TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Estufa

Seminário: Efeito Estufa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Seminário  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Ao contrário do que se pensa o efeito estufa é um fenômeno natural, responsável pelo aquecimento da Terra. Parte da radiação ultravioleta (UV-B e UV-C) é absorvida na estratosfera pelas camadas de gases estufa e de ozônio. A frequência desse tipo de radiação se modifica, transformando-a em radiação infravermelha que é emitida pela superfície terrestre, captada pelos gases estufa e devolvida à Terra, provocando seu aquecimento. Esse fenômeno mantém o planeta com temperatura equilibrada (cerca de 30 graus), garantindo a vida neste.

O nome Efeito Estufa originou-se a partir da comparação da camada de gases na atmosfera e o vidro presente em estufas comuns que deixa a luz solar entrar, aquecendo o solo e as plantas na estufa. Estes emitem para fora a radiação de calor, a qual bate no vidro, mas não passa completamente, sendo absorvido e emitido novamente pelo vidro.

Esse processo natural tem sofrido interferências antrópicas, o que tem causado a produção e o aumento da concentração de gases do efeito estufa (GEEs), tais como metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), clorofluorcarbonetos (CFC), ozônio (O3), óxido nitroso (N2O) e vapor de água. Fazendo com que a radiação solar que incide sobre a Terra seja cada vez mais retida na atmosfera elevando a temperatura do planeta, causando o chamado aquecimento global e provocando catástrofes como o descongelamento das geleiras nos polos, aumento dos níveis dos mares, riscos à saúde humana, entre outros.

O dióxido de carbono (CO2) é um gás oriundo da queima de combustíveis fósseis, de matéria orgânica e desflorestamento, e hoje contribui com 60% do efeito estufa no planeta. Já o metano (CH4) também pode ser gerado a partir da queima de combustíveis fósseis e de biomassa, mas ainda pela pecuária, matéria orgânica em decomposição e insumos agrícolas, e corresponde a 15% do efeito estufa. N2O, o chamado óxido nitroso é outro gás estufa que contribui para o aquecimento global, proveniente de fertilizantes e atividades de conversão do uso da terra, contribuindo em 5% deste fenômeno. Os temidos CFCs (clorofluorcarbonetos) são usados em sprays e máquinas de refrigeração, colaboram com 12% do efeito estufa. O vapor de água é essencial ao processo do efeito estufa, mas tem pouca influência antrópica. E o gás ozônio (O3), que faz parte de uma das camadas protetoras da Terra, também atua como agente do efeito estufa (gerado pela queima de biomassa e ação solar sobre hidrocarbonetos).

Causando problemas à saúde humana, relacionados aos impactos do efeito estufa são entre outros: ondas de calor, inundações, afogamentos, doenças transmitidas por água contaminada etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com