Trabalho Completo ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: juli_ana 28 maio 2013

Palavras: 5689 | Páginas: 23

Questão 01 – 01

Todas as Fases da História das organizações foram importantes e significativas. Comente a importância da revolução industrial no processo de amadurecimento e modernização das indústrias?

A Revolução Industrial teve influencias sociais políticas e econômicas. Advento da máquina a vapor falta de trabalho, uso da tecnologia no campo e na cidade e surgimento das corporações de ofício.

A revolução industrial foi importante, pois proporcionou a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, a mecanização da indústria e da agricultura, o desenvolvimento do sistema fabril e a expansão do capitalismo.

Questão 02 – 02

As empresas e os administradores podem sofrer de entropia? Em caso positivo, o que fazer para que isso não ocorra?

Sim. Existe entropia quando há perda de energia ou de insumos no que não são devidamente aproveitados, para que isso não ocorra, o administrador mais do qualquer outro profissional precisa identificar e localizar oportunidades de construir sinergia dentro de uma organização e eliminar focos de perdas.

Questão 03 – 03

Comente a importância de divulgar e estabelecer padrões sobre a missão, visão e valores da organização?

A missão é a razão de ser do próprio negócio. Por que foi criado, e para que ele existe. A missão da empresa esta voltada para a definição do negócio e do cliente a fim de definir exatamente o que fazer, como fazer e para quem fazer.

A visão serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar. A visão organizacional indica quais são os objetivos a serem alcançados nos próximos cinco anos para orientar os seus membros quanto ao futuro que a organização pretende transformar em realidade.

Os valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre as pessoas e empresas.

Questão 04 – 04

As Empresas são constituídas basicamente de três níveis hierárquicos – nível institucional, intermediário e operacional. Explique casa um deles.

Nível Institucional: é o nível estratégico; corresponde ao mais elevado da empresa, composto dos diretores, dos proprietários ou acionistas e dos altos executivos.

Nível intermediário: é também chamado mediador ou gerencial; está colocado entre o institucional e operacional. Cuida da articulação interna entre os dois níveis respectivamente colocados no topo e na base da organização empresarial. Cabe ao nível intermediário administrar o nível operacional e cuidar das decisões nos níveis departamentais relacionadas com o dimensionamento e a alocação dos recursos necessários às atividades da empresa.

Nível operacional: é também denominado nível técnico ou núcleo técnico; está localizado nas áreas inferiores da empresa. Relaciona-se com os problemas ligados à execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da empresa. Nele estão as máquinas, e equipamentos, as instalações físicas, as linhas de montagem e etc.

O nível operacional não se encontra exclusivamente na área de produção dos bens e serviços realizados pela empresa. Nem sempre este situado exclusivamente nos níveis mais baixos da hierarquia organizacional.

Questão 05 – 05

Qual a importância das empresas para a sociedade como um todo?

Na moderna sociedade em que vivemos, quase todo processo produtivo é realizado dentro de organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. o homem modernos passa maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita, entre outras coisas.

Questão 06 – 06

Como executivo principal da BioVita, Edmundo Correia procura organizar a empresa de acordo com padrões racionais e lógicos. Sua opinião é de que a empresa é uma organização viva e cuja estrutura e funcionamento devem ser melhorados ao longo do tempo, de acordo com as teorias tradicionais. Contudo, Edmundo nota que, apesar de elevada eficiência interna de sua organização, algo estranho esta acontecendo. Apesar de seus padrões excelentes de trabalho a empresa esta perdendo mercado e cliente. Por outro lado os concorrentes estão passando disparadamente a frente (CHIAVENATO, 2006, p.273).

Assinale as afirmativas:

O executivo não precisa se preocupar, pois é uma fase passageira.

Os concorrentes não servem como parâmetro para verificar se a empresa como um todo e tomar urgente algumas providencias.

O executivo precisa se preocupar, analisar a empresa como um todo e tomar urgente algumas providencias.

A missão, visão e valores não são relevantes e não devem ser revistos.

O CEO Edmundo Correia faz parte do nível institucional da organização.

São verdadeiras apenas as afirmativas:

a) I,II,IV e V

b) III e v

c) II,III,IV e V

d) II e III

e) II,III e IV

Questão 07 – 07

A administração é fundamental na condução da sociedade moderna. Ela não é o fim de si mesma, mas o meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma com menor custo e com maior eficiência e eficácia. Prefeitos, governadores, presidentes de empresas publicas ou privadas, gerentes e executivos, empreendedores em geral necessitam de conhecimento administrativos para alcançar resultados excelentes em suas funções. (CHIAVENATO, 2006, p.13). E para que a empresa consiga ser cada vez melhor é imprescindível que tenha uma visão clara e bem definida. Sem esses dois conceitos é impossível que a empresa consiga permanecer durante muito tempo no mercado.

Considere as afirmativas:

A missão significa a razão de existência de uma organização, ou seja, refere-se a finalidade ou motivo pelo qual a organização foi criada. A missão norteia a empresa.

A visão envolve objetivos essenciais da organização

A visão é a imagem que a empresa tem do futuro – é o que ela gostaria de ser em um determinado prazo de tempo.

Se os funcionários da organização não conhecem a missão da empresa, desconhece onde ela pretende ir.

As empresas bem sucedidas mudam em todo momento sua missão e visão.

São verdadeiras apenas as afirmativas:

a) III, IV e V

b) I,II,III,IV

c) II,III e IV

d) I,II e V

e) I,III e IV

Questão 08 – 08

As empresas comerciais – bem como as instituições de serviço publico – são órgãos da sociedade. Elas não existem por conta da própria, mas para cumprir uma finalidade social especifica e satisfazer, uma necessidade exclusiva da sociedade, da comunidade ou do indivíduo. Não são fins em si, são meios. A pergunta correta a fazer a respeito delas não é “o que elas são”, mas sim “o que elas devem fazer e quais são suas tarefas?”. A Administração, por sua vez, é um órgão da instituição. A pergunta “O que é a Administração?”, vem em segundo lugar. Primeiro deve-se definir a administração e suas tarefas. Há três tarefas de igual importância, mas essencialmente diferentes das quais a Administração tem de se desincumbir para que a instituição a seu cargo fique capacitada a funcionar e a dar sua contribuição. Atingir a finalidade e a missão especificas da instituição, ou seja, uma empresa comercial, um hospital ou uma universidade, tornar o trabalho produtivo, administrar os impactos sociais e as responsabilidades sociais. (DRUCKER, 2001, p.205).

Assinale a alternativa correta:

a) A palavra administração vem do latim Ad(direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).

b) A palavra administração vem do latim ad (cuidado) e minister (subordinação ou obediência).

c) A palavra administração vem do latim ad (alinhamento) e minister (produção).

d) A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (ministério).

e) A palavra administração vem do latim ad (reengenharia) e minister (população).

Questão 09 – 09

a) Pouco burocracia e muita flexibilidade.

b) Os colaboradores são generalistas e especialistas.

c) os funcionários são especialistas e a empresa é extremamente burocratizada.

d) Existem regras e normas, porem é bastante flexíveis.

e) Existe oportunidade de crescimento para todos os funcionários.

Questão 10 – 10

Nesta fase as empresas lutam com a acirrada concorrência e enfrentam a dificuldade em entender as reações do mercado e as ações dos concorrentes. A tradição e o passado são coisas que se foram e não resolverão o problema da atualidade e nem do futuro (CHIAVENATO, 2007, p.7).

O texto acima se refere a:

a) Fase da globalização

b) Quinta fase da historia da organização.

c) Pequenas e medias empresas.

d) Organizações lucrativas e não lucrativas

e) Fase do desenvolvimento industrial.

Questão 01 – 11

Para fazer o administrador alcançar os resultados esperados é necessário reunir algumas competências. Quais são e explique cada uma?

O administrador para alcançar seus resultados e ser bem sucedido profissionalmente precisa desenvolver três competências pessoais duráveis: O conhecimento (informação, conceito, idéias, experiência), a perspectiva (colocar o conhecimento em ação) e a atitude (fazer as coisas acontecerem).

Questão 02 – 12

O papel do administrador era de uma maneira na era industrial e é de outra na atualidade? Faça um comparativo entre as diferenças de papeis nessas duas etapas.

O Papel do administrador na era industrial consistia em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social, e ao longo do processo, a era da agricultura foi superada, a maquina foi superando o trabalho humano, uma nova reação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram a surgir o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma serie de invenções, tais como o motor a vapor.

Questão 03 – 13

Para o Administrador obter sucesso em suas atividades é preciso ter quais habilidades – habilidades técnicas, humanas ou conceituais? Por quê?

Habilidade técnicas. Porque são com essas habilidades que há uma ligação a execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento especifico para executar seu trabalho operacional. Um administrador com habilidades técnicas consiste mais em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas especificam, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional.

Questão 04 – 14

Quais são as principais atividades do administrador?

Um administrador deve planejar organizar e controlar as atividades de empresas públicas e privadas, além de traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas, rural, hospitalar, agroindustrial, escolar, financeira e muitas outras. Seu papel é fundamental nas situações de crise, pois cabe a ele definir onde investir o dinheiro e como equilibrar a saúde financeira e produtiva da empresa.

Questão 05 – 15

Explique a frase: os Administradores precisam ter uma visão generalista e ao mesmo tempo especialista.

Porque sendo um administrador especialista, pode ser referência de conhecimento na sua especialidade e é um profissional bastante disputado no mercado. Porem tornando–se generalista terá uma visão de projeto como um todo e podendo assim conseguir cargos gerenciais de destaque dentro da sua própria especialidade com esses conhecimentos. Ou seja, ele pode ser um especialista muito bom e renomado em sua área de atuação, como também assumir cargos de coordenação, gerência ou direção de uma companhia.

Questão 06 – 16

Em cada organização, o administrador efetua diagnósticos de situações. Define estratégias, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, utiliza tecnologias, aplica competências, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Para ser bem sucedido, o administrador precisa desenvolver quatro competências duráveis: Conhecimento (saber), Habilidade (saber, fazer), julgamento (saber diagnosticar situações) e Atitude (saber, fazer, acontecer). (CARAVANTES, 2008. p3).

É correto afirmar:

a) O administrador deixa marcas profundas na vida das pessoas, pois lida com elas e com seis destinos e influencia o comportamento de clientes, fornecedores, concorrentes e demais organizações.

b) A administração apresenta para o administrador, poucas facetas e com respostas simples e claras.

c) O conhecimento, habilidade, o julgamento e a atitude são características importantes para o administrador e são natos ao ser humano.

d) A alta tolerância a mudança e ambigüidade, mantendo sua capacidade de avaliar os resultados obtidos por sua organização e de corrigir rumos sempre que forem necessários, são características somente do CEO da organização.

e) A Administração é importante, mas não imprescindível para a existência, a sobrevivência e o sucesso das organizações.

Questão 07 – 17

Optar pela não-profissionalização equivale a condenar sua empresa ao desaparecimento. Profissionalizar empresas familiares não significa mudar o gerenciamento de familiar para não familiar, mas melhorar os padrões éticos e de desempenho. Um gerente profissional pode perfeitamente ser um membro da família ou não. Entretanto, a realização desse processo esbarra em problemas sérios. Primeiro, porque a profissionalização pode custar caro, já que as empresas têm que aumentar a remuneração para atrair novos funcionários, investir em tecnologias oi introduzir sistemas de planejamento, controle e gerenciamento de desempenho. Depois, porque é necessário superar o problema de adquirir a confiança da família na nova forma de administrar. Outro obstáculo é o compartilhamento do poder, já que a profissionalização só acontece quando outras pessoas podem tomar decisões. Apesar das dificuldades é preciso insistir na profissionalização, pois o mais comum nas empresas familiares, a partir de uma determinada etapa do crescimento, é que a disputa por status, poder, controle, reconhecimento e ate mesmo por amor afaste os membros da família do objetivo central, que é a direção do negocio.

Qual das seguintes alternativas, se verdadeira mais enfraqueceria a conclusão do texto acima?

a) A contratação de profissionais treinados e competentes pode evitar o desaparecimento precoce das empresas familiares.

b) O conhecimento de administração e a experiência gerencial são essenciais para a profissionalização das empresas familiares.

c) O tipo de empresa que se refere o texto geralmente é administrado por membros da mesma família.

d) O processo de profissionalização de empresas raramente pode ser chamado de bem sucedidas.

e) As disputas por status, poder, controle e reconhecimento constituem elementos que impedem o alcance dos objetivos empresariais.

Questão 8 – 18

As __________________________ consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas, saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma ___________________ eficaz. O administrador trabalha com pessoas e com equipes de pessoas. (CHIAVENATO, 2007. p39 e 40)

Complete o texto

a) habilidades técnicas – liderança.

b) habilidades técnicas – estratégia.

c) habilidades conceituais – organização.

d) culturais organizacionais – habilidade.

e) habilidades humanas – liderança.

Questão 09 – 19

São Características das competências do administrador, exceto:

a) Atualizar e ampliar sempre o conhecimento.

b) Ter uma postura pró-ativa.

c) Ser rígido e burocrático.

d) Não manter o status quo.

e) ser inovador e ter uma visão do negocio.

Questão 10 – 20

O administrador pode ser um supervisor, gerente, diretor ou presidente de uma empresa. Em cada nível _______________________ ele assume determinadas responsabilidades e suas atividades são necessariamente diferentes, não em termos de natureza, mas de intensidade. Enquanto o _______________________ trabalha ao nível operacional e da conta do cotidiano e das rotinas e procedimentos de trabalho, o gerente trabalha no nível intermediário ou tático e da conta da articulação interna na empresa, dos recursos básicos e das competências funcionais, e o diretor cuida da gestão _________________________ do negocio. O presidente assume a totalidade do empreendimento, visualizando o ambiente externo e a adequação do negocio as oportunidades que surgem. No fundo o administrador colocado em casa dessas posições tem uma responsabilidade diferente, mas suas atividades levam a um foco único e principal: proporcionar ________________. (CHIAVENATO, 2007. p.37).

Complete o texto:

a) hierárquico – supervisor – estratégica – resultados.

b) estrutural – diretor – estratégica – resultados.

c) hierárquico – gerente – operacional – satisfação.

d) funcional – supervisor – estratégica – liderança.

e) estrutural – presidente – financeira – liderança.

Questão 01 – 21

Explique como a seleção ambiental, a percepção ambiental e os limites interferem no mapeamento ambiental.

As empresas precisam mapear seu espaço, pois elas precisam estudar e analisar o ambiente ao seu redor para reduzir as incertezas, porem a seleção ambiental as empresas visualizam o seu mundo apenas em partes e selecionadas, ou seja somente uma pequena parte é visualizada. Outra barreira é percepção ambiental porque um ambiente pode ser percebido e interpretado de diferentes formas por varias empresas, o que dificulta a analise do ambiente, pois a percepção ambiental dependera do que a empresa considera relevante. O limite acaba delimitando a empresa tanto em espaços físicos, tempo, valores atitudes, termos legais e fiscais.

Questão 02 – 22

Os sistemas mecanisticos e os sistemas orgânicos são funções administrativas e com características diferentes. Diante disso explique cada um deles e informe o motivo pelo qual o sistema orgânico é o mais presente nas organizações.

As organizações como sistemas orgânicos

Os princípios do modelo orgânico foram se formando ao se constatar inicialmente que

os empregados trabalham melhor quando se sentem motivados. Para tanto, as pessoas

precisam ter suas necessidades pessoais satisfeitas. Várias teorias nasceram então

para compreender quais eram as necessidades e o que as organizações deveriam fazer para satisfazê-las.

Da mesma forma que organismos vivos, as organizações precisam se organizar em

subsistemas inter-relacionados, num estado de interação e inter-dependência. Assim,

um organismo vivo, uma organização, um grupo social são sistemas completamente abertos,pois não tem como sobreviver sem as trocas com o meio em que estão inseridos.Muitos dos conceitos usados comumente nos organismos vivos foram adaptados para a organização como a diferenciação e integração fizeram a distinção entre dois sistemas organizacionais: o mecanicista e o orgânico.

No mecanicista, as atividades da organização são divididas em tarefas separadas,

especializadas. No sistema mecanicista a centralização é muito evidente, porque é

preciso assegurar uma hierarquia formal de autoridades. Os procedimentos exigem

que a oraganização se torne uma máquina eficiente, com muitas regras, regulamentos

e controle. Nas estruturas mecanicistas, a variabilidade humana, suas personalidades,

seus julgamentos e suas dúvidas são vistos como produtores de ineficiências e

inconcistências. o orgânico, os individuos trabalham em grupos, recebem menos

ordens dos chefes. Os membros se comunicam através de todos os níveis da organização.

Na estrutura orgânica a variabilidade humana e toda a sua complexidade são aproveitadas

para estimular as decisões. Por causa disso, a supervisão direta é menor, o aprendizado

é contínuo e a quantidade de regras formais é menor.

Questão 03 – 23

A inovação é fundamental para desenvolvimento nas organizações. Explique como o uso correto da tecnologia pode ser um diferencial para que a aorganização possa estar a frente dos concorrentes.

R: A inovação é fundamental, pois através dela as organizações tornam-se capazes

de gerar riqueza contínua e, assim manterem-se ou tornarem-se competitivas nos

seus mercados. Contudo, na maioria dos casos, as empresas usam os concorrentes

como base de referência para as suas próprias iniciativas de inovação. Com isso,

as estratégias competitivas tendem a ser muito parecidas dentro de um mesmo mercado e apenas a empresa que se afasta do grupo competitivo de empresas, consegue cumprir seu papel de aumento de competitividade e consequente geração de riqueza. Para que se crie um ambiente corporativo propício à geração de inovação, é necessário que os líderes das organizações promovam a inovação, sendo que a melhor forma de o fazer é trabalhar para que os conceitos e estratégias de inovação sejam assimilados por todos os colaboradores, clientes e fornecedores.

Questão 04 – 24

Explique as principais diferenças entre eficiencia e eficacia.

Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e

não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em

produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho

seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer,

fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que

os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do

ambiente externo

Questão 05 – 25

Explique cada fase do processo administrativo.

Fases do processo administrativo...

Deste modo, o processo administrativo apresenta as seguintes fases: instauração,

instrução, relatório e decisão, sendo, então, imprescindível a obediência a essa ordem, quando da propositura do processo administrativo.

Fase de instauração. Esta é a fase que dá início ao P. A. , em que são apresentados os fatos e a indicação do direito que se deseja pleitear no processo, quando assim o requer. O interessado pode ser a própria Administração Pública; pessoa física, como o servidor público; pessoa jurídica pública ou privada.

Fase da instrução. Nesta fase ocorre a produção de provas, como forma de elucidação dos fatos narrados na primeira fase. As provas podem ser por meio de depoimento da parte, oitiva de testemunhas, inspeções, perícias, juntada de documentos; pode ocorrer, também, o colhimento de informações, laudos e pareceres que irão ajudar na decisão do P.

Fase do relatório. O relatório é a síntese de tudo o que foi apurado no processo administrativo; pode ser feito pela autoridade responsável ou por comissão processante, conforme o caso. Não obstante sua importância, o relatório não vincula a decisão no processo, ou seja, pode haver decisão diferente da sugestão apresentada no relatório, deve-se, no entanto, fundamentar as razões da decisão.

Fase da decisão ou julgamento. Ultima fase do processo, apresenta a decisão a despeito do objeto do processo.

A decisão pode ser conforme a sugestão apresentada no relatório ou diferente deste,

o que enseja a fundamentação para a tomada dessa decisão.

Questão 06 – 26

(Provão 2002). Leia o texto abaixo e respondas as questões 6 e 7.

A nova ordem organizacional se desenha em ambientes altamente competitivos e de extrema instabilidade e incerteza, a ponto de algumas questões básicas quanto ao próprio objetivo organizacional estarem sendo colocadas incisivamente as organizações.

Há bem pouco tempo atrás, as organizações almejavam a liderança do mercado e as grandes margens de lucro. Já o presente tem se revelado como a era da sobrevivência organizacional. Quanto ao futuro, …

Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posição deve adotar uma organização?:

a) Aceitar o determinismo ambiental como inevitável e se curvar as suas conseqüências.

b) Aceitar a inevitabilidade da necessidade de mudança e de adaptação.

c) Aceitar os mecanismos criados para assegurar a auto-preservação das ilhas de eficiência.

d) Manter as zonas de conforto imanentes e inerentes de acordo com os propósitos da cultura organizacional.

e) Ignorar a acomodação associada a burocratização das organizações.

Questão 07 – 27

Das situações abaixo, qual caracteriza uma mudança que esta ocorrendo diante da nova ordem organizacional?

a) A competição entre empresas diferentes passa a evitar a competição entre empresas totalmente similares.

b) A logística tem um papel cada vez menos no contexto organizacional.

c) A ênfase na hierarquia é reduzida, e aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores.

d) As fronteiras e/ou limites industriais, que eram incertos, agora se evidenciam com precisão.

e) As parcerias passam a ser desnecessárias e ate perigosas.

Questão 08 – 28

A diferença básica entre estratégia e tática reside nos seguintes aspectos: em primeiro lugar a estratégia refere a organização como um todo, pois procura alcançar objetivos organizacionais globais, enquanto a tática se refere a um dos componentes (departamentos ou unidades) e procura alcançar objetivos departamentais. A estratégia se compõe de muitas táticas simultâneas e integradas entre si. Segundo, a estratégia se refere a objetivos situados no longo prazo, enquanto a tática se refere os objetivos de médio prazo. Para a implementação da estratégia são necessárias muitas táticas que se sucedem ordenadamente no tempo. Terceiro, a estratégia é definida na alta administração, enquanto a tática é responsabilidade de cada departamento ou unidade. (CHIAVENATO, 2006, p302)

De acordo com as considerações de Chiavenato:

I) A teoria neoclássica inaugura a partir de 1960 a administração estratégica, mas com forte ênfase no planejamento estratégico.

II) Para estabelecer a estratégia organizacional, primeiro define quais serão as táticas e depois a estratégia.

III) O mais alto nível de sofisticação na atuação de um administrador é a gestão estratégica.

IV) embora a formulação da estratégia seja feita no futuro, a estratégia é focada nas organizações para o presente.

V) O planejamento para cinco anos na empresa requer uma estratégia a qual se ligam os planos táticos de cada ano compreendido nesse período.

São corretas apenas as afirmativas:

a) I,IV e V.

b) II,III e IV.

c) I,III e V

d) I,II e III.

e) II, IV e V.

Questão 09 – 29

As organizações não são totalmente auto-suficientes, nem totalmente dependentes.

POR QUE

As organizações trocam recursos com o ambiente interno e dependem dele.

a) Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

b) Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

c) Se a primeira é verdadeira e a segunda falsa.

d) Se a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

e) Se as duas forem falsas.

Questão 10 – 30

De modo geral, aceita se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas – planejar, organizar, dirigir e controlar constitui o chamado ______________________.

As funções do administrador que formam o processo administrativo são mais do que uma seqüência cíclica, pois elas estão intimamente relacionadas em uma interação. O_________________________ é cíclico, dinâmico e interativo. (CHIAVENATO, 2006, p.62)

Complete o texto:

a) processo administrativo – processo administrativo .

b) processo administrativo – APO (administração por Objetivos).

c) amplitude administrativa – nível institucional.

d) princípios básicos da administração – clima organizacional.

e) sistema fechado – sistema fechado.

Questão 01 – 31

O planejamento estratégico tem uma função decisiva para o fucionamento da organização. Para detalhar esse planejamento, explique as três atividades essenciais para a elaboração do planejamento estrategico.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Questão 02 – 32

Uma das etapas do planejamento estratégico é a analise organizacional externa. Explique esta etapa, levando em consideração as cinco forças competitivas de Porter.

No que se diz respeito a análise externa considerando a SWOT, tem como objetivo identificar as principais oportunidades e ameaças que em um determinado momento se apresenta para a empresa, pode se dizer que a sua importância esta ligada a necessidade de os gestores e outros responsaveis prever eventuais desenvolvimentos futuros que possam impactar seja em grandes proporções ou pequenas, no futuro da empresa. Ou seja analisar as mudanças que estão totalmente fora do controle da empresa e que podem afetar positivamente ou negativamente seu desempenho e sua forma de atuação no mercado. Podendo assim fazer com que a empresa tenha uma agilidade para se adaptar as necessidades do mercado.

Questão 03 – 33

Explique as principais diferenças entre planejamento tático e planejamento operacional.

O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, tem por objetivo otimizar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. E aproxima o planejamento estratégico do operacional,s e mantem em processo permanente e continuo, e geralmente é em medio prazo.

O planejamento operacional é desenvolvido em nivel operacional, e refere se especificamente as tarefas e operações realizadas dia a dia com o objetivo de otimizar e maximizar os resultados, utiliza do detalhamento de tarefas e operações, de caráter imediatista, sempre com foco na tarefa e na operação.

Os planos Operacionais são mais voltados principalmente para a eficiência ( ênfase nos meios), uma vez que a eficácia (ênfase nos fins) é problema remetido para os níveis institucional e intermediário da empresa.

Questão 04 – 34

Qual a importância do nível operacional para atingir a eficiência e eficácia?

A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado. Quando o funcionário consegue distinguir o significado destas duas palavras e sabem aproveitá-las e ou utilizá-las quando convier, a eficiência e a eficácia serão aliadas nas demandas da empresa, pois o ideal seria a aliança entre as duas formas de agir tanto dos profissionais, que fazem a empresa se movimentar, como da própria empresa, que necessita garantir seu trabalho possuindo uma visão privilegiada em sua atuação.

Questão 05 – 35

Por que as decisões não programadas são mais dificeis de chegar a um consenso do que as decisões progamadas?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 06 – 36

As organizações usam diversas estratégias simultaneamente. As grandes corporações, com muitos negócios diferentes, podem ter estratégias distintas para casa um deles, dependendo das peculiaridades dos ramos de negócios. Portanto, em 1965 foi apresentado um projeto, pioneiro que classifica as estratégias empresariais em quatro níveis; penetração no mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação. O responsável por este novo esquema foi:

a) Samue Certo, que desenvolveu também outros tipos de estratégias.

b) Porter, enfático em classificar a estratégia em três categorias: diferenciação, liderança e custo / foco.

c) Estratégia de Miles e Snow – basearam se nos s de desafio tipos que a organização deve resolver para adaptar – se ao ambiente.

d) Foi desenvolvida pela Boston Consulting Group (BCG).

e) Igor Ansoff. Nascido em 1918, foi professor e consultor norte americano. E conhecido como o pai da gestão estratégica.

Questão 07 – 37

Segundo Peter Drucker, como qualquer decisão gerencial importante leva anos para se tornar realidade – pesquisas, construção de novas instalações, ou projetos de um novo produto – ela deve também ser produtiva durante anos para obter o retorno sobre o investimento. A frase de Confúcio - “aquele que não prevê os acontecimentos em longo prazo se expõe a infelicidades próximas” nos leva a ratificar os pensamentos de Drucker (LACOMBE, 2003, p.161).

O texto acima trata sobre:

a) Remuneração de cargos e salários.

b) Planejamento.

c) Organizações mecanicistas.

d) Avaliação de desempenho

e) Grupos Informais.

Questão 08 – 38

É focada em curto prazo, esta ligada diretamente a eficiência e usam termos como procedimentos, orçamentos, programação e regulamentos. Estas informações referem – se ao:

a) Planejamento tático.

b) Planejamento dis Stakeholders.

c) Planejamento estratégico.

d) Planejamento APO ( administração por objetivos).

e) Planejamento Operacional.

Questão 09 - 39

O APO é uma técnica que exige gerentes amigáveis e prestativos, de um lado, e subordinados honestos e maduros de outro para assegurar um clima de elevado confiança mutua. Alem disso, a APO produz melhores resultados em empresas que atuam em ambientes mutáveis e dinâmicos. Condições rapidamente mutáveis e papeis que envolvam conflito e ambigüidade constituem os meios favoráveis para a ampliação do APO. Em resumo, a APO impõe uma cultura participativa e aberta a empresas que assumem a mudança como maneira básica de operar. (CHIAVENATO, 2007, p.114).

De acordo co o texto acima, assinale a alternativa correta:

a) A APO não tem interligação com os setores da organização, sendo assim não cria sinergia.

b) Utiliza-se a APO para manter um estilo individualista e autoritario.

c) Não leva se em consideração no APO a questão do trabalho em equipe e inovação.

d) A APO é uma ferramenta administrativa que busca a eficacia para alcançar objetivos.

e) A função principal do APO é administrar a rotina.

Questão 10 – 40

(ENADE 2006). O novo presidente da Empresa Mercado Múltiplos esta redirecionando a sua estratégia por meio de um processo clássico centralizado de gestão estratégica de natureza prescritiva, cujos modelos conceituais e etapas são bem conhecidos. Assim, o presidente esta correto ao afirmar que o processo deve contemplar:

a) O atendimento das expectativas dos diferentes grupos na estrutura de poder da empresa.

b) A implementação de estratégias emergentes.

c) A avaliação dos concorrentes potenciais e produtos substitutos.

d) A utilização de processo participativo de tomada de decisão estratégica.

e) A manutenção do organograma e do sistema de informação existentes.

Questão 01 – 41

Cite os requisitos fundamentais do desenho organizacional.

Estrutura Basica (divisão do trebalho);

Mecanismo de Operação ( Regras e regulamentos);

Mecanismo de Decisão (hierarquias de autoridade);

Mecanismo de Coordenação ( integração).

Questão 02 – 42

Quais as diferenças fundamentais entre centralização e descentralização em uma empresa?

Uma empresa ser centralizada significa que a autoridade das decisões está ligada ao topo da organização, já de uma descentralizada o poder de decisão é empurrado para os níveis organizacionais mais baixos. Normalmente as grandes empresas são descentralizadas e as pequenas e medias empresas são centralizadas, porém não existe regra para isso, pois depende da natureza do negocio e da estratégia corporativa. Empresas descentralizadas tendem a ter ambientes mais turbulentos e competitivos, o que acaba tornando-as mais rápidas do que empresas centralizadas.

Questão 03 – 43

Conceitue cargos, fluxo de trabalho e regras e regulamentos existentes em uma empresa tradicional

Cargo é nome atribuído à posição que uma determinada pessoa ocupa em uma instituição. O fundamento do conceito do termo cargo baseia-se nas noções de tarefas, das atribuições de uma pessoa e as funções que desempenha.

Fluxo de Trabalho é a seqüência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra de acordo com algumas regras.

Regras disciplinam determinadas situações; quando ocorre essa situação, a norma tem incidência; quando não ocorre, não tem incidência. As organizações com isto têm políticas para satisfazer os objetivos do negócio, satisfazer clientes, fazer bom uso dos recursos, e obedecer às leis ou convenções gerais do negócio.

Regulamento é um texto normativo que engloba um conjunto de regras, normas e preceitos, destinado a regular o funcionamento de um grupo ou de uma determinada actividade.

Questão 04 - 44

Quais os métodos de integração mais utilizados em uma empresa para manter a convergência de esforços?

A Integração Vertical ocorre quando diferentes processos de produção passam a ser controlados pela mesma empresa. Pode ocorrer entre dois ou mais processos contínuos de produção. Esse método de produção visa à diminuição de custos e maximização dos resultados. Além disso, dificulta o acesso do concorrente a um determinado produto ou matéria-prima, principalmente em determinados mercados onde a fonte destes insumos é restrita.

A Integração Horizontal é uma estratégia de crescimento baseada na aquisição de duas ou mais sociedades do mesmo nível da cadeia produtiva, ou seja, concorrentes diretos. Muitas vezes se dá com a aquisição de todo o estabelecimento comercial, inclusive a marca original de um determinado produto. Com isso, muitas vezes o administrador opta por manter esta marca original, se beneficiando da aceitação da mesma. Essa integração inviabiliza a competitividade de outras marcas, eliminando a concorrência.

Questão 05 - 45

Comente sobre cada tamanho organizacional existente e suas características.

Crescimento (sentido absoluto) - caracterizada por um aumento de tamanho, seja em recursos, seja em cobertura de mercado ou outros.

Desenvolvimento ( sentido relativo) - caracterizada por uma certa melhoria, seja, por exemplo, em recursos, abrangência de mercado, níveis de qualidade e produtividade, rentabilidade.

Sobrevivência - caracterizada pela manutenção da situação que a empresa conseguiu alcançar. A empresa pode sobreviver mantendo-se em uma situação inalterada ao longo tempo, sem crescer e sem declinar.

Declínio- caracterizada por uma redução de suas atividades, perda de recursos ou diminuição de sua abrangência mercadológica.

Questão 06 - 46

Indique qual a exceção das condições internas do crescimento empresarial:

a) utilização plena dos recursos disponíveis.

b) Recuros e competências para criar novos negócios.

c) Redução quantitativa de mao de obra.

d) Gerar novas oportunidades de negocios.

e) Obter Vantagens na produção em escala.

Questão 07 - 47

Amplitude de controle é:

a) A distância entre os operários e a alta administração.

b) Número de subordinados que cada cargo pode assumir para supervisão adequada.

c) Número de subordinados em relação ao número de gerentes existentes.

d) A distância entre os operários dos gerentes, e destes com a alta administração.

e) Nunhuma das anteriores.

Questão 08 - 48

Não é caracteristica de uma organização linear:

a) Descentralização das decisões.

b) Formato piramidal

c) Linhas Formais de comunicação.

d) Autoridade linear.

e) única autoridade

Questão 09 – 49

São desvantagens de uma organização funcional, exceto:

a) Diluição e consequente perda de autoridade de comando.

b) Subordinação Multipla

c) Tendêndia à concorrência entre os especialistas.

d) Tendencia à tensão e conflitos dentro da organização.

e) Clareza quanto aos objetivos.

Questão 10 - 50

Não é considerada uma vantagem na estrutura matricial:

a) Resposta a complexidade dos negocios.

b) Especialização e coordenação.

c) Resposta à turbulência ambiental.

d) Foco no produto e nos clientes.

e) Dualidade funcional e produto/projeto.