TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL NOS CAPS

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

01. INTRODUÇÃO.................................................................................................

3

02. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ......................................

3

03. OBJETIVOS...............................................................................................

3

04. JUSTIFICATIVA...............................................................................................

4

05. METODOLOGIA..............................................................................................

4

06.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA............................................................................

5

07. CRONOGRAMA...............................................................................................

7

08. ORÇAMENTO..................................................................................................

8

09. RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................

8

10. REFERENCIAS................................................................................................

8

01. INTRODUÇÃO

O trabalho do profissional Assistente Social na saúde mental, mais precisamente no CAPS Madeira Mamoré, com a finalidade de verificar o comprometimento destes com os interesses dos cidadãos; sua contribuição para identificar as causas dos problemas que afetam a vida social dos pacientes e familiares e como utilizam seu conhecimento técnico-operativo e ético-político para um bom acolhimento dos pacientes no CAPS.

O assistente social e um dos profissionais indispensáveis na inclusão desses usuários no convívio social, seguindo um raciocínio de que a rede é baseada na colaboração entre os profissionais que formão e operam um sistema.

O papel do assistente social junto a equipe técnica e de suma importância para a organização, desenvolvimento e manutenção do ambiente terapêutico no a atendimento ao usuário.  

02. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

  •   A atuação do Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial CAP’s Madeira Mamoré em Porto Velho.

03. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICO

Objetivo Geral:

  • O objetivo do projeto e analisar a importância do Assistente Social no processo de atendimento aos usuários com transtornos mentais no Caps. Madeira Mamoré

Objetivo Especifico:

  • Identificar qual a função do Assistente Social no Caps.;
  • Verificar como ocorre a orientação social e o meio de atendimento individual ao usuário, seu familiar ou cuidador;
  • Expor quais os direitos garantidos em lei;
  • Levantar quais os programas desenvolvidos pelo assistente social para o atendimento do usuário.

04. JUSTIFICATIVA

Minha intenção em pesquisa sobre a importância do assistente social no caps madeira Mamoré e devido ao acompanhamento que faço há anos com um dos meus familiares, a saúde mental tornou-se foco de muitas preocupações não só no âmbito da saúde, mas também no âmbito social, institucional e até mesmo previdenciário. Para a população em geral, a pessoa portadora de transtornos mentais ainda causa a ideia de ameaça e perigo. Nesse sentido, considerar que o portador de transtornos mentais é outro de nós e que deve ser tratado da mesma forma que todos, sem distinção alguma, poderá nos mostrar que nossa visão sobre o assunto deve ser ampliada.

A Lei da Reforma Psiquiátrica 10.216/2001 redireciona o modelo de assistência em saúde mental de modo a garantir a proteção e o direito das pessoas portadoras de transtornos mentais disporem de um tratamento digno e humanizado.

Diante disso, busca-se mostrar que assistente social precisa reconhecer que eles possuem um espaço legítimo na saúde mental. As demandas postas à profissão ao longo da política de saúde mental podem ampliar os espaços de reconhecimento destas no atendimento às necessidades sociais explicitadas pelos usuários da saúde mental.

05. METODOLOGIA

O estudo realizado procurou fazer um levantamento para obtenção dos dados por meio de pesquisa bibliográfica, sendo utilizada para o levantamento de dados.  As bibliografias relacionadas à saúde mental a lei 10. 216/2001 e a importância da Assistente social na instituição a Resolução CFESS 493/2006, artigos científicos e livros. 

06. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

        A proposta deste projeto que será uma pesquisa sobre a importância da atuação do Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial CAPS Madeira Mamoré em Porto Velho estará baseada no conhecimento já utilizado por diversos autores e principalmente na Reforma Psiquiátrica Brasileira apresentando a Lei 10.216/2001 e o novo modelo de assistência à pessoa portadora de transtornos mentais, bem como a função relevante do assistente social de acordo com os parâmetros para atuação definidos na Resolução CFESS 493/2006.

        Nesse contexto, a Lei da Reforma Psiquiátrica 10.216/2001 redireciona o modelo de assistência em saúde mental de modo a garantir a proteção e o direito das pessoas portadoras de transtornos mentais disporem de um tratamento digno e humanizado. A lei garante ainda que toda pessoa portadora de transtorno mental tenha direito de ser tratada com humanidade e respeito, sendo protegida contra qualquer forma de abuso e exploração, além do acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde possível, em um ambiente terapêutico que não seja invasivo, em serviços comunitários de saúde mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com