TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagógica I

Ensaios: Pratica Pedagógica I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE UBERABA

TIAGO MATEUS FELICIO

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

SANTA ADÉLIA – SP

2014

TIAGO MATEUS FELICIO

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

Prática Pedagógica apresentada no Curso Superior de Licenciatura em Geografia na disciplina Prática Pedagógica I.

Professor Tutor: Julio Cesar Pereira da Cruz

SANTA ADÉLIA – SP

2014

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

ATIVIDADE I

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ADELINO HONORATO BERTOLO

Localizada no município de Santa Adélia, interior de São Paulo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelino Honorato Bertolo foi fundada no dia nove de setembro de dois mil e quatro (09/09/2004). Atualmente a escola atende cerca de 550 alunos, distribuídos em dois turnos, manhã e tarde. A escola oferece o Ensino Fundamental I e II, que correspondem do 1°ano até o 9° ano.

O prédio se encontra em ótimas condições, todas as salas de aulas são bem preparadas, com ventiladores, cadeiras e carteiras em bom estado. Temos ainda sala de informática, sala de vídeo, um refeitório, um pátio de porte médio e uma quadra poliesportiva, onde são realizadas as aulas de Educação Física.

O endereço da instituição é: Rua Prudente de Morais, 876, Residencial Elza Galvão (COHAB).

Apesar de se tratar de um bairro da periferia da cidade, o bairro está equipado com os mais diferentes tipos de serviços. Ao lado da escola temos uma Unidade Básica de Saúde, uma quadra de esportes e duas pracinhas. No âmbito de serviços prestados pela iniciativa privada temos: um supermercado na esquina, a presença de duas padarias, uma lanchonete, uma quitanda, uma sorveteria, uma papelaria, duas lojas de roupas e calçado e quatro bares. O bairro, segundo informações da prefeitura, apresenta a maior densidade demográfica da cidade, conta principalmente com casas de famílias de classe média-baixa. O bairro apresenta boa infraestrutura, com ruas asfaltadas, água encanada, lixo coletado diariamente, orelhões em estado razoável e dois pontos de ônibus intermunicipal.

Anualmente são realizadas diversas festas e projetos na escola, como a Festa Junina, que apresenta maior participação da comunidade em geral, pois se trata de um traço cultural muito forte deixado pelos imigrantes de Italianos, que formam grande parte étnica da cidade.

Além disso, torneios esportivos são comuns, incentivando a prática de esportes como uma ação que promove saúde. Ocasionalmente ocorrem campanhas em prol a Santa Casa Municipal na arrecadação de alimentos não perecíveis.

ATIVIDADE II

FUNDESCOLA:

Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola) é um programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Tem por objetivo promover um conjunto de ações para a melhoria da qualidade das escolas do ensino fundamental, ampliando a permanência das crianças nas escolas públicas.

A escola observada NÃO participa.

FUNDEB:

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

O Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006.

É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal.

Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.

A escola observada participa.

SALÁRIO EDUCAÇÃO

Salário Educação.

O salário-educação, instituído em 1964, é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública e que também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica.

A contribuição social do salário-educação está prevista no artigo 212, § 5º, da Constituição Federal, regulamentada pelas leis nºs 9.424/96, 9.766/98, Decreto nº 6003/2006 e Lei nº 11.457/2007.

A escola observada participa.

FUNDEF/PNAE

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

É um conjunto de fundos contábeis formado por recursos dos três níveis da administração pública do Brasil para promover o financiamento da educação básica pública.

Antes uma parcela das receitas públicas era destinada à educação como um todo. A proposta desse fundo era definir uma parcela que atendesse especificamente ao ensino fundamental (1ª a 8ª série), através de uma redistribuição dos recursos provenientes de impostos aplicados pelos municípios e Estados.

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricionais.

São atendidos pelo Programa os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com