Trabalho Completo AVA Aula - Tema 01 O Mundo Com Você Ve

AVA Aula - Tema 01 O Mundo Com Você Ve

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: naS2 13 abril 2013

Palavras: 935 | Páginas: 4

Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.

Aula-tema 01: O Mundo Como Você Vê

O cenário contemporâneo nos impõe constantes transformações e mudanças e cada indivíduo compreende-as de forma particular, pois depende da visão de mundo que possui.

Visão de mundo é a forma pela qual vemos, percebemos e interpretamos o mundo e nos ajuda a tomar decisões e responder constantemente às necessidades. A visão de mundo que temos se baseia no modo como percebemos a realidade e isso inclui, valores pessoais, crenças e atitudes que irão influenciar a forma como agimos e reagimos às diferentes situações cotidianas. Se a sua visão de mundo é mais mecanicista você tenderá a desmembrar um problema - ou um acontecimento qualquer -, em diversas partes, buscando entender seu funcionamento antes de dar uma resposta, mas se for uma visão sistêmica, entenderá que as partes estão intimamente ligadas e tenderá a ver o conjunto dos dados - o todo. Nestes casos, a busca por respostas terá um curso de ação diferente, mas não se pode dizer que há uma visão melhor ou pior de mundo, pois tudo depende de cada realidade.

Nota-se que alguns fenômenos recentes como: as mudanças de ordem econômica, financeira e política de integração dos mercados mundiais denominada Globalização e a evolução tecnológica e científica (nanotecnologia, por exemplo); tem gerado preocupação com a sustentabilidade do planeta, a diminuição dos recursos naturais e, conseqüentemente vem modificando a nossa visão de mundo, por abalar conceitos já enraizados e exigir novas formas de atuação inimagináveis num passado recente.

Os valores que possuímos têm fundamental importância na formação de nossa visão de mundo, uma vez que estes são a base na formação das atitudes e orientam a vida de pessoas, organizações e países. A sociedade humana fundamenta-se em alguns valores fundamentais, essencialmente: econômicos, éticos, emocionais e espirituais.

De acordo com sua visão de mundo, o homem pode tomar uma atitude mais passiva e buscar se adaptar às mudanças, ou uma atitude mais ativa, mudando, transformando e/ou inovando a sua realidade. Importa saber como as mudanças estão lhe afetando e quais são as possíveis implicações pessoais ou profissionais que elas produzem em cada um.

Tendo em vista que o mundo está em transformação constante, a nossa percepção de futuro também precisa ser dinâmica, portanto atualizar-se, buscando conhecer as tendências, possibilidades de inovação e problemas futuros é fundamental.

É válido lembrar que, por meio da nossa visão de mundo temos a opção de decidir e a possibilidade de influenciar o futuro. Não deixe de exercitar a sua visão de mundo. A cada exercício, melhoramos enquanto observadores, melhoramos como participantes desse universo e passamos a compreender melhor o cenário em que estamos inseridos.

Conceitos Fundamentais

Atitudes - tendência de uma pessoa a julgar fatos ou pessoas como favoráveis ou desfavoráveis, bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis.

Biodiversidade - diz respeito a diversidade (variedade) de natureza viva, incluindo plantas, animais e bactérias.

Competências individuais - é o resultado da união de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas.

Crenças - relativa à convicção sobre determinada ideia, independente de sua realidade objetiva, pois sofre infuência de fatores subjetivos e das convicções pessoais, não estando necessáriamente ligada a provas concretas.

Criatividade - processo mental de geração de novas ideias.

Ecossistema - conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região incluindo animais, plantas e bactérias.

Evolução tecnológica – mudanças e melhorias alcançadas nas ultimas décadas com relação aos recursos computacionais, meio de comunicação e aparatos tecnológicos que auxiliam o homem nas diversas atividades de sua vida.

Fenômeno - acontecimento observável, literalmente "algo que pode ser visto".

Globalização - fenomeno que diminuiu as barreiras entre os países em termos comerciais, de integração socio-cultural e política, impulsionada pelo aumento da tecnologia da informação que facilitou a comunicação, a mobilidade e as transações financeiras entre os continentes.

Inovação - é a implementação de algo novo ou significativamente melhorado. É a criatividade colocada em prática.

Mundo contemporâneo - é o mundo que vivemos hoje e foi historicamente influenciado por eventos diversos, especialmente as grandes guerras mundiais que marcaram o século XX e trouxeram mudanças significativas ao século XXI.

Predizer - antecipar-se ao futuro, profetizar algo.

Projetar - representar algo futuro por meio de estimativas.

Realidade virtual - visa recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, com o uso de técnicas e de equipamentos de informática (computadores) que ajudem a reproduzir ambientes reais.

Sustentabilidade - envolve encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades.

Tecnologia da informação - é a somatória dos recursos tecnológicos e computacionais que são utilizados para armazenamento, processamento e comunicação da informação.

Valores - são normas, princípios ou padrões aceitos ou mantidos pelas pessoas ou sociedade, nos quais o homem se baseia para atuar.

Visão de mundo - perspectiva pela qual o indivíduo observa e analisa o mundo ao seu redor, extraindo suas opiniões e baseando seu modo de ação.

Visão linear e hierárquica - considerada uma visão mecanicista onde os acontecimentos são vistos numa relação estrita de causa e efeito. Busca-se sempre uma resposta certa e tudo deve ser determinado objetivamente. Os fenômenos são divididos em partes e componentes cada vez menores para serem analisados e explicados.

Visão sistêmica ou holística - consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas. Como holístico entende-se que o conjunto não é mera soma de todas as partes, mas as partes compõem o todo, e é o todo que determina o comportamento dessas partes.

Referência

BONFIM, T. R. et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.

________________________________________

[i]Termo e definição sugerida por Gro Harlem Brundtland, Revista Veja. Edição Especial. Dez- 2010