Trabalho Completo EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEFICIENTE AUDITIVO E SURDO

EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEFICIENTE AUDITIVO E SURDO

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: ffformigoni 29 outubro 2012

Palavras: 285 | Páginas: 2

fafafafafafa

EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEFICIENTE AUDITIVO E SURDO

Trabalho domiciliar realizado para reposição da falta e aprovação na disciplina Deficiente Auditivo e Surdo, do curso de Pós-graduação em: Educação Especial na cidade de fafafafafafafa.

Jfafafafaf

14/10/2012

No texto: Educação de Surdos no Ensino Regular: Inclusão ou Segregação? A autora aponta três critérios necessários para que de fato aconteça a inclusão social da pessoa surda. Identifique quais são esses critérios e aponte na opinião do grupo, quais as contribuições que cada um deles oferece ou não, para a verdadeira inclusão?

Nesse texto, a autora destaca com ênfase os três critérios essenciais que devem nortear a organização das escolas para a inclusão social das pessoas surdas para que seja garantida uma participação social efetiva desse aluno.

Primeiro, ela destaca que a interação deve se dar através da língua de sinais, eis que é o ponto de partida para que se crie um ambiente linguístico com esse educando.

Segundo é a valorização dos conteúdos escolares, haja visto que devemos considerar que o surdo é capaz de aprender da mesma forma que o ouvinte, porem com sua língua, a de sinais.

Por fim, temos a cultura surda, eis que é essencial que conhecermos o surdo e seu modo de vida, assim como conhecemos do ouvinte, sendo importante para que podemos entende-lo, podendo assim valer suas opiniões, nesse aspecto, é importante salientar que a escola deve estar focada para as diversas diversidade humanas, através de um trabalho de inclusão desse surdo.

Assim, é possível concluir que esses três critérios defendidos pela autora na inclusão do surdo é de suma importância no processo de inclusão desse aluno, porem, deve ser realizado através de uma equipe pedagógica preparada e conscientizada na relevância desse tema, afim que possamos ter uma escola digna e justa.