O desenvolvimento das crianças desde o nascimento até 4 a 8 anos de vida
Artigo: O desenvolvimento das crianças desde o nascimento até 4 a 8 anos de vida. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wanniasantos • 5/11/2013 • Artigo • 288 Palavras (2 Páginas) • 556 Visualizações
Na infância, do nascimento aos 4–8 anos de vida, a criança está desenvolvendo sua vida anímica, o corpo físico, os movimentos corporais, a coordenação motora, principiando sua vida de relações; e ainda o pensar e a força imaginativa e criativa, tudo isso por meio do brincar. O brincar é a forma de a criança se expressar, imitando tudo ao seu redor e formando sua linguagem imaginativa da fantasia.
Num ambiente da educação infantil, é necessário que as crianças convivam com as diferentes idades, de 4 a 8 anos; isso possibilita uma verdadeira integração social.
As crianças mais jovens trazem sua fluidez para as situações de jogos e brincadeiras e os mais velhos trazem sua direção interior, já elaborando mais detalhadamente as brincadeiras, e todas se completam muito bem. Ao oferecermos atividades para as diferentes idades num jardim-de-infância, podemos observar que os mais velhos ajudam os menores quando estes têm dificuldade, os menores admiram os mais velhos, etc.
O ritmo saudável de atividades criativas, artísticas e lúdicas, a postura correta dos educadores, num ambiente que contenha a natureza, com um espaço calmo para as crianças de diferentes idades conviverem, uma boa alimentação e a convivência harmoniosa com as famílias – eis os pilares para a aprendizagem no jardim-de-infância.
Os sistemas neurológico e motor da criança, nessa fase, desenvolvem-se por meio da movimentação corporal, dos relacionamentos sociais, do impulso da criança no sentido de apreender o mundo e de aprender com o mundo. Por isso a importância do cuidado com os diferentes estímulos externos que afetam e formam todos os órgãos internos da criança. As crianças deveriam ficar na educação infantil até completar os 6 anos de idade, para ter um desenvolvimento saudável, e ser atendidas em todas as suas
necessidades.
...