Trabalho Completo Educação Corporativa

Educação Corporativa

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: lucilene 05 abril 2013

Palavras: 873 | Páginas: 4

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Projeto de Educação Corporativa

Disciplina: Educação Corporativa

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutor à distância: Joyce Huber

ECHAPORÃ/SP.

2012

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa escolhida é uma empresa de fertilizantes, que produz parte de seus produtos, contém Educação Corporativa, mas que poderá oferecer mais componentes que poderão auxiliar melhor seus colaboradores, parceiros e gestores, a fim de alcançar os projetos e objetivos da organização.

1.1 Nome e dados da Empresa

Nome: C.M. Fertilizantes.

Setor: Comercialização e Distribuição de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas.

Tamanho: Porte Médio

Número de colaboradores: 50

Localização: R: Antônio Zacarelli, 1450, Assis-SP.

Principais produtos ou serviços: Linha completa de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas e Assistência Técnica com Técnicos Agrícola e Agrônomo.

2. DIAGNÓSTICO

2.2 Diagnóstico da empresa escolhida

Foi diagnosticado na C.M. Fertilizantes uma pequena falha na questão de atualização dos gestores quanto aos novos cursos de capacitação, pois por conterem na empresa Programas Virtuais de Educação Corporativa, não era explorada em seu potencial, a ferramenta.

A C.M. fertilizantes também enfrenta algumas dificuldades com os colaboradores, no manuseio incorreto de máquinas e equipamentos, por falta de treinamento prático e alguns conflitos entre funcionários.

Por outro lado, após pesquisa feita com os colaboradores, foi relatado pelos mesmos, que enfrentam dificuldades diante das tecnologias das novas máquinas e equipamentos, pois com a empresa inovando suas técnicas perante o crescimento e as demandas em contínuo crescimento, vêm exigindo diante disto e os colaboradores se sentem inseguros, querem um treinamento avançado para desenvolver suas atividades com segurança e capacidade.

Diante destas deficiências, a empresa vem tendo altos custos em quebras e manutenção de máquinas e equipamentos que, segundo os funcionários, seriam evitados com a atenção devida dos gestores.

3. PROJETO

3.1 Quais workshops de capacitação, cursos e treinamentos entre outros projetos de Educação Corporativa, são os mais adequados para a empresa em estudo?

Os cursos mais adequados para a C.M. Fertilizantes, são os de Dinâmica em Grupo para melhorar o relacionamento coletivo dos colaborados, Curso Prático de Operador de Máquinas e Equipamentos em Geral e Espaço Virtual E-learning, e Vídeos Conferências com conteúdos atualizados de cuidados de manuseio dos Defensivos Agrícolas e Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Este projeto visa melhorar o desenvolvimento organizacional e individual dos funcionários, visando diminuição de custos e aumento da lucratividade da empresa.

3.1 Objetivos do Projeto

• Capacitar os Funcionários;

• Capacitar os Gestores na área de empreendimento;

• Tornar acessível a todo colaborador e gestores os cursos através da internet e

• Melhorar o clima organizacional.

3.2 Justificativa do Projeto.

Este projeto tem a finalidade de promover melhorias na Educação Corporativa a fim de melhorar a capacidade e o desenvolvimento de cada indivíduo, que compõe a organização dando aos colaboradores, gestores e parceiros a oportunidade e disponibilidade de atividades e recursos educacionais de fácil uso e acesso propiciando à eles, condições favoráveis de aprendizagem em qualquer hora e lugar, visando o desenvolvimento e crescimento da organização e de seus colaboradores.

3.3 Descrição das Soluções de Educação Corporativa Propostas

Por ser uma empresa que fabrica parte de seus produtos, discutimos e chegamos à conclusão que as melhores formas de Educação Corporativa para a C.M. Fertilizantes, é a Educação Corporativa presencial. Quando se tratar de capacitação de máquinas e equipamentos de tecnologias de última geração, a fim de evitar quebras e danos aos equipamentos, assim proporcionando segurança dos operadores, é o E-learning que dará mais comodidade aos colaboradores e gestores, pois se pode aprender em qualquer hora e lugar.

Na Educação Corporativa por E-learning os colaboradores poderão ter acesso à aulas teóricas de Relacionamento Coletivo nas empresas, Desenvolvimento de Equipe, assistir as Dinâmicas de Grupos, ter acessos às novidades tecnológicas e, tendo seus colaboradores atualizados aos lançamentos de novas técnicas no setor de fertilizantes, poderão se reunir na empresa e discutir e implantar as novas técnicas. Assim, estarão um passo à frente, no mercado em que atuam.

3.4 Avaliação de Resultados

Com a implantação da Educação Corporativa presencial, na questão de maquinários e equipamentos e do Espaço Virtual E-learning, que trata a parte teórica de novas tecnologias e da parte de relacionamento coletivo na empresa, pode se observar a redução dos custos nos treinamentos de Capacitação e também diminuição de danos e quebras dos equipamentos e a diminuição de acidentes trabalhistas dentro da empresa.

Os resultados serão medidos, após fazer o balanço de custos e lucros e avaliação de máquinas e equipamentos, se estão sendo operados de acordo com o treinamento que obtiveram e os custos de manutenção e a observação comportamental coletiva dentro da empresa.

Os gestores avaliaram e aprovaram a proposta implantada, pois houve uma redução considerável dos custos na empresa e um grande aumento na produtividade e desenvolvimento de seus funcionários, em consequência, o desenvolvimento e crescimento considerável da organização.

RERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Livros:

PLT, autores: EBOLI, Marisa; FISCHER, André Luiz; MORAIS, Fabio Cassio Costa; AMORIM, Wilson Aparecido Costa de et al. Educação Corporativa: Fundamentos, Evolução e Implantação de Projetos. São Paulo: atlas, 2010.

2.) Documento disponível em meio eletrônico:

• O e-learning e o desafio da educação corporativa, de Alexandre Bobeda. Disponível em:

http://webinsider.uol.com.br/2004/06/15/o-e-learning-e-o-desafio-da-educação-corporativa/. Acesso em: 14 out. 2012.

• Pesquisa Revela Situação da Educação Corporativa no Brasil, do IDIS. Disponível em:

http://www.idis.org.br/biblioteca/pesquisas/pesquisa_educação_corporativa_preliminar.pdf/view. Acesso em: 14 out. 2012.