Trabalho Completo Aula Tema 03 Desenvolvimento Econômico

Aula Tema 03 Desenvolvimento Econômico

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Política

Enviado por: Vancast 14 abril 2013

Palavras: 1254 | Páginas: 6

Leia as afirmativas abaixo e escolha aquela que se refere corretamente à história da China.

Escolher uma resposta.

a. A China é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua, mas só teve o seu crescimento econômico mais acentuado a partir de 1976 com as reformas implantas por Deng Xiaoping.

b. No período recente, a China tem apresentado forte redução da pobreza e melhoria acentuada nas condições de vida da população, situando o país entre os melhores do mundo nesse quesito.

c. Assinou o tratado de Tordesilhas com a Espanha.

d. Existem documentos sobre a fundação de Cidades-Estado independentes que foram unificadas por volta de 221 A.C. No entanto, até hoje a China é um território com a unidade não consolidada.

e. A República Popular da China foi fundada em 1949, pelo Partido Comunista Chinês (PCC) comandado por Mao Tsé-Tung, que instaurou um sistema de governança democrático e moderno.

Resposta correta: A China é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua, mas só teve o seu crescimento econômico mais acentuado a partir de 1976 com as reformas implantas por Deng Xiaoping.

Comentário resposta correta: A China é uma das civilizações mais antigas do mundo e foi a partir de 1976 que se iniciou um período de reformulação dos rumos econômicos e sociais da China, que alteraram substancialmente o desenvolvimento e o crescimento, levando o país a ter uma nova inserção na economia internacional.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Sobre o desenvolvimento econômico da China é correto dizer que:

Escolher uma resposta.

a. Está baseado no pilar constituído por eficiência pública e elevada produção de serviços com alto valor agregado.

b. O PIB chinês medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representa hoje 13% do PIB Mundial. O PIB per capita cresceu em média 8% ao ano desde 1980, mas ainda está muito abaixo das economias desenvolvidas.

c. É voltado para a prestação de serviços ao mercado interno.

d. A China tem diversificado sua pauta de exportações. Contudo, a maior parte das suas vendas ao mercado externo ainda é direcionada aos países latino-americanos.

e. Mao Tsé-Tung implantou entre 1957 e 1958, o “Grande Salto”, que tinha como principal meta a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda por meio de reforma educacional.

Resposta correta: O PIB chinês medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representa hoje 13% do PIB Mundial. O PIB per capita cresceu em média 8% ao ano desde 1980, mas ainda está muito abaixo das economias desenvolvidas.

Comentário resposta correta: Você pode verificar no resumo que o PIB ppc chinês representa 13% do mundial e que o PIB per capita cresceu a taxa média de 8% a.a.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Assinale a alternativa que preenche as lacunas no texto corretamente.

“A _______ mudou de um sistema de planejamento central para uma economia voltada para o __________, com grande crescimento do setor _________, tornando-se um importante país na determinação da dinâmica do ___________ mundial de bens e serviços, com mais de 6% do total das ___________mundiais.”

Escolher uma resposta.

a. China, comércio externo, exportador, comércio, exportações.

b. Índia, mercantilismo, industrial, mercado, importações.

c. Índia, comércio externo, agrícola, comércio, exportações.

d. China, mercado interno, de serviços, comércio, importações.

e. Rússia, provincianismo, agrícola, comércio, importações.

Resposta correta: China, comércio externo, exportador, comércio, exportações.

Comentário resposta correta: Como se pode observar no resumo, a China é o país cuja mudança foi para uma economia voltada para o comércio externo e que tem respondido por mais de 6% do total das exportações mundiais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

A respeito da economia da China, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Em média, 40% do PIB chinês são gerados por atividades ligadas à construção de fábricas, modernização das indústrias, melhoria na infraestrutura do país, moradias etc.

b. É umas das economias mais dinâmicas do mundo, com seu crescimento sendo estimulado principalmente pela reforma agrária e educacional em curso no país.

c. Apesar de fazer parte dos BRICS, tem apresentado dinamismo econômico aquém dos demais integrantes do grupo.

d. Apesar de uma série de investimentos, a Formação Bruta de Capital Fixo na China tem-se mantido em patamares abaixo dos 15% do PIB nos últimos anos.

e. Os investidores elogiam a honestidade dos funcionários públicos e a facilidade de lidar com a burocracia estatal vigente, que facilita fazer negócios.

Resposta correta: Em média, 40% do PIB chinês são gerados por atividades ligadas à construção de fábricas, modernização das indústrias, melhoria na infraestrutura do país, moradias etc.

Comentário resposta correta: Os investimentos em infraestrututra têm sido um dos grandes pilares do crescimento chinês e, em média, representam 40% do PIB.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 5

Notas: 1

Analise as frases a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) I. As mudanças na economia chinesa têm reduzido as disparidades regionais que o país apresenta.

( ) II. O desenvolvimento econômico chinês tem sido caracterizado pela não interferência do Governo nas relações de comércio e na taxa de câmbio, assim como pela eficiência do arcabouço burocrático do país.

( ) III. A abertura da economia e a prática do capitalismo na China não tem sido acompanhadas pela abertura política.

Com base nos conhecimentos obtidos na aula marque a alternativa que apresenta a sequência correta, na ordem das frases:

Escolher uma resposta.

a. V – V – F.

b. V – F – F.

c. V – F – V.

d. Todas são falsas.

e. F – F – V.

Resposta correta: F – F – V.

Comentário sobre a resposta correta: De fato, conforme se pode verificar no resumo, o sistema politico chinês ainda é um dos mais fechados e é caracterizado pela centralização e não participação da população nas decisões.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 6

Notas: 1

“A China é hoje o maior consumidor de energia, o primeiro importador de soja e o primeiro produtor de automóveis. Entre 2004 e 2009, foi responsável por 40% do incremento do consumo petroleiro. A Ásia é seu principal parceiro comercial, os EUA, o segundo. A Alemanha, segunda exportadora mundial, baseou sua recuperação no período pós-2008, na demanda chinesa. O comércio com a América Latina passou de 10 bilhões de dólares, em 2000, para 100 bilhões em 2009, com o Brasil sendo convertido no principal sócio comercial e político por meio dos BRICS”

(Por Marcelo Justo, disponível em: <www.cartamaior.com.br>, acesso em: 14 Out. 2011)

O protagonismo chinês no cenário econômico mundial, descrito na reportagem acima, pode ser creditado:

I. Às altas taxas de investimento (Formação Bruta de Capital Fixo) que o país tem registrado nas últimas décadas.

II. À excelente condição socioeconômica da sua população, na qual foi erradicada a pobreza e criado um rico mercado consumidor.

III. Ao sucesso da política comercial chinesa, que tem obtido elevados superávits e aumentado a participação do país no mercado global.

Estão corretas as afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. I e II.

b. Somente a I.

c. Todas.

d. I e III.

e. II e III.

Resposta correta: I e III.

Comentário sobre a resposta correta: As altas taxas de investimento e o êxito da política comercial têm sido fatores importantes no desempenho da economia chinesa nos últimos anos. Por outro lado, o país ainda possui um grande contingente de pobres na sua população, não tendo erradicado a pobreza.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.