TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: “A INTERNET COMO FENÔMENO SOCIAL”

Por:   •  3/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE AMERICANA[pic 1][pic 2]

PSICOLOGIA

CAMILA SAISSE

REGIANE NUNES

THAIANE TORRES

PROJETO DE PESQUISA: “A INTERNET COMO FENÔMENO SOCIAL”

AMERICANA

2013

FACULDADE DE AMERICANA[pic 3][pic 4]

PSICOLOGIA

CAMILA SAISSE

REGIANE NUNES[pic 5]

THAIANE TORRES

PROJETO DE PESQUISA: A INTERNET COMO FENÔMENO SOCIAL”

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Pesquisa Supervisionada Psicologia I, do curso de Psicologia da Faculdade de Americana, sob a orientação da Professora Bianca Carolina Vendemiatto de Barros.

AMERICANA

2013

[pic 6]

Sumário

Apresentação        

1.        Os números da internet        

1.1        Os sites mais acessados em 2013 no Brasil        

2.        A internet como fenômeno social        

3.   Metodologia............................................................................................................9

Referências Bibliográficas        

Sumário de ilustrações

Figura 1- Gráfico - Evolução da internet, 1989-2006 (em milhares)............................6

Figura 2- Gráfico - Sites mais acessados em 2013 (em milhares)..............................8

 

  1. Apresentação

A internet foi inventada na década de 80, durante a Guerra fria. Primeiramente com objetivos militares, hoje é muito utilizada e de fácil acesso a todos. A Internet tem possibilitado novas formas de interação, adquirir conhecimentos e atividades sociais. Existem vários meios de conexão à Internet como a conexão discada, a banda larga, sem fio, satélites e telefones celulares. Há ainda aqueles locais onde o acesso é público, como centros comunitários, centros de inclusão digital, bibliotecas e cyber cafés, além de pontos de acesso à Internet, como aeroportos e outros.

        Universidades, colégios e empresas foram se ampliando, e com isso a Internet se transformou no fenômeno de hoje. O uso dessa tecnologia na educação criou uma nova forma de interação no processo educativo ampliando a comunicação entre aluno e professor e a interação educacional e cultural. Desta forma, o ato de educar com o auxílio da Internet proporciona a quebra de barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, proporcionando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos. O perfil dos usuários tem aumentado em diferentes classes sociais e faixas etárias, com isso o uso das redes sociais tem criado uma nova forma de socialização e interação, onde são capazes de adicionar grande número de itens as suas páginas pessoais, indicar interesses em comum, e de entrar em contato com outras pessoas.

        O presente estudo busca levantar, junto a estudantes universitários, como se dá a interação com a internet considerando duas dimensões deste fenômeno: a utilização, ou seja, as condições reais de uso: a freqüência, a duração e as apropriações, o tipo de relação da Internet no hábito de vida e nas práticas cotidianas das pessoas.

Diante da problemática torna-se relevante compreender a partir desta pesquisa as influências da internet na vida dos universitários. Para isto, tem-se como objetivo analisar como os universitários interagem com essa ferramenta.

Justifica-se tal exploração por ser assunto de interesse em comum aos autores por terem interesse em aumentar o conhecimento sobre este, agregado ao interesse no campo da Psicologia, por envolver temática peculiar ao trabalho do psicólogo ante problemas com uso da internet como, por exemplo, a dependência. Ainda, a comunidade como um todo beneficiar-se-á deste trabalho, uma vez que abordar assunto de interesse comum, haja vista o reflexo em saúde pública que o presente trabalho pode contribuir, uma vez que levanta assunto pertinente a influências no uso da internet.

Os dados serão coletados junto aos universitários que usam diretamente essa ferramenta tanto para estudos como no trabalho, sendo os dados analisados conforme a estatística descritiva.

  1. Os números da internet

Segundo Castells (2010), a internet é a espinha dorsal da comunicação global mediada por computadores (CMC), segundo dados obtidos por uma pesquisa de Vinton Cerf (1999), (o criador da internet), a internet comportava 63 milhões de computadores servidores, e era utilizada por 179 milhões de pessoas em mais de 200 paises, sendo 102 milhões de usuários nos Estados Unidos e Canadá, mais de 40 milhões na Europa, quase 27 milhões na Ásia, mais de 23 milhões na América Latina, cerca de 1 milhão no Oriente Médio e mais de 1 milhão na África.

Por volta de 1999 previam o aumento do número de servidores conectados para 123 milhões até 2001, e para 878 milhões em 2007. (ver figura 1).

[pic 7]

Figura 1- Evolução da internet, 1989-2006 (em milhares), fonte Castells (2010)

 O gráfico aponta que entre 1989 e 1994 houve um aumento relativamente simbólico, entre 1995 e 2001 esse aumento pode ser notado mais ainda bem pouco, já entre 2002 e 2006 nota-se um grande aumento de usuários, e ainda hoje vem crescendo com telefonia móvel e banda larga.

Em uma pesquisa da ONU (Organização das Nações Unidas, 2010), os usuários da internet alcançaram o número de 2 bilhões de usuários. Também dados divulgados pela UIT (União Internacional das Telecomunicações, 2010), esse número representa o dobro de 2005. O número de banda móvel chega á 940 milhões. Desses 2 bilhões, está nos países em desenvolvimento cerca de 1,2 bilhão. O maior número de usuários ocorreu na Ásia e no Pacífico, com soma de 100 milhões de usuários. O país com maior número de usuários de internet no mundo é a China, com 420 milhões de usuários ativos na web. Uma pesquisa realizada no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2005, verificou que em 21% da população a partir de 10 anos já utilizou a internet em algum local (em casa, local de trabalho, escolas, centro público de acesso gratuito ou pago, casa de outras pessoas). A região que teve maior índice é o Distrito Federal com 41,1% e menor índice foi Alagoas com 7,5%. Considerando a população por faixas de idade, foi possível verificar que a utilização da internet está mais concentrada nos grupos de jovens, de 15 a 17 anos com 33,9% sendo que com mais de 50 anos de idade esse percentual é de 7,3%. O acesso onde é mais utilizada a internet é na residência do usuário, porém para uma parcela da população, o acesso à internet no trabalho é a única possibilidade de conhecer e usar esta rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com