TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FLUXO AXOPLASMÁTICO

Por:   •  9/4/2016  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  3.430 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA

FACULDADE DE PSICOLOGIA

 

  GILSON VICENTE DOURADO

JAQUELINE CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS

MARIA CELIA PEREIRA DE CASTRO

FLUXO AXOPLASMÁTICO

CAMPINAS

2016

Fluxo Axoplasmático

Sinapse é o nome dado a comunicação entre os neurônios e seus órgãos alvos, como por exemplo músculos, glândulas e etc.

Existem dois tipos de sinapses, as elétricas e as químicas, ocorrendo as elétricas por impulsos elétricos e as químicas através de um mediador químico chamado neurotransmissor (NT).

As sinápses elétricas são mínimas em nosso corpo, mas são bastante frequentes em nosso cérebro, elas fluem nos dois sentidos e tem a vantagem de ser mais rápida e possuir um fluxo melhor de íons dos dois lados da membrana, o que chamamos de junção comunicante, diferentes das químicas que ocorrem em um único sentido.

Para ocorrer uma sinapse química precisamos dos neurônios pré e pós sináptico, sendo o pré responsável pela produção do NT , até que ele chegue a fenda sináptica, que é o espaço dado entre um neurônio e outro, e tenha o seu destino.

Existe um núcleo que fica dentro do corpo celular, esse núcleo possui a informação genética para se produzir o NT, e o transmite para o R.E.R, que fica responsável por sintetizá-lo  e encaminhá-lo para o complexo de GOLGI, que no primeiro momento o armazena em vesículas e posteriormente o secreta em direção aos botões sinápticos que ficam nos axônios. Quando ele chega a esses botões, o potencial de ação se responsabiliza pela abertura do canal iônico para que o CA++ entre e faça a sua liberação através do impulso nervoso, que depende de votaicodependentes.

Assim que ocorre essa liberação, ele cai na fenda sináptica e pode ter quatro possibilidades: se ligar ao outro neurônio pós sináptico através de seu receptor. Ter uma decomposição enzimática, que é quando a enzima destrói esse NT. O NT pode ser recapturado pelo neurônio pré sináptico ou a glia e capilar realizam a captação  desse neurônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com