Valêncio Constantino Mutine
Por: valenciomutine • 13/7/2019 • Monografia • 10.172 Palavras (41 Páginas) • 166 Visualizações
Valêncio Constantino Mutine
Estudos sobre atribuições Causais junto dos Alunos da Escola Secundária Geral 25 de Setembro, 8.ª, 10.ª e 12.ª Classe
Universidade Pedagógica
Quelimane
2018
Valêncio Constantino Mutine
Estudos sobre atribuições Causais junto dos Alunos da Escola Secundária Geral 25 de Setembro, 8.ª, 10.ª e 12.ª Classe
Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação e Psicologia, Delegação de Quelimane para a obtenção do Grau Académico de Licenciatura em Psicologia Educacional com Habilitações em Educação e Assistência Social. Supervisor: Prof. Doutor Argentil Omar do Amaral |
Universidade Pedagógica
Quelimane
2018
Índice
Declaração iii
Dedicatória iv
Agradecimentos v
Resumo vi
Abstract vii
INTRODUÇÃO 8
CAPITULO I: CONTEXTUALIZAÇÃO 10
1.1. Formulação do problema 10
1.2. Justificativa 11
1.3. Objectivos: 11
CAPITULO II: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 12
2.1. Fundamentação Teórica 12
2.1.1. Concepções sobre as atribuições causais 12
2.2. Princípios e história da teoria sobre atribuição causal 12
2.2.1. Teoria atribucional de Weiner (1971) 15
2.2.2. Atribuições Causais, Rendimento Académico e Estilos atribucionais 17
2.3. Atribuição causal e auto-estima 19
2.4. Atribuição causal e diferença de género 20
2.5. Consequências das atribuições causais 21
CAPITULO III: METODOLOGIA 23
3.1. Instrumento e momentos do estudo 23
3.2. Procedimentos de aplicação do instrumento 23
CAPITULO IV: ANÁLISE, DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 25
CONCLUSÃO E SUGESTÕES 29
Bibliografia 30
Anexos 33
Declaração
Declaro que esta Monografia é resultado da minha investigação pessoal e das orientações do meu supervisor, feita segundo os critérios em vigor na Universidade Pedagógica. O seu conteúdo é original e todas as fontes consultadas estão devidamente mencionadas no texto e na bibliografia final.
Declaro ainda que este trabalho não foi apresentado em nenhuma outra instituição para obtenção de qualquer grau académico.
Quelimane, _______de ________________de _____________
_____________________________________________________
(Valencio Constantino Mutine)
Dedicatória
Dedico este trabalho de culminação do curso á minha mãe Rosa R. Fernando
Agradecimentos
Agradecer a minha mãe Rosa R. Fernando por sustentar os meus estudos, aos meus irmãos, Eliseu C. Mutine e Angélica C. Mutine pelo companheirismo da vida e dos momentos difíceis.
Ao meu supervisor Professor Doutor Argentil Omar do Amaral, pela orientação, disponível para qualquer questão inerente ao trabalho, disponibilidade de material e companheirismo.
Aos docentes do Departamento de Ciências de Educação Psicologia pelo apoio.
Aos colegas do curso Jorge Sumila, Guerras Saraiva, Lídia C. Jahar, Destina Fanequisso, Belcks Ibraimo, Melita Mazuze e Agy Sacur pela experiência de poder partilhar conhecimentos e
Aos amigos Gésica Canivete, Nelson Cabazar, Eduardo João pelo apoio durante esse período.
Resumo
A atribuição causal diz respeito ao modo como os sujeitos explicam determinadas situações, neste contexto, os alunos vão desenvolvendo explicações que os ajudam a interpretar o sucesso ou insucesso nas tarefas escolares, essas inferências acabam influenciando as espectativas de um acontecimento porvir. Por outro lado, isso permite que o aluno procure compreender a si mesmo bem como presumir, controlar e alterar os seus comportamentos de realização em situações que sucederão. Entretanto, a teoria atribucional integra o pensamento, o sentimento e a acção. Conforme as atribuições que os alunos fizerem para o seu sucesso e fracasso, haverá reflexos na auto-estima, no auto-conceito e nas futuras expectativas. Considerando o instrumento QARE - (Questionário de Atribuição de Rendimento Escolar), construído por Almeida & Miranda em 2008, após a aplicação, os dados indicaram que, de uma forma global os itens que compõem o questionário são interpretações frequentes, pertinentes e úteis para auto-conhecimento, embora tenham existido algumas questões de difícil compreensão i.g. num conjunto de 20 questões, 14 itens foram considerados de fácil compreensão, contra 6 considerados de difícil compreensão. Conjugadas as várias questões que compõem os instrumentos, notamos que a concordância entre a teoria sobre atribuição causal e as questões inerentes a escala. O que nos leva a considerar que os itens do questionário estão intimamente ligados aos domínios da teoria de Weiner que são: a capacidade, o esforço, as estratégias, a tarefa, os professores e a sorte. Notamos ainda que os itens da escala são atractivos, portanto, mostraram-se concorrentes a vivencias dos alunos, ou seja, são questões que os alunos enunciam no dia-a-dia.
...