Uma agenda para o século XXI e sua aplicação na vida cotidiana
Relatório de pesquisa: Uma agenda para o século XXI e sua aplicação na vida cotidiana. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: helicasuzan • 12/11/2014 • Relatório de pesquisa • 493 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
1 Introdução
Trataremos sobre Agenda 21 e suas e sua aplicação no nosso dia à dia, para que possamos cada um fazer a sua parte para que tenhamos um futuro com qualidade e autossustentável.
2 Desenvolvimento:
Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Agenda 21 Pessoal
1. Coleta seletiva – Separar mais adequadamente o lixo de casa, Lave e seque os resíduos para facilitar a vida das cooperativas de catadores e não inviabilizar a reciclagens.
2. Pilhas e Baterias; Racionalizar o uso, procurando utilizar as recarregáveis. Assim evita se o descarte além de economizar.
3. Reutilizar embalagens; Várias embalagens que consumimos diariamente, principalmente os vidros de maionese, geleias, azeitonas e afins, podem ser reutilizadas para armazenar comida e objetos.
4. Papel; Optar sempre pelo reciclado. Uma vez que o consumo de papel estimula a derrubada das árvores.
5. Impressão; Imprimir estritamente o necessário.
6. Educação Ambiental – Conscientizar em casa e no meu condomínio, quanto são importantes as ações sustentáveis e redução do consumo de água;
7. Banho; Diminuir o tempo do banho.
8. Óleo de cozinha; Armazenar e dispensar em coletores próprios.
9. Máquina de lavar roupas; usar somente quando estiver com a capacidade máxima.
10. Automóvel; Utilizar somente quando for extremante necessário. Utilizar mais a bicicleta e andar a pé.
11. Almanaque de Práticas Sustentáveis - Explorar a bibliografia onde tem muitas dicas sustentáveis e incentivar o próximo para que explore também.
12. Energia – Economizar e incentivar a economia de energia elétrica. Combater energicamente o desperdício de luz.
12.1. Lâmpadas; Trocar as lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes ou d e LED, mais econômicas.
12.2. Stand By; Tirar todos os eletrônicos do stand By.
12.3. Eletrônicos; adquirir somente os que possuem o selo A, de consumo de energia.
13. 7 Erres – Aplicar os 7 erres no dia à dia (Refletir, recusar, reutilizar, repensar e radicalizar).
3 Considerações:
Agenda 21 não é um “documento” que “precisa ficar pronto” e ser “entregue” a quem quer que seja. É um instrumento de democracia participativa, sem a qual não será possível construir o desenvolvimento sustentável, capaz de reverter os rumos da destruição. É uma ferramenta para a tomada de decisão, uma vez que é inquestionável sua legitimidade, devendo ser adotada por todos em um “processo” em que toda a sociedade avalia o presente e aponta os rumos para o futuro em que a sociedade diagnostica seus problemas ambientais, econômicos e sociais, e manifestas sua opção pelo
...