Trabalho Completo Gestão De Pessoas

Gestão De Pessoas

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: kats90 19 setembro 2013

Palavras: 776 | Páginas: 4

1. Defina os três significados do termo RH.

2. Qual é o contexto da Gestão de Pessoas?

3. Comente a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.

4. Pessoas como recursos ou como parceiros. O que isto significa?

5. Dê duas definições da Gestão de Pessoas.

6. Quais os principais objetivos da Gestão de Pessoas?

7. Quais são os processos da Gestão de Pessoas?

8. Explique os processos de agregar pessoas.

9. Explique os processos de aplicar, remunerar, manter, desenvolver e monitorar pessoas.

10. Como você estruturaria um órgão de Gestão de Pessoas?

11. O que significa ARH como responsabilidade de linha e função de staff?

12. Qual o papel dos especialistas de RH e dos gerentes de linha?

13. O que significa centralização e descentralização em ARH? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

14. Por que existem conflitos entre linha e staff?

15. Quais as principais especialidades da ARH?

Respostas:

1. RH como função ou departamento. RH aqui é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene esegurança do trabalho, benefícios etc.

2. RH como um conjunto de práticas de recursos humanos. Aqui RH refere-se ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.

3. RH como profissão. Aqui RH refere-se aos profissionais que trabalham em tempo integral em papeis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho etc.

2. A Gestão de Pessoas é formada por pessoas e organização. As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações. As Organizações dependem diretamente e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Ou seja, ambas as partes dependem uma da outra.

3. Há um contrato formal escrito, onde se tem um acordo assinado com relação ao cargo a ser ocupado, referente ao conteúdo de trabalho, ao horário, salário; e também há um contrato psicológico, onde há uma expectativa que a organização e indivíduo esperam realizar e ganhar com o novo relacionamento.

4. Como recursos, é um meio utilizado, onde se emprega pessoas para que possam chegar aos clientes com qualidade e como parceiros, funcionários que estão comprometidos com a empresa.

5. Consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal;

Função administrativa voltada para promover treinamentos, avaliação e remuneração dos empregados, recrutando, entrevistas, seleção e treinamento.

6. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

Proporcionar competitividade a organização;

Proporcionar a organização, empregados bem treinados e bem motivados, fazer um funcionário de sucesso treinando-os;

Aumentar auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;

Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, vida satisfatória no trabalho;

Administrar mudanças, empresa ágil, flexível para não perder mercado;

Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável, uma empresa correta.

7. Processos de agregar pessoas;

Processos de aplicar pessoas;

Processos de recompensar pessoas;

Processos de desenvolver pessoas;

Processos de manter pessoas dentro da organização;

Processos de monitorar pessoas.

8. São os processos utilizados para incluir novos funcionários na empresa. Diz respeito, portanto, a provisão ou suprimento de pessoas na organização. Este subsistema define quem irá trabalhar na empresa e tudo tem início com o planejamento de recursos humanos, pesquisa de mercado de RH, Recrutamento de Pessoas, Seleção de Pessoas e Integração de Pessoas.

9. Processos de Aplicar Pessoas - São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, planejamento e alocação de Recursos Humanos (RH), plano de carreiras, orientação às pessoas e avaliação do desempenho; disseminação da cultura organizacional;

Processos de Desenvolver Pessoas – São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância (aplicação estratégica de mudanças visando à saúde e excelência organizacional);

Processos de Manter Pessoas – São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias as atividade e tarefas das pessoas. Incluem administração de salários, plano de benefícios sociais, higiene e segurança do trabalho, recompensas, administração da disciplina, qualidade de vida no trabalho e estudo de clima organizacional;

Processos de Monitorar Pessoas – São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem bancos de dados, sistemas de informações gerenciais, auditoria de recursos humanos e trabalhistas.