TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme "A experiencia"

Por:   •  21/10/2017  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

MALCON TAFNER, M.S.C. A construção do conhecimento segundo Piaget. Revista Eletrônica de Neurociência: Cérebro e Mente. Disponível em: http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm. Acesso em: 28/03/2017.

O filme “A Experiência”, relata a história do professor Tom que junto com sua assistente de projeto Dra Green elaboram uma pesquisa para avaliar o comportamento dos seres humanos. A pesquisa é realizada em uma penitenciária e conta a participação de 20 voluntários, ao caso que destes, 12 interpretaram papéis de prisioneiros e 8 de guardas penitenciários. É importante ressaltar que nenhum deles tiveram treinamento prévio para a atuação. Os guardas têm como missão manter a paz e a ordem fazendo com que os prisioneiros obedeçam as normas, sendo elas: Os prisioneiros serão identificados por números, terão que se dirigir ao guardas com “senhor guarda da prisão”, é proibido falar quando as luzes forem desligadas, comerem toda a comida, obedecer as ordens, e caso não acatarem serão punidos.

No decorrer das cenas, é possível observar que existe alguns infiltrados na pesquisa, o Major da Força Aérea que já conhece o jogo e mantém a postura calma e equilibrada, e o nomeado por número 77 que está a trabalho para um repórter, e traz consigo um óculos que filma algumas cenas julgadas importantes. A partir do quinto dia de pesquisa, alguns “prisioneiros” começam a perder a percepção da realidade, a ponto de serem levados para o hospital. Os “policiais” abusam da autoridade e agridem alguns prisioneiros, e um deles vem a óbito, o 53 sofre convulsão e agride os guardas, o 77 é humilhado e torturado, o 69 pede para sair do projeto e é castigado, a Dra Green é presa em uma cela. Essa alteração de contexto ocorre quando o professor se ausenta por um tempo determinado do local do projeto.  O projeto sai do controle dos pesquisadores, e termina com dois mortos e alguns feridos, inclusive o diretor do projeto.

O filme é baseado em uma história real, o projeto foi elaborado pelo professor Philip Zimbardo da Universidade de Stanford na Califórnia nos Estados Unidos, e tinha como objetivo maior avaliar a mudança do comportamento dos indivíduos de acordo com o ambiente em que estão inseridos. Para Piaget (1982) O ser humano é predisposto a adaptação ao ambiente, e esta age em dois processos, a tendência a adaptação intelectual que é onde o indivíduo trabalha o equilíbrio entre os mecanismos para associar e fazer um reconhecimento do ambiente, e a organização que constitui-se de elaboração de habilidades para integração ao meio nas concepções físicas e psicológicas.

Para o autor o sistema de adaptação é constituído de duas formas, através da assimilação e acomodação. Isto é, a assimilação desenvolvesse na capacidade que o sujeito tem de adaptar previamente a novos estímulos recebido pelo ambiente à sua estrutura cognitiva. E a acomodação ocorre quando o indivíduo não consegue compreender o novo estimulo, ou seja, ele não obtém uma estrutura cognitiva para receber este estimulo, ao caso da singularidade do mesmo. E quando há essa dificuldade, o indivíduo tende a desenvolver um novo esquema (padrão de comportamento e de pensamento) para a aceitação do estimulo ou modifica a sua estrutura cognitiva. Em todo o caso quando este modifica a estrutura o estimulo é integrado de imediato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com