TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Da Agua

Ensaios: Qualidade Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

FAENG

Matheus Otubo Pereira

ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS.

Campo Grande – MS

2014

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho foi analisar alguns parâmetros físico-químicos da água, que são para o estudo da qualidade da água e classificação de um corpo d’água. A amostra foi coletada no Lago do Amor, no município de Campo Grande-MS e analisada no LAQUA-Laboratório de Qualidade da Água, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no campus de Campo Grande-MS.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

pH - O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

Cor - A cor de uma amostra de água está associada ao grau de redução de intensidade que a luz sofre ao atravessá-la, devido à presença de sólidos dissolvidos.

Transparência - A transparência de um corpo d’água é medida com o disco de Secchi, pode ser entendida como a capacidade que os raios solares tem em penetrar em maior ou menor profundidade o afluente.

Condutividade - É uma medida relacionada a quantidade de sólidos dissolvidos presentes na água, é definida como a capacidade da água de conduzir corrente elétrica.

Sólidos Sedimentáveis - Sólidos sedimentáveis pode ser definido como a porção de sólidos que está em suspensão, e se sedimenta pela ação da gravidade durante uma hora, em uma amostra de um litro que é mantida em repouso no cone Imhoff.

Turbidez - A turbidez é causada por partículas sólidas em suspensão, como argila e matéria orgânica, que formam coloides e interferem na propagação da luz pela água. Entretanto, não se pode relacionar unicamente a turbidez à sujeira da água, pois são numerosos os fatores que interferem na absorção e na reflexão da luz, como o tamanho das partículas, sua forma geométrica dispersiva da luz e sua coloração. Pode-se apenas mencionar a turbidez total da água, em uma testagem quantitativa.

2. MATERIAIS UTILIZADOS

- Amostrador Alpha-horizontal Wildco (coletor de amostras)

- Condutivímetro

- Turbidímetro

- pHmetro

- Disco comparador de cor

- Disco de Secchi (medição de transparência)

- Termômetro

- Cone Imhoff

3. DESENVOLVIMENTO

A amostra foi coletada no Lago do Amor nas coordenadas UTM 521 E 748400 N 7731025 no município de Campo Grande – MS no dia 18 de agosto de 2014 no período de 08:00 às 09:00 horas da manhã. Foi coletada uma amostra simples (denominadas e divididas 1A e 1B) com a ajuda de um amostrador Alpha-horizontal Wildco à uma profundidade de 15 cm; alguns parâmetros como a temperatura do ar, temperatura da amostra e transparência foram analisadas já no local da coleta para não sofrerem alterações até chegar ao laboratório. Após feita a coleta, as amostras foram levadas ao LAQUA, onde foi iniciada uma nova bateria de análises. A amostra 1A foi colocada em um cone de Imhoff para sofrer decantação por 45 minutos, enquanto a amostra 1B foi utilizada para medir o pH. O primeiro passo para medir o pH da amostra foi calibrar o pHmetro: lavar com água destilada, configurando para uma solução tampão 7 e esperar estabilizar, lavando com água destilada novamente, configurando para uma solução tampão 4 e esperar estabilizar, lavando novamente com agua destilada para poder analisar a amostra. Após colocar uma porção razoável da amostra 1B em um béquer e homogeneizá-la, foi inserido o medidor do pHmetro e tomou-se o cuidado para não encostar o medidor nas paredes do recipiente e sempre mexendo em círculos o medidor dentro do béquer até que o mesmo esteja estabilizado, podendo assim ler o resultado correto. O próximo parâmetro analisado foi a condutividade, que foi feito com o auxilio de um condutivímetro após sua devida calibração, nesta análise também é importante homogeneizar bem a amostra e, se possível, usar um béquer de maior circunferência para evitar a interferência das paredes do recipiente no resultado. Após analisada a condutividade, foi analisada a cor, e para isso usou-se um colorímetro que não necessita ser calibrado, apenas utiliza um frasco de água destilada e outro frasco com a amostra, e a análise é feita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com