TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

ANNA CAROLINE TELLES DE LIMA MAINARDES

TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

PONTA GROSSA

2014

Questões

  1. De acordo com o filósofo Lyotard a modernidade fracassou no cumprimento de suas promessas : ”(...)meu argumento é que o projeto moderno (de realização da universalidade) não foi abandonado nem esquecido, mas destruído, liquidado. Há muitas formas de destruição, e mutos nomes lhe servem como símbolo. ‘Auschwitz’ pode ser tomado como um nome paradigmático para a ‘não realização’ trágica da modernidade”.  Comente esse texto e  indique características da  noção de modernidade.

RESPOSTA:

O período característico da modernidade é condensado com uma série de acontecimentos que passam do Renascimento, as reformas protestantes, a Revolução científica e chega ao apogeu no séc. XVIII com o Iluminismo, um século, que se auto intitula o século das luzes. Após o séc. XVI, as ações, ou melhor, algumas pessoas começaram a pensar diferentemente dos pressupostos estabelecidos até então, começaram movimentos de valorização de homem em si. A principal característica desse pensamento moderno científico é que tudo seria explicado através de uma lei, um método analítico matemático, passa-se a desconsiderar as subjetividades que se apresentavam no meio social humano.

O Projeto Modernista de produção do saber foi destruído pelas consequências posteriores que isto viria a provocar. A ideia de progresso de evolução do pensamento cientificista moderno ocasionaria posteriormente as guerras dos estados-nações, tendo o auge na Primeira Guerra Mundial, 2ª Guerra, Regimes Totalitários, e também nas Revoluções Industriais.

Para finalizar questiona-se o que houve de errado, pois se os iluministas entendiam que a humanidade havia através da evolução plena para a universalidade, a evolução e o progresso, como condições adversas tão marcantes poderão ocorrer para mostrar que a humanidade não havia realizado o que se esperava?

  1. Quais as características da expressão pós-modernidade? Como esse  conceito se relaciona com a ideia de cibercultura?   Como essa questão afeta a educação?   Problematize e exemplifique.

Resposta:

Uma das características principais do Pós- modernismo seria a incorporação de princípios de racionalidade para a promoção do progresso, Lyotard, viu  a modernidade como uma constante forma de direção que visava sempre o progresso e a pós – modernidade como um movimento em si caracterizado com ênfase na mudança, no qual o progresso perderia o seu lugar de alvo ou o objeto a se alcançar e ainda ressalta que diversas teorias voltadas a alcançar o almejado progresso, acabaram sendo extintos.

Todas as novas tecnologias características da cibercultura e do pensamento pós-moderno exigem que a educação rompa com a lógica tradicional, e se insira no campo tecnológico, adaptando-se as novas formas culturais de trabalho de informações, por exemplo, a utilização e o trabalho com recursos áudio visuais modernos (projetores, internet, filmes, etc.)

A educação convive também com a dificuldade ao conciliar gerações que já nasceram em um mundo digital, e aquelas que estão se adaptando e aprendendo a lidar com essas tecnologias.

A pós – modernidade se caracteriza por uma nova forma de pensar a existência, o direcionamento da vida social, na qual se apresentam uma série de transformações e inovações, sendo extremamente necessário o ambiente educacional se aproximar e utilizar os melhores meios para atender as demandas necessárias ao momento presente, o objetivo a aprendizagem.

  1. Acesse online, vídeos de palestras que abordem a noção de disciplinariedade e educação.  Por exemplo http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=13090  . Busque definições para a noção de interdisciplinaridade na internet. Não esqueça de referenciar  a consulta.  Responda a seguir:

 Qual a raiz  ou as origens esse debate  do ponto de vista filosófico ou epistemológico?    Como a disciplinarização afeta a educação contemporânea e a nossa formação como professores? Como a educação matemática pode colaborar para romper com esse modelo ?  

           Resposta:

        O pensamento simplificador possui suas bases na disjunção, que separa os diversos tipos de conhecimento criando as disciplinas, na redução, onde analisa a parte como se fosse o todo e na abstração matematização e formalização da ciência.

O termo Transversalidade é entendido na educação como forma de organizar o trabalho didático fazendo com que temas como cidadania, ética, política, social, ambiental, etc., se integrem nas áreas de conhecimentos convencionais, fazendo um elo entre o tradicional e a nova realidade das escolas, despertando o interesse dos alunos e professores.

Os alunos não são iguais, a ideia de classes homogêneas do professor chegar e falar e ensinar  do mesmo jeito em três turmas diferentes não existe, é muito insuficiente. O importante é fazer uma ponte entre o disciplinar e o interdisciplinar. A união e boa vontade fazem a diferença e desperta o interesse dos alunos ao conhecimento e a busca de soluções.

  1. Acesse online, artigos que tratam da pesquisa em Filosofia da educação  e Matemática, ou Educação Matemática, Ensino de Matemática, ou ainda Matemática e interdisciplinaridade.
  1. Qual o endereço acessado?

http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20036/20036.PDFXXvmi=Bexb33lROqj40nhjLpgiPHmWkEZb6jSHxrSBuetkGNpHcI1X8igX1EVmjVxpfr8NT1pogUKXIaFVSHT20a11OWn9TWz9oIWiKnI1isZ2EFXxmRBm3DoSAN2uLCEakCt50c7jG7llMjU9cvwg9W9KLcfwOTHawcgwpoQ6vdsjxntLU224ZcPKo5he00pxcG5D5WJCbdVJCpuwrwBrJrd9wvoxwO6JucnBa8emlb6XBCu4a7wUzK47hsGOiNzO1Wpc

  1. De que trata o artigo? Resuma o texto.

O artigo foi escrito por uma aluna da Universidade Federal do Piauí – UFPI, apresenta a Transversalidade e ensino: o que falta para ser realidade?

A interdisciplinaridade é uma “exigência” não somente no que

tange às atividades escolares, mas também às práticas do dia-a-dia comas quais frequentemente nos deparamos.

A reflexão sobre a prática da transversalidade remete ao questionamento da formação do professor, discute o porquê de os professores de diferentes disciplinas poderem tratar de temas que envolvem questões de interesse comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com