TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética profissional

Por:   •  15/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.472 Palavras (14 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 14

ARIANE MARQUES

BIANCA MENDES

EDNALVA SOARES

ILMA PEREIRA

ROSANE ANJOS

SELMA MARISA

EFETIVACAO DO CÓDIGO DE ÉTICA, DE 1986 E A VALIDACÃO DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO PARA A PRÁXIS PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL.

SALVADOR

2015

ARIANE MARQUES

BIANCA MENDES

EDNALVA SOARES

ILMA PEREIRA

ROSANE ANJOS

SELMA MARISA

EFETIVACAO DO CODIGO DE ÉTICA, DE 1986 E A VALIDACÃO DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO PARA A PRÁXIS PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL.

Trabalho apresentado para avaliação da Disciplina Ética Profissional do curso de Bacharelado em Serviço Social , da UniJorge.

Orientador: Sandra Moreira de Carvalho

SALVADOR

EFETIVACAO DO CÓDIGO DE ÉTICA, DE 1986 E A VALIDACÃO DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO PARA A PRÁXIS PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL.

Resumo:

O artigo em questão tem como objetivo tecer uma discussão acerca do código de ética efetivado em 1986 e a diferença do código de 1993 juntamente com validação do projeto ético-político no trabalho cotidiano do assistente social. Para tal serão contempladas algumas discussões no que pertence a construção do projeto ético-político da categoria que regulamenta a profissão, Toda a discussão aqui desenvolvida tem como foco afirmar ou contestar a hipótese inicial que o projeto ético-político não vem sendo efetivado no trabalho cotidiano do assistente social devido às práticas conservadoras que ainda permeiam o pensar e o fazer social com os princípios éticos, e a falta de estrutura da rede de atendimento do usuário quase sempre em estado de precariedade, tanto na falta de profissional na área, como falta de políticas publicas e estrutura física.

Abstract:

The article in question aims to make a discussion about the effected code of ethics in 1986 and the 1993 code difference along with validation of the ethical-political project in the daily work of the social worker. To do this will be covered some discussions pertaining to construction of the ethical-political project category which regulates the profession, whole discussion developed here focuses affirm or disprove the initial assumption that the ethical-political project has not been effected in daily work social worker due to conservative practices that still pervade the thinking and social cause ethical principles, and the lack of user service network structure often in precarious state, both the lack of professional in the field, such as lack of public policies and physical structure.

INTRODUÇÃO:

O código de 1986 obteve ganhos e conquistas através da negação da base filosófica tradicional e conservadora tida nos códigos anteriores a afirmação de um novo, deixamos de ver um agente de subalternidade e apenas executivo para tornar-se um profissional comprometido com o usuário e a classe trabalhadora.

O código de 93 preservou as conquistas do código de ética de 86 porem sua formulação tornou-se necessário, pois o mesmos era tido como ineficiente principalmente no ponto de vista das normas, precisava de maior objetividade era necessário um novo código, um código mais eficiente que atendesse as necessidades de criação de novos valores éticos fundamentados numa definição mais abrangente de compromisso com os usuários com base na liberdade, democracia , cidadania, justiça e igualdade social.

Era preciso objetivar as praticas com mais rigor, consolidar as conquistas tanto para criar maior adequação dos parâmetros quanto para permitir uma instrumentalização melhor na prática profissional.

Diante dos novos projetos societários da década de 80 que o País atravessa, depois de 20 anos de ditadura do regime militar, Tancredo Neves é eleito o primeiro presidente civil, porém no dia anterior a sua posse Tancredo é acometido de uma súbita dor abdominal evoluindo seu quadro para óbito; existiram muitas conspirações a cerca deste acontecimento mas com a morte de Tancredo o seu vice José Sarney é empossado no seu lugar assumindo a Presidência da Republica.Um problema grande na época era a inflação, no intuito de eliminar este mal o Presidente Sarney lançou um conjunto de medidas ao afim de barra a inflação então este pacote de medidas recebeu o nome de Plano Cruzado,essa medida era fiscalizada pelo povo era o cidadão que denunciava os aumentos abusivos, logo os preços foram congelados. Em março de 1986 acontece a 8ª Conferencia de Saúde e a criação do SuS.

Dentro destes movimentos as Assistentes Sociais exigem que seja efetivado uma nova ética e que demonstre o pleito coletivo das lutas das classes trabalhadoras e das categorias ligadas ao Serviço Social e que seja superada a perspectiva da historia e da critica. Era preciso objetivar as praticas com mais rigor, consolidar as conquistas tanto para criar maior adequação dos parâmetros quanto para permitir uma instrumentalização melhor na prática profissional. A nova ética é a efetuação da categoria das lutas de classes trabalhadoras em consequência da nova visão da sociedade brasileira, a categoria solicitou uma opção clara por uma pratica profissional vinculada aos interesses do Assistente Social.

ÉTICA PROFISSIONAL

Entende-se que a ética profissional inserida no serviço social, difere-se da ética individual ou da ciência por ter uma relação mais precisa com o quadro social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com