Jonh Dewey
Ensaios: Jonh Dewey. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: geusepp • 3/11/2014 • 235 Palavras (1 Páginas) • 276 Visualizações
Como todo filosofo o seu tempo suas ideias estavam sempre a frente do que pensava na época.
Defensor de uma escola moderna devida sua teoria de que o conhecimento não deveria ficar restrito a sala de aula, mas sim ser parte do cotidiano e formação do cidadão.
John Dewey nos mostra que estudar viver e praticar filosofia sem se envolver com a política é um estudo incompleto (sem reflexão).
Entendemos como filosofia tudo que nos leva a reflexão de tudo que ocorre no nosso meio, que nos permite tomar atitudes com o objetivo de modernizar a educação, não somente transmitindo conhecimentos, mas estimulando o pensamento livre e construtivo.
Estamos caminhando ainda que a passos lentos para esse objetivo, porque transformar leva tempo, devemos começar esse processo hoje para que as gerações futuras não fiquem presas ao sistema tradicional e tenham autonomia para reivindicar um ensino de qualidade e atualizado.
Se seguirmos a linha de pensamento de John Dewey, atingiremos o objetivo de escola inteligente com alunos pensantes com professores com uma didática revolucionaria que desperta a curiosidade e o desejo de criação partindo do estimulo adquirido.
O professor é a ferramenta fundamental para a evolução do individuo de educando para torna-se cidadão.
Podemos destacar uma frase escrita por John Dewey que reforça sua tese sobre a importância do professor transformador:
“O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais correto que sejam, pode obter.”
...