Trabalho Completo Aula-tema 06: Preparando-se Para O Mercado Sustentável – Modelo De Sustentabilidade Empresarial E As Competências Dos Profissionais Da Sustentabilidade.

Aula-tema 06: Preparando-se Para O Mercado Sustentável – Modelo De Sustentabilidade Empresarial E As Competências Dos Profissionais Da Sustentabilidade.

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências Sociais

Enviado por: dayc 14 outubro 2013

Palavras: 659 | Páginas: 3

Aula-tema 06: Preparando-se para o mercado sustentável – modelo de sustentabilidade empresarial e as competências dos profissionais da sustentabilidade.

O Instituto do PVC (http://www.institutodopvc.org/publico/?a=conteudo&canal_id=45&subcanal_id=46) destaca que o PVC é um plástico resistente, impermeável e reciclável, não propaga fogo e é isolante térmico e acústico. É utilizado na área médica, na construção civil, em embalagens, brinquedos, calçados, revestimentos, indústria automobilística, fios e cabos. Sua principal matéria-prima é o sal marinho, conhecido por ser um recurso natural renovável. Pode ser reciclado diversas vezes sem perder as características originais. As embalagens feitas de PVC evitam a contaminação de produtos alimentícios e medicamentos. São utilizados em saneamento básico. Apresentam custos competitivos, baixa manutenção, durabilidade e contribuem na proteção do meio ambiente.

A cadeia produtiva do PVC é altamente diferenciada, afirma a Quimiplast, empresa de produtos químicos, passando pela análise do ciclo de vida do produto, desde a origem da matéria-prima aos insumos à reciclagem, com a finalidade de atender os requisitos básicos do desenvolvimento sustentável.

Esse é um exemplo de cadeia produtiva conhecida como:

Escolher uma resposta.

a. Empresarial.

b. Sustentável. 

c. The Natural Step.

d. De valor

e. Do plástico.

Podem ser consideradas competências dos líderes da sustentabilidade:

I. Apresentar persuasão e convencimento para influenciar o comportamento dos liderados.

II. Propor sugestões e ser ouvido e questionado.

III. Utilizar-se do poder autoritário para conseguir seus objetivos.

IV. Criar networking para alcançar os objetivos estabelecidos.

V. Demonstrar fatos que argumentam suas opiniões e ideias.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

Escolher uma resposta.

a. I, II e III, apenas.

b. II, III e IV, apenas.

c. I, II, IV e V, apenas. 

d. I, II e III, apenas.

e. I, III e V, apenas.

Leia o texto sobre a Infor e responda à questão 03.

A Infor, uma das três maiores companhias mundiais de software corporativo, anuncia o “Going Green”, iniciativa que visa ajudar as organizações a implementarem programas verdes de sustentabilidade por meio do uso de softwares corporativos. A Infor está mostrando a seus clientes como seus softwares podem ajudá-los a atingir suas metas de sustentabilidade, como redução do consumo de energia com o Enterprise Asset Management (EAM); diminuição da emissão de carbono com o Supply Chain Management (SCM); e por meio do Product Lifecycle Management (PLM) minimizar o desperdício e o impacto no meio ambiente da fabricação de produtos.

A solução inclui o consumo de energia dentro do desempenho total dos ativos da companhia, fornecendo entendimento sobre os custos de manutenção e operação dos mesmos. Além desse gerenciamento, o software também agrega ferramentas para gestão de outras commodities, como água, ar, gás, eletricidade e vapor. O monitoramento de gases refrigerantes que agridem a camada de ozônio também é possível.

O EAM automatiza o processo associado com o gerenciamento de ativos e o consumo de recursos. Ele rastreia o consumo individual dos ativos em tempo real, avalia os dados a partir de condições definidas pelo usuário e alerta os usuários sobre anomalias quando os ativos excedem os níveis aceitáveis de performance. A solução também eleva a tomada de decisão, incorporando dados de consumo e de emissão em relatórios.

Outros produtos da Infor que ajudam os clientes a ficarem ‘verdes’ incluem o Infor ERP e o Infor Performance Management (PM). Entre outros benefícios, o Infor ERP ajuda a integrar e otimizar o processo de fabricação, resultando na redução do consumo de energia e desperdício de materiais. A solução capacita as organizações a desenvolverem e modelarem estratégias verdes, alinhando-as aos recursos necessários, e monitorar indicadores-chave de performance.

(Fonte: <http://www.vianews.com.br/admin/aspxArquivos/DocPort192.doc>. Acesso em: 4/06/2010).

Qual é a alternativa que melhor expressa a conclusão do texto sobre o uso de softwares como os da Infor?

Escolher uma resposta.

a. Softwares podem ajudar as corporações no gerenciamento da sustentabilidade. 

b. As soluções sustentáveis estão orientadas com foco no consumo de energia.

c. Esse tipo de tecnologia inviabiliza a prática da sustentabilidade ambiental devido aos altos custos de implantação.

d. O EAM é um software que diminui a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.

e. Programas verdes de sustentabilidade empresarial só são viáveis através de softwares.

Segundo o Livro-texto, são parâmetros (modelos, medidas) da sustentabilidade empresarial:

I. recriação de tecnologias e necessidades;

II. inclusão social;

III. melhoria da qualidade de vida;

IV. perenização dos recursos naturais;

V. busca da ecoeficiência.

Escolha a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. I, II e V, apenas.

b. I, II, III, IV e V. 

c. II, IV e V, apenas.

d. I, III, IV e V, apenas.

e. III, IV e V, apenas.