TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Atenção em Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida dos Professores de uma Escola Pública.

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.500 Palavras (18 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE MARTHA FALCÃO – DEVRY

MBA EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

DHIOMEDAS SOUZA GONÇALVES

GENICE MORAES

RENATA TEIXEIRA RIBEIRO

VANEIDE FELIX DE BRITO

GESTÃO DE SAÚDE

MANAUS, Maio de 2017.

DHIOMEDAS SOUZA GONÇALVES

GENICE MORAES

RENATA TEIXEIRA RIBEIRO

VANEIDE FELIX DE BRITO

Programa de Atenção em Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida dos Professores de uma Escola Pública.

[pic 2]

MANAUS, Maio de 2017.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO___________________________________________________________04

JUSTIFICATIVA__________________________________________________________05

  1. OBJETIVOS

1.1 OBJETIVO GERAL__________________________________________________06

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO______________________________________________06

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA______________________________________07

  1. METODOLOGIA___________________________________________________11

- QUALIDADE DE VIDA________________________________________________11

       - RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO______________14

       - RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR__________________17

        - ELO ENTRE TRABALHO E VIDA SOCIAL_______________________________19

        -CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES_____________________________________21

  1. CONSIDERAÇÕES__________________________________________________22

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS___________________________________24

 

INTRODUÇÃO

O Brasil está cada vez mais ficando a mercê do improviso, da precariedade, da falta de significado relacionado à Educação, onde escolas estão sendo deterioradas por falta de investimento financeiro, os professores não recebem salários adequados para a significância de sua profissão, onde estes são agentes construtores do ensino e educação.

A desvalorização do professor é vista a “olho nu” quando é preciso fazer greves para poderem aumentar os salários e lutarem por uma qualidade de vida no ambiente de trabalho. O caos na Educação é tanta que diversas vezes o professor tem que tirar dinheiro do seu próprio bolso para arcar com despesas de materiais escolares que a falta de recursos investidos na educação não é o suficiente para suprir as necessidades.

        O cenário atual da Educação são professores com excesso na carga horária de trabalho, salas hiperlotadas, as relações conflitantes entre alunos e pais de alunos, a falta de autonomia, e o excesso de trabalho que este professor sofre, fica evidente que ocorre a desvalorização deste profissional, podendo causar a este doenças relacionadas ao trabalho, na qual, podem afetar o seu estado físico e psicológico.

        As escolas públicas em sua maioria não possuem estrutura adequada para que o professor transfira seus conhecimentos com qualidade, onde ocorre a falta de iluminação das salas de aula, as salas de aula se tornam pequenas para a quantidade de alunos, ar condicionados e ventiladores que não funcionam, janelas e portas quebradas, há falta de segurança e monitoramento nas escolas e nas salas.

Muitos professores se conformam com o quadro desanimador em que se encontram, o que chama a atenção para a necessidade do desenvolvimento de ações de promoção de saúde para este grupo de trabalhadores.

         Diante das dificuldades citadas acima, criamos um Programa de Atenção em Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida dos Professores de uma Escola Pública, que tem como objetivo promover a saúde do trabalhador, assim garantindo a este professor melhores condições de vida, levando em consideração sua subjetividade, particularidades e o meio social.

JUSTIFICATIVA

Rocha e Fernandes (2008) salientam que “No exercício profissional da atividade docente estão presentes diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Esses estressores persistentes podem levar à síndrome de Burnout, que tem vínculo com situações de trabalho, resultante da constante e repetitiva pressão emocional associada com intenso envolvimento com pessoas por longos períodos. Essa síndrome em professores afeta o ambiente educacional e interfere na obtenção dos objetivos pedagógicos, ocasionando problemas de saúde e absenteísmo e intenção de abandonar a profissão”.

Diante da realidade que se encontra a Educação, onde o professor dia-a-dia enfrenta diversas problemáticas como: trabalho repetitivo, intensa concentração em uma mesma tarefa por um longo período, volume excessivo de trabalho, ritmo acelerado, interrupção das tarefas antes de serem concluídas, tempo insuficiente para realização das tarefas, falta de interesse dos colegas de trabalho, exposição a hostilidades, conflitos com os colegas de trabalho e inexistência de um processo democrático, notamos a total desvalorização do professor, diante dessas problemáticas criamos um plano de ação que tivesse como público alvo os docentes de uma determinada escola pública, onde iremos trabalhar junto com a equipe multiprofissional em busca de promover saúde e bem-estar a estes profissionais que tanto sofrem em seu cotidiano em busca de melhorias.

Para que este quadro se reverta na escola, iremos trabalhar para que este professor tenha mais resistência ao estresse, estabilidade emocional, motivação e mais eficiência na execução de seu trabalho docente.

  1. OBJETIVOS

1.1 Objetivo Geral

- O objetivo deste Programa de Atenção em Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida para os professores do de uma Escola Pública é o de contribuir para a promoção de saúde do trabalhador, e que esse profissional, de modo tenha mais eficiência em seu trabalho.

1.2 Objetivo Específico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (263.8 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com