TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Solidos

Ensaios: Residuos Solidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

O Plano Diretor de Resíduos Sólidos de Guarulhos (PDRS) foi elaborado de forma transparente, democrática e participativa definiu as regras para o manejo dos resíduos sólidos gerados, transformados ou destinados no município, bem como as responsabilidades dos diversos agentes atuantes no ciclo de processamento dos resíduos.

Com a finalização do Plano Diretor de Resíduos Sólidos, Guarulhos conclui o Plano Municipal de Saneamento Básico, que já conta com os Planos Diretores de abastecimento de Água, de Esgotamento Sanitário, de Drenagem Urbana e Manejo de aguas Pluviais. Com base nas diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Social, na Política Federal de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010).

Sob a coordenação da Secretaria de Serviços Públicos, a elaboração do PDRS de Guarulhos contou com a participação das diversas secretarias e órgãos municipais, e com a participação de diversas representações técnicas, políticas, sociais, religiosas, educacionais, empresariais, comerciais, sindicais, hospitalares, agremiações políticas, por meio da realização das 5 oficinas de estudo do PDRS, a saber:

1ª: Lançamento do Diagnóstico do PDRS;

2ª: Apresentação do Prognóstico do PDRS;

3ª: Manejo dos Resíduos da Construção e da Demolição;

4ª: Manejo dos Resíduos Secos Recicláveis;

5ª: Manejo dos Resíduos Orgânicos;

Coleta regular

A coleta regular está presente em todos os bairros da cidade. Entende-se por coleta regular, os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação dos diversos resíduos provenientes das casas, das feiras e varejões públicos.

A coleta regular, não retira os entulhos, materiais de construção, terra e galhos de árvores devem ser encaminhados pelos munícipes aos PEVs.

PEVs

Pontos de Entrega Voluntária, que são locais adequados para recebimento de entulhos, madeiras, podas e móveis velhos. Quando o morador, precisa descartar algum dos resíduos citados acima, é simples, é só se dirigir a qualquer um dos 16 (dezesseis) PEVs instalados na cidade e depositar o resíduo gratuitamente.

O PEV não recebe resíduo úmido domiciliar (restos de comida, lixo de banheiro e etc.), lâmpadas fluorescentes, borra de lava rápido, pilhas e baterias, óleos lubrificantes.

Nos casos de grande quantidade de entulho, o munícipe deverá entrar em contato com empresas de caçambas cadastradas na Prefeitura de Guarulhos, para que a destinação deste material seja a correta.

Resíduos hospitalares

Os resíduos dos serviços de saúde são todos aqueles resultantes de atividades exercidas nos serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento (tanatopraxia e somatoconservação); serviços de medicina legal; drogarias e farmácias inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centros de controle de produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, entre outros similares. (Resolução nº 358 do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) classifica os resíduos dos serviços de saúde em 5 grupos, sendo que os grupos A e E são infectantes e devem ser tratados de forma diferenciada.

Segundo a Resolução CONAMA Nº5 todo estabelecimento público ou privado de serviço de saúde deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

A CETESB tem a responsabilidade de analisar os sistemas de transporte e tratamento dos resíduos contaminantes, assim como licenciar e fiscalizar o tratamento e a destinação final destes resíduos.

Geração dos RSS

Em Guarulhos são 109 estabelecimentos públicos que geram resíduos de serviços de saúde. Dos geradores privados, 209 estabelecimentos usam o sistema público de coleta tarifada. Em 2009 aproximadamente 76% dos resíduos infectantes tratados por meio do sistema público tinham origem nos serviços públicos de saúde, e 24% vinham de geradores privados. Cerca de 4.000 toneladas são geradas anualmente nestes estabelecimentos.

Resíduos úmidos

São aqui considerados como resíduos úmidos os restos de alimentos, como frutas, verduras e legumes, e podas. Podemos perceber que a maior concentração desses resíduos estão nas feiras de abastecimento, varejões de frutas, legumes e verduras.. Em Guarulhos (2008) cerca de 53% dos resíduos domiciliares são matéria orgânica, parte significativa deste montante são de resíduos úmidos, e parte menor são de rejeitos aterráveis em decorrência de contaminação, seja por agentes patogênicos ou por substâncias como óleo de origem vegetal ou animal.

Geração

Principais Geradores de Resíduos Úmidos :

126 Escolas Municipais

CEAG e sacolões

104 Supermercados

350 mil domicílios

850 Restaurantes

Secretaria do Meio Ambiente

Bandeirante (distribuidora de energia)

Considerando todas as fontes citadas estima-se a geração de mais de 560 toneladas de resíduos úmidos por dia na cidade de Guarulhos.

Coleta e transporte

A coleta e transporte do resíduo úmido diferem segundo a fonte geradora. Os úmidos gerados nos domicílios e os resíduos das escolas são coletados pelo serviço de coleta convencional.

Os grandes geradores – supermercados, sacolões, grandes restaurantes, CEAG – contratam coleta privada.

As podas são transportadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com