Trabalho Completo Aula-Tema 6: As Instituições Sociais

Aula-Tema 6: As Instituições Sociais

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências Sociais

Enviado por: Luiza 16 novembro 2011

Palavras: 1135 | Páginas: 5

...

a união entre duas pessoas. A coabitação, ou seja, quando um casal vive junto em um relacionamento sexual fora do casamento, é cada vez mais difundida socialmente e levam, igualmente, à constituição de grupos familiares. Além disso, homens e mulheres homossexuais pode cada vez mais viver juntos como casais e construírem famílias.

Question 3

POLÍCIA E EXÉRCITO DO IRÃ PRENDEM 300 MULHERES POR ROUPAS ‘INAPROPRIADAS’

Presidente proibiu uso de calças curtas ou saias justas e curtas. Objetivo é obrigar as iranianas a seguir ao pé da letra as ordens do regime.

(Do G1, com agências – 23/04/2007. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL25763-5602,00-POLICIA+E+EXERCITO+DO+IRA+PRENDEM+MULHERES+POR+ROUPAS+INAPROPRIADAS.html . Acesso em 30/05/2010)

A polícia e o exército iranianos prenderam cerca de 300 mulheres por roupas inapropriadas e deram um ultimato a cerca de 3.500 outras nos últimos dois dias em Teerã, capital do país.

A ordem da polícia é deter as iranianas que se vestem ao "estilo ocidental" ou que não usam o véu islâmico obrigatório no país. Enfim, está proibido o uso de calças curtas ou saias justas e curtas, assim como os lenços pequenos que deixam de fora parte do cabelo da mulher.

A medida tem como objetivo obrigar as iranianas a seguir ao pé da letra as ordens do regime xiita do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O denominado "plano para a luta contra o mau véu" foi aplicado no passado, mas só durante os meses de verão, nos quais o insuportável calor obrigava as mulheres a tirar de forma parcial o véu ou o "xador", vestimenta que cobre todo o corpo da mulher, da cabeça até os pés.

A partir deste ano, "será uma luta permanente", segundo a "Irna", agência oficial de notícias iraniana.

As mulheres presas só são soltas depois que um homem da família (pai ou irmão) vá até a delegacia e obrigue a mulher a usar as vestimentas tidas como certas pelo regime.

Sobre o fundamentalismo religioso é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Na era da globalização, que busca a compreensão mútua e o diálogo, o fundamentalismo religioso pode representar uma força destrutiva

b. O fundamentalismo islâmico está desaparecendo e os simbolismos e as vestimentas islâmicas já não são tomados como sinais de identidade

c. Não há ligações entre os fundamentos religiosos e as questões políticas

d. O fundamentalismo está mais relacionado ao conteúdo das crenças do que ao modo como as crenças são defendidas e justificadas

Resposta correta: Na era da globalização, que busca a compreensão mútua e o diálogo, o fundamentalismo religioso pode representar uma força destrutiva

Question 4

Analise a charge de Millôr Fernandes:

Disponível em http://www2.uol.com.br/millor/aberto/charges/001/017.htm. Acesso em: 25/10/2010.

A partir do que se observa na charge é possível afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A globalização está restrita a sistemas globais abrangentes e não traz impactos a contextos locais e vidas íntimas

b. Como fenômeno econômico, a globalização é mais presente no hemisfério norte

c. A globalização divide o mundo em blocos independentes

d. A globalização está progredindo rapidamente, mas de maneira desigual

Resposta correta: A globalização está progredindo rapidamente, mas de maneira desigual.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, considerando que a globalização tem sido marcada por uma crescente disparidade entre os países mais ricos e os países mais pobres. Os países que mais necessitam dos benefícios econômicos da globalização acabam por correr o risco de serem marginalizados.

Question 5

Em decorrência da globalização, o Estado-Nação:

Escolher uma resposta.

a. Tem perdido gradativamente algumas de suas prerrogativas econômicas, políticas, sociais e culturais, por isso seu papel vem se redefinindo

b. No contexto do neoliberalismo, lida com as questões sociais de maneira mais igualitária e equilibrada

c. Tem um excedente de recursos em seu poder, já que os problemas sociais estão decaindo com os avanços da globalização

d. Com as estruturas transnacionais, os Estados tendem a expandir suas influências mundialmente e por isso se fortalecem

Resposta correta: Tem perdido gradativamente algumas de suas prerrogativas econômicas, políticas, sociais e culturais, por isso seu papel vem se redefinindo.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois com a globalização o Estado acaba por abrir mão de várias prerrogativas, ou seja, ele continua exercendo seu papel, por exemplo, social, embora em novas bases e com outro conteúdo.

Question 6

1. Os grupos sociais se referem a pessoas que possuem objetivos comuns e que se encontram em interação social.

2. As instituições sociais se referem às regras e procedimentos padronizados a serem aplicados em diversos grupos sociais.

Escolher uma resposta.

a. As afirmações 1 e 2 são falsas

b. A afirmação 1 é falsa e a afirmação 2 é verdadeira.

c. As afirmações 1 e 2 são verdadeiras

d. A afirmação 1 é verdadeira e a afirmação 2 é falsa

Resposta correta: As afirmações 1 e 2 são verdadeiras.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, tendo em vista, por exemplo, que a família como instituição define regras e procedimentos que dizem respeito às relações entre pais e filhos, sendo que os membros de uma família, por estarem em interação contínua e terem objetivos comuns, formam um grupo social.