TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Seminário: Psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  Seminário  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese referente ao texto: Avaliação das provas acadêmicas num enfoque psicomotor.

A escrita,como a linguagem, e essencialmente um modo de expressão e de comunicação.Entretanto,a linguagem e anterior ao grafismo e o aprendizado da leitura e da escrita apóia-se numa linguagem expressiva em cujo nível a sucessão sonora e a qualidade dos sons emitidos não manifestem déficits patentes.Em outras palavras,antes do aprendizado da leitura,e preciso ajudar a criança a utilizar a linguagem mais rica e correta possível.

A escrita e, antes de mais nada,um meio de comunicação e um meio de Expressão pessoal.Este modo de expressão apóia-se num código gráfico a partir do qual devem ser encontrados os sons portadores de sentido.Ele exige,portanto,o desempenho de dois sistema simbólicos concordes:um,sonoro;outro,gráfico.Estas duas exigências fundamentais justificam a importância concedida a dimensão afetiva e ao nível da função simbólica na aprendizagem da leitura e da escrita.Entretanto,a constituição do código gráfico e sua decifração reclamam,por outro lado,a atuação psicomotoras.

Conforme determinação das instrução oficiais,os aprendizados da escrita e da leitura não podem ser separados.Mas esta ligação e realizada de modo diferente segundo os métodos e as preferências dos mestre.

No contexto pedagógico dos métodos ativos,desde a escola maternal as primeiras experiências de leitura e de escrita apelam,em geral,para a função de globalização. Esta tentativa apresenta a vantagem de conferir um sentido a linguagem gráfica e fazer com que a criança compreenda,de repente,seu valor semântico.Entretanto,grandes são as dificuldade para passar do simbolismo da linguagem a compreensão do código gráfico.

O domínio da língua escrita e submetido a um conjunto de condições.

1-O domínio da linguagem,tanto no plano sintático como no da pronuncia dos diferentes fonemas.Mesmo com um vocabulário restrito ao ingressar no curso preparatório,a criança forma frases há vários anos e sabe utilizar termos como:antes,depois,em cima,debaixo,La em cima,embaixo,ao lado,dentro fora,que supõem uma certa orientação no espaço e no tempo já adquirida ou consolida durante o trabalho psicomotor realizado na escola maternal e continuando no curso preparatório.

2-A familiarização global com o código gráfico.Embora a criança chegue precocemente a função simbólica verbal (ao redor dos 2 anos),e apenas com vários anos de intervalo que ela vai descobrir a existência de um segundo sistema simbólico feito não mais de sons,mas de sinais gráficos.A utilização dos desenhos com legendas,das quais tentara compreender o sentido,a escrita desajeitada de seu sobrenome e nome,lhe permitirão descobrir intuitivamente que cada elemento do real pode ser simbolizado tanto no modo sonoro como por um código gráfico correspondente.A passagem do código sonoro ao código gráfico exige um nível da função simbólica correspondente a um Q.I de, pelo menos,60 a 70.

O programa psicomotor geral que propomos na escola maternal e no curso preparatório tem como objetivo tomar a criança apta a satisfazer essas exigências. Entretanto,estas diferentes aquisições devem ser metodicamente continuadas e exploradas no âmbito particular da sala de aula durante sessões metódicas de aprendizagem da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com