TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão

Trabalho Universitário: Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Resíduos Químicos Perigosos: “São todos os resíduos sólidos, semissólidos e os líquidos não passíveis de tratamento convencional, resultantes da atividade industrial e do tratamento convencional de seus efluentes líquidos e gasosos que, por suas características, apresentam periculosidade efetiva e potencial a saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio publico e privado, requerendo cuidados especiais quanto ao acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição". Fonte: FEEMA/PRONOL DZ 1311.

Métodos de tratamento de resíduos perigosos

Tratamento de resíduos perigosos refere-se a qualquer processo que destrói, fisicamente altera ou neutraliza resíduos perigosos material. Existem dezenas de métodos para o tratamento de resíduos perigosos, mas apenas alguns são amplamente utilizados. Os US Environmental Protection Agency relaciona três tipos de tratamento de resíduos perigosos: combustão e incineração; unidades de eliminação de terra; e poços de injeção subterrânea. Além de tratamento químico, estes são os métodos mais comuns de lidar com materiais de resíduos perigosos.

Incineração e combustão

A Incineração do lixo é uma prática muito antiga para a eliminação do lixo, principalmente em áreas rurais, é a queimada desse material. Porém, quando feita de forma "artesanal", traz ao meio ambiente mais prejuízos que benefícios. Uma sugestão para a resolução desse problema é a incineração do lixo. Incineração é o processo de queima do lixo a altas temperaturas. O objetivo principal de tal procedimento é a redução do volume de lixo. O principal problema oriundo desse processo é a poluição do ar devida aos gases liberados durante a combustão e a resíduos que passam pelos filtros e não são capturados, mas esses transtornos são, em sua maioria, gerados por mão de obra desqualificada e não como consequências diretas do processo.

Unidades de eliminação de terra

Unidades de eliminação de terra envolvem a eliminação de resíduos em ou na terra. Aterros sanitários são as formas mais comuns de unidade de eliminação de terra; outras unidades incluem unidades de superfície de represamento e resíduos de pilhas. Uma unidade de eliminação de terra é projetada para conter permanentemente os materiais de resíduos perigosos. Os resíduos continuam a ser perigosos — embora possam ser tratado previamente – e normalmente é colocado em uma unidade de eliminação da população em geral para evitar a contaminação.

Injeção de poços profundos

Manipuladores geralmente usam injeções de poços profundos para resíduos perigosos líquidos. Eles injetam o líquido subterrâneo, em rochas porosas, tais como calcário ou arenito para ser absorvida, ou abaixo da camada superior do solo. Se manuseados incorretamente, os resíduos perigosos podem correr em vias navegáveis interiores e potencialmente contaminar o abastecimento público de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com