TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microminerais

Resenha: Microminerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  297 Visualizações

Microminerais

Os catorze microminerais, também denominados oligoelementos, são responsáveis por menos de 15 g (aproximadamente 0,001%) da massa corpórea total.

A quantidade necessária de um mineral não reflete a sua importância para o organismo. A deficiência de um mineral necessário apenas em quantidades mínimas pode ser igualmente ou mais prejudicial do que a deficiência de um mineral necessário em quantidades maiores. O excesso de minerais no organismo, porém, não apresenta qualquer finalidade fisiológica útil e pode ser até tóxico.

A maioria dos minerais, tanto os macrominerais quanto os microminerais, ocorre livremente na natureza – principalmente nas águas dos rios, lagos, oceanos, na camada superior do solo e debaixo da terra (nos sistemas de raízes das plantas) e na estrutura corporal dos animais que consomem plantas e água que contêm minerais.

As quantidades dietéticas recomendadas (QDR) para ingestão diária foram estabelecidas para a maioria dos minerais (com exceção do estanho, níquel, vanádio e silício) e pode ser suprida facilmente por uma alimentação adequada.

Os suplementos de minerais, assim como os de vitaminas, em geral não apresentam nenhum benefício adicional, pois esses minerais são prontamente disponíveis em nosso alimento e na água. Entretanto, alguma suplementação pode ser necessária em regiões geográficas onde o solo ou o suprimento de água carece de um determinado mineral.

A importância das inter-relações entre nutrientes com respeito a absorção, transporte, utilização e necessidade é agora reconhecida.

Por exemplo, a absorção em excesso de zinco depende da disponibilidade não apenas do zinco, mas também da albumina, a proteína de transporte.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com