando por profundas mudanças. Podemos destacar como algumas mudanças no R.H o novo papel do profissional dessa área, onde as empresas exigem mais profissionais com uma visão exata e estratégica na área de Recursos Humanos. Segundo Grinberg, no mundo ideal, o RH de todas as empresas deve estar inserido nas decisões estratégicas que envolvam os negócios da corporação. No mundo real, este reconhecimento chegou apenas às empresas “de ponta” e caminha aos poucos.

Segundo Chiavenato (1999), os novos papeis da gestão de pessoas passou de operacional e burocrático para estratégico, curto prazo para longo prazo, administrativo para consultivo, foco na função para foco no negócio.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »