TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Quimica

Pesquisas Acadêmicas: Atps - Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

O alumínio é um metal jovem na indústria, pois sua produção começou há aproximadamente 150 anos. Em 1882 produziam 2 toneladas, em 1900 a produção era de 7000 toneladas, em 1943 produzia-se 22 milhões de toneladas e nos tempos atuais 35 milhões de toneladas.

A bauxita é o minério do alumínio, mas para chegar ao produto final, a bauxita passa pelo processo de Bayer, o mais comum para obtenção do oxido de alumínio da bauxita, é a extração e partição hidrometalúrgico.

O processo de Bayer extrai o hidróxido de alumínio da bauxita com uma solução de soda a temperaturas elevadas, separação dos resíduos sólidos, após o resfriamento da suspensão é retirado o hidróxido de alumínio, nesta etapa ele está supersaturado com a cristalização. O hidróxido obtido é transformado termicamente para óxido, ou alumina (Al2O3).

O óxido de alumínio é transformado em metal através do processo Hall-Heroult, onde através da eletrólise em temperaturas de 950º a 980ºC, a alumina é dissolvida em criolita fundida e através do ânodo do sistema dá-se a decomposição química do óxido de alumínio, obtendo o alumínio líquido em temperatura elevada. Cada 4 kg de bauxita se faz 2 kg de alumina e depois 1 kg de alumínio.

Com o alumínio liquido, se faz a adição de elementos de liga, em função da composição química desejada, seja na forma de tarugos para extrusão, placas para laminação, barras Properzi para trefilação ou lingotes para fundição.

O alumínio fundido dissolve outros metais e substâncias metaloides. Quando o alumínio se resfria e se solidifica, alguns dos constituintes da liga podem ser retidos em solução sólida. Isto faz com que a estrutura atômica do metal se torne mais rígida. Os átomos podem ser visualizados como sendo arranjados em uma rede cristalina regular formando moléculas de tamanhos diferentes daqueles do elemento de liga principal. A principal função das ligas de alumínio é aumentar a resistência mecânica sem prejudicar as outras propriedades

O metal quente pode manter mais elementos de liga em solução sólida do que quando frio. Consequentemente, quando resfriado, ele tende a precipitar o excesso dos elementos de liga da solução. Este precipitado pode ser na forma de partículas duras, consistindo de compostos intermetálicos, tais como: CuAl2 ou Mg2Si

Bibliografia:

Guia técnico do alumínio: extrusão: vol. 1 3.ᵃ Ed. – São Paulo:

Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, 2005

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com