TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a Importância Para o Desenvolvimento das Ideias Freud

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

Celine Pereira Costa, RA: 18711689

Fabiana Gomes Leopoldino, RA:

Jair Gustavo Mariano Cordeiro, RA:

Thaís Quinete Martineli, RA: 18707372

QUESTÃO 01: Qual a importância para o desenvolvimento das ideias Freud os estudos realizados em Paris com o Dr. Charcot?
        Jean-Martin Charcot (1825-1893) foi um grande médico e cientista francês, muitos de seus pacientes sofriam de sintomas físicos e emocionais que, em conjunto, eram classificados como histeria. Charcot tinha como objetivo estabelecer as regras universais do ataque histérico e, para isso, utilizava-se dos métodos de observação e descrição metódica emprestados da neurologia. Ele induzia, por meio da hipnose, um ataque histérico em seus pacientes com a finalidade de encontrar padrões. Os sintomas físicos da histeria iam desde tiques faciais, distúrbios visuais e orais, deterioração mental, náuseas, rigidez no corpo até total paralisia do paciente. Os médicos da época não conseguiam encontrar uma causa orgânica nos sintomas, fazendo com que os diagnósticos fossem frustrados e os pacientes até mesmo acusados de fingimento.

Em 1885, Freud ganhou uma bolsa de estudos em Paris para estudar com Charcot e tal fato foi decisivo para a sua compreensão de que manifestações de enfermidades sintomatizadas fisicamente poderiam ter causa psicológica e não orgânica/ física, o que serviu como bases para seus outros conceitos desenvolvidos posteriormente, como sua formulação da concepção do aparelho psíquico (consciente, pré-consciente e inconsciente).


QUESTÃO 02: Quais as consequências para a personalidade do indivíduo adulto ao ter vivenciado de modo inapropriado a fase anal?
         Na fase anal, que ocorre dos 2 aos 3 anos de idade e tem como zona erógena o ânus, a criança tem como foco principal da libido o controle e liberação de suas evacuações. Caso o individuo vivencie essa fase de modo inapropriado, através do intermédio dos pais (por exemplo:         uma abordagem muito branda ou muito rigorosa no treinamento do toalete), ele pode desenvolver uma personalidade anal expulsiva ou anal retentiva. Na personalidade anal expulsiva, o individuo pode apresentar comportamentos destrutivos, além de submissão, generosidade excessiva e desordem, já na personalidade anal retentiva os indivíduos tendem a ser pessoas econômicas, preservam mais suas coisas e têm dificuldade em doá-las, são detalhistas, e, no extremo, podem tornar-se acumuladores.

3 - Qual a função e como operam os mecanismos de defesa do ego?

Nosso Ego é a parte de nosso aparelho psíquico em que serve para regular as frustações da satisfação (sendo quanto mais imaturo, maior a parte em que o ego é inconsciente), protegendo o inconsciente de decepções, soltando por exemplo, contra catecsia, de maneira racional, estando sempre na ativa, com base também nos princípios da realidade. Os mecanismos de defesa são:

  • Recalque/ repressão: o indivíduo afasta da própria consciência memórias traumatizantes (exemplo: caso da Anna O. em que o pai dela morreu em um bordel e ela dizia que ele havia morrido e sido chamada em um hospital).
  • Formação reativa: coloca o desejo de maneira oposta ao que realmente deseja, transforma em ódio, exagero, repugnância, vergonha, etc, (por exemplo, uma mãe super protetora, pode ser por ter raiva de ter perdido o corpo de antes, e expressar isso através do excesso de proteção).
  • Regressão: tentar de certa maneira ‘’escapar’’ da realidade, com alguma contra reação, atitudes infantis (exemplo: roer a unha, chorar ou embebedar-se antes de uma prova importante).
  • Projeção: a pessoa projeta as próprias frustações no outro, (exemplo tem inseguras com o próprio corpo, e sempre crítica o biótipo físico das pessoas).
  • Racionalização: tenta sempre encontrar motivos aceitáveis para tudo que aconteceu (exemplo: uma mãe perde o filho e durante o velório diz que ‘’Um dia todos tem de morrer’’, tenta se auto consolar no momento de dor, mas continua sofrendo muito).

4-Segundo Freud qual é a função psicológica dos sonhos?

         De acordo com Freud, a principal função dos sonhos é a satisfação dos desejos. O Ego faz os sonhos para a breve satisfação dos desejos ‘’proibidos’’. O caso mais famoso e marcante, para a  interpretação destes, é relacionado a uma paciente que ele estava tendo algumas dificuldades e problemas, no sonho da injeção de Irma, Freud sonha que vê algumas feridas na boca de Irma, e descobre que ela está com uma infecção grave, aplica uma injeção nela com a agulha possivelmente enferrujada, que provocaria uma piora em seu estado de saúde. A partir deste caso, pode- se perceber o quanto os acontecimentos ocorridos, afetou seu estado psicológico e reagiu nos sonhos, de maneira a "se vingar" das dificuldades passadas com Irma.

Questão 05 – O que significa ‘ determinismo psíquico’ para a psicanálise?

O determinismo psíquico consiste na ideia de que nada acontece por acaso, ou seja, nossas ações, emoções e pensamentos não são reproduzidos do nada, todos são originados pelo inconsciente. O inconsciente faz parte do aparelho psíquico que integra os elementos instintivos (nunca foram conscientes e que não são acessíveis a ele) e materiais que fizeram parte da consciência, mas foram excluídos, retidos e reprimidos.

Questão 06- Quais são as vias de acesso ao inconsciente, consideradas pela psicanálise?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com