TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Motivação e Emoção A Importância do Sono Para a Regulação do Humor do Indivíduo

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso de Graduação em Psicologia

[pic 1]

Psicologia da Motivação e Emoção

A importância do sono para a regulação do humor do indivíduo

As necessidades são exigências que as pessoas possuem para seu crescimento e qualidade de vida. Quando resolvidas, o bem estar é mantido e amenizado. Caso contrário, pode alterar o bem estar biológico e ou psicológico. Dentre as necessidades, há a chamada necessidade fisiológica que está altamente relacionada com o nosso corpo.

Neste trabalho, apresentaremos a importância do sono, uma necessidade fisiológica, para a regulação do humor nos indivíduos.

Primeiramente, sabe-se que o sono é um repouso mental e físico que trabalha a partir de um processo dinâmico. Sendo, portanto, um grande fator de sobrevivência. Além disso, o sono é dividido em várias fases. Dentre as mais importantes, destaca-se: o sono REM ou não-REM.

Sabe-se que um sono natural é aquele que fornece ao sujeito uma sensação de descanso físico e mental e recuperação de energia para efetuar os afazeres do dia seguinte. Do contrário, a falta de sono pode gerar consequências, tais como: diminuição dos reflexos, percepção, força muscular, irritação, mau humor e estresse.

As pessoas que possuem dificuldades para dormir, especificamente em relação ao mau humor, apresentam objeções em relação à produção de certos hormônios, bem como a serotonina. Esse hormônio é responsável pela propagação de impulsos nervosos por meio de neurônios. Ademais, também bloqueia o acumulo de cortisol - responsável por controlar o estresse, reduzir inflamações e cooperar na regulação do sistema imune. A serotonina também é encarregada de fornecer prazer, tranquilidade e serenidade. Outrossim, pode amenizar, inclusive, indícios depressivos e ansiosos.

Em vista disso, conclui-se que o indivíduo com sono insuficiente permite que o corpo disponibilize substâncias químicas que originam irritação, agressividade e desânimo. Dessa forma, o humor é totalmente dependente e governado a partir da qualidade ou não do sono de cada sujeito.

[pic 2]

Nova Friburgo, Rio de Janeiro - 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (306 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com