Trabalho Completo EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Letras

Enviado por: priscilasilgodoy 24 setembro 2013

Palavras: 704 | Páginas: 3

A educação ambiental abrange propostas que propiciam condições para uma maior integração dos indivíduos com o meio ambiente e a adoção de uma visão global e crítica acerca das questões ambientais, centradas em:

IBMEC - Adaptado) Em uma demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários foram os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92 e a Rio+20, no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais:

A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países desenvolvidos, pois é uma consequência direta da produção industrial, praticamente inexistente nos países em desenvolvimento;

As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países desenvolvidos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética, e da eliminação do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo;

O aquecimento global, resultante do chamado “efeito estufa”, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, afinal ele deverá atingir todo o planeta.

Assinale a alternativa que indica a resposta Correta:

Escolher uma resposta.

a. II.

b. I.

c. I e III.

d. II e III.

e. III.

Question 8

Notas: 1

(UFAL - Adaptado) Os combustíveis fósseis representam as fontes de energia mais consumidas há mais de um século. Atualmente, as estatísticas revelam que cerca de 1/6 da população mundial é responsável por mais da metade do consumo energético global. Estes dados:

Escolher uma resposta.

a. têm pouco significado porque não é o consumo de energia que mostra o padrão de vida de um grupo.

b. indicam que há um forte desperdício de energia nos países desenvolvidos.

c. não são importantes porque o maior consumo é da população pobre.

d. demonstram o forte contraste socioeconômico existente no mundo atual.

e. mostram que onde a industrialização é mais antiga o consumo de energia é menor.

Question 9

Notas: 1

(UFPI - Adaptado). Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso Planeta, e é um dos maiores desafios relacionados às questões ambientais. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:

Escolher uma resposta.

a. apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem se desenvolvido industrialmente há muito tempo.

b. mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.

c. apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.

d. apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.

e. regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar em algumas regiões do mundo.

Question 10

Notas: 1

(ENADE 2007 – Adaptado). A transição para um tipo de desenvolvimento que seja ambiental e socialmente sustentável exige a aplicação de esforços contínuos de informação e capacitação de diversos atores sociais, para a formação de uma sociedade proativa em relação às diversas questões socioambientais, nas quais os problemas ambientais e sociais estão incluídos, já que estes são fundamentalmente problemas humanos, considerando-se tanto as suas origens como as suas consequências. Neste contexto, a elaboração e execução de projetos socioambientais cada vez mais vêm sendo realizados por Organizações Não Governamentais, mas a atuação destas instituições não esgota o atendimento às demandas e não é suficiente para resolver os problemas socioambientais

PORQUE

só o Estado reúne as condições de promover ações permanentes, abrangentes e sistemáticas, na provisão de serviços e sistemas socioambientais, através da elaboração de políticas públicas.

Sobre estas afirmações conclui-se que:

Escolher uma resposta.

a. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

b. As duas afirmações são falsas.

c. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

d. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

e. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

VoltarAvançar

Anhanguera

© Direitos reservados - Proibida a reprodução total ou parcial deste site ou de suas publicações

sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. - Termos de uso do site