Trabalho Completo Importancia Do Desenho Tecnico

Importancia Do Desenho Tecnico

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Artes

Enviado por: Luiza 21 dezembro 2011

Palavras: 986 | Páginas: 4

...

terpretação de peças desenhadas dos projetos. Ou seja, ele é o mapa que guiará o projeto a sair do papel para a realidade.

Na engenharia é comum a elaboração de cálculos complexos, análise de riscos, estudos econômicos, etc. normalmente todas essas ações são complementadas com desenhos, os quais resumem, explicam e simplificam a complexidade lógica que foi feita pelo engenheiro.

Para a concepção de um projeto, o desenho técnico é a ferramenta mais importante para criar um produto, por ser o meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica, nele constam todos os dados e informações referentes ao projeto, como descrições de como cortar, furar, dobrar e qual o tipo de máquina ou ferramenta a ser utilizado no processo de confecção do produto, além de medidas, tolerâncias, material e escalas. Tudo especificado nas legendas que aparecem geralmente no canto inferior direito da folha do projeto.

Utilização

São utilizados principalmente, nas áreas da engenharia, iniciando com um esboço para ser analisado e descrito no computador e após, são elaborados os desenhos preliminares que correspondem ao estágio intermediário dos estudos que são chamados de anteprojeto.

Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetização, a execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exigem treinamento específico.

Nos trabalhos que envolvem os conhecimentos tecnológicos de engenharia, a viabilização de boas idéias depende de cálculos exaustivos, estudos econômicos, análise de riscos etc. que, na maioria dos casos, são resumidos em desenhos que representam o que deve ser executado ou construído ou apresentados em gráficos e diagramas que mostram os resultados dos estudos feitos.

Regras e Normas

Como qualquer linguagem o desenho técnico é constituído por regras e normas. Isto porque os desenhos têm de ser entendidos por todos os técnicos (engenheiro, designers, projetistas e operários). É também por essa razão que os tamanhos das folhas, das margens e dobragens são normatizados.

Legendas:

A legenda deve se situar no canto inferior direito e conter no máximo uma largura de 175mm. A legenda varia conforme o tipo e função de desenho. As legendas devem ter obrigatoriamente:

*Nome da empresa/repartição;

*Titulo do desenho;

*Número do desenho;

*Escala;

*Unidade usada;

*Data;

*Assinatura dos responsáveis pela execução, verificação e aprovação.

Margens:

As denominações que conhecemos A0, A1, A2, A3, A4... São a prova de que até o tamanho do papel, se encontra normatizado. A folha A0 é a “base” para a criação de todas as outras.

TABELA DE TAMANHO DAS FOLHAS

Formato Dimensão Margem esquerda Margens restantes

A0 841 mm x1189mm 25mm 10mm

A1 594 mm x 840mm 25mm 10mm

A2 420mm x 594mm 25mm 7mm

A3 297mm x 420mm 25mm 7mm

A4 210mm x 297mm 25mm 7mm

Na Indústria

O desenho técnico é uma de desenho utilizada como base para a atividade de projetos em disciplinas como a arquitetura, o design e a engenharia. O desenho técnico, é a ferramenta mais importante num projeto, por ser o meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica.

No primeiro caso procura-se o desenvolvimento do pensamento criativo e de capacidades de visualização espacial, de transmitir idéias, formas e conceitos através de gráficos muitas vezes executados à mão livre. Esta capacidade constitui uma qualificação de reconhecida importância no exercício da atividade profissional do engenheiro.

No segundo caso trata-se do uso das técnicas emergentes de representação geométrica associadas aos temas mais clássicos da descrição técnica de produtos e sistemas e suportadas num corpo estabilizado de normalização técnica internacionalmente aceite. A produção de desenhos de detalhe e de fabrico, incluindo as práticas clássicas de projeções, cortes, dimensionamento, toleranciamento e anotações diversas, é ainda uma atividade incontornável na produção de documentação técnica de produtos e do seu fabrico e constituem, em muitos casos, o suporte legal e comercial nas relações com fornecedores.

Importa reconhecer aqui as enormes potencialidades das tecnologias de modelação geométricas atualmente disponíveis em diversos programas comerciais. Protótipos virtuais são facilmente construídos e visualizados. As estruturas de dados associadas a estes modelos geométricos são facilmente convertidas para outras aplicações de engenharia e os projetos desenvolvidos podem ser verificados em termos de folgas, interferências e atravancamentos em situações de movimento relativo entre componentes e analisados do ponto de vista estrutural, escoamento de fluidos e transferência de calor.

Conclusão

Conclui-se que o desenho técnico é de extrema importância na parte industrial, ele disponibiliza uma fácil comunicação entre a engenharia e a linha de produção, proporcionando um trabalho padronizado para a empresa, já que ele disponibiliza de normas e regras para esse fim.