TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Memória

Ensaios: Gerenciamento De Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Como sabemos, os computadores utilizam uma hierarquia de memória em sua organização, combinando memórias voláteis e não-voláteis, tais como: memória cache, memória principal e memória secundária. Ao sistema operacional é destinada a função de coordenar e gerenciar a utilização dessas memórias de forma eficiente. Este serviço é implementado pelo sistema operacional através do gerenciador de memória. O gerenciador de memória controla quais partes da memória estão sendo utilizadas e quais não estão. Além disso, ele é responsável por alocar espaço em memória aos processos que serão executados e liberar as posições de memória ocupadas quando os processos são finalizados. Uma outra funcionalidade do gerenciador de memória é controlar o swapping de informação, constante na execução das aplicações. Para iniciar a discussão sobre o tema da aula vamos entender, primeiramente, a função da MMU.

Unidade de Gerência de Memória (Memory Management Unit (MMU)

A MMU é um módulo de hardware que faz o mapeamento entre os endereços lógicos (end. da memória virtual) e os endereços físicos da memória (RAM), ou seja, é um dispositivo que transforma endereços virtuais em endereços físicos. Para isso, a MMU normalmente traduz número de páginas virtuais para número de páginas físicas utilizando uma cache chamada Translation Lookaside Buffer (TLB). Na figura abaixo temos ilustrado o mecanismo de tradução dos endereços.

Prof. Dr. Jean M. Laine

1

Sistemas Operacionais Em geral, os programas precisam ser compilados para que possam ser executados no sistema computacional. Várias atividades ocorrem entre o instante em que o mesmo é compilado e o momento em que ele inicia sua execução: geração do código objeto, código executável, alocação em memória, nova entrada no PCB, inserção da referência do processo na fila de apto, etc. O mecanismo tradicional de transformação de programas em processos é ilustrado abaixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com